col. Biblioteca Museu República e Resistência

Vasco de Carvalho, nasceu em 1888 em Nave de Haver (Almeida). Viria a falecer em Lisboa, em 1961. Militar de carreira (tirou os cursos de oficial de Artilharia e dos Estados Maiores português e francês), foi nessa condição mobilizado para a frente de guerra, na Flandres, integrando o Estado Maior da Divisão Portuguesa, tomando parte na Batalha de La Lys, experiência da qual resultou o livro que apresentamos, editado em 1924. Após a guerra, foi um dos promotores do 28 de Maio, o que lhe garantiu importantes postos como o de chefe do Estado-Maior, adido militar em Madrid e Paris, ou comandante militar da Madeira.

O livro, que nas palavras do autor "não tem a pretenção de ser a história definitiva da nossa participação na batalha de La Lys", antes pretende "apenas fixar factos, documentos e testemunhos", surge complementado com um extenso prefácio do General Fernando Tamagnini, que atesta a relevância da obra de Vasco de Carvalho, "onde o leitor vae encontrar uma descripção minuciosa do ataque de 9 de Abril, a narrativa circunstanciada da acção das unidades das diferentes armas que constituiam a nossa divisão, e um estudo analytico da situação durante os dias que precederam o ataque. Pelo menos, que eu conheça, que há publicada descripção mais completa e verdadeira e que deve merecer todo o crédito, pois o seu auctor foi testemunha presencial do ataque, fazendo parte do Estado Maior da Divisão Portugueza."

João Carlos Oliveira | Lisboa, HML, abril 2018