Em 28 de julho de 1914, a ocupação da Sérvia pelas forças do Império Austro-Húngaro marcava o início de um conflito que rapidamente se propagou, num esquema de alianças que dividiu o mundo em dois, alterou o curso da história e constituiu, para muitos autores, a verdadeira entrada na contemporaneidade.

Portugal acabou por abandonar a neutralidade inicial, em parte pela necessidade de afirmação da jovem República (proclamada 4 anos antes) no contexto internacional, em parte pela necessidade de defesa dos seus interesses coloniais em África. África foi, de resto, o primeiro palco de guerra das tropas portuguesas, que desde setembro de 1914 se viam envolvidas em combates fronteiriços no Sul de Angola e no Norte de Moçambique, embora só em 9 de março de 1916 a Alemanha nos declarasse oficialmente guerra.

Só em princípios de 1917 se inicia o envio de tropas portuguesas para a Flandres, com o primeiro contingente do Corpo Expedicionário Português (C.E.P.) a embarcar, em janeiro, a bordo de três vapores ingleses. Este exército, composto por cerca de 30.000 homens, foi sujeito a uma instrução preparatória intensiva de nove meses, sob a direção do então ministro de Guerra, o general Norton de Matos. Ficaria conhecida como "Milagre de Tancos". Visivelmente mal preparado e equipado, o C.E.P. sofreu pesadas baixas, sendo tristemente célebre a data de 9 de Abril de 1918, que assinala a Batalha de La Lys.

No ano em que se assinala o 1.º Centenário da I Guerra Guerra Mundial, a Hemeroteca Municipal de Lisboa prepara este dossier digital, que será alimentado com novos conteúdos até 11 de Novembro de 2018, data que assinala a assinatura do Armistício.

Para além de publicações periódicas da coleção da Hemeroteca, integram este dossier materiais de outra natureza, que resultam da identificação de recursos na coleção da Rede de Bibliotecas de Lisboa (com natural destaque para a coleção da Biblioteca-Museu República e Resistência) ou de outras entidades. Pretendemos, desta forma, contribuir ativamente para os trabalhos de investigação que se esperam no âmbito deste centenário, bem como corresponder ao natural interesse do público em geral em conhecer mais sobre este conflito.

Destaque ainda para os recursos iconográficos alusivos à I Guerra Mundial que temos vindo a disponibilizar na plataforma web Flickr, e que pode visitar aqui.

FICHA TÉCNICA

I Guerra Mundial : 100 anos | Coordenação do projeto: João Carlos Oliveira | Investigação e Textos: Álvaro Costa de Matos (HML), Ana Homem de Melo (GEO), Helena Roldão (HML), João Carlos Oliveira (HML), Jorge Mangorrinha (HML), Pedro Teixeira Mesquita (HML) e Rita Correia (HML) | Seleção e disponibilização de conteúdos (Flickr) : Anabela Ferreira (HML) | Digitalização e tratamento de imagem: Serviço de Digitalização e Imagem da Hemeroteca Municipal de Lisboa | Conceito e webdesign: João Carlos Oliveira