col. Biblioteca Museu República e Resistência

General Gomes da Costa (Lisboa, 1863-1929), oficial de cavalaria, o mesmo que em 28 de Maio de 1926 viria a ser um dos principais líderes do movimento militar que derrubou a primeira República, e a assumir, em Junho desse ano, os cargos de Presidente do Ministério e Presidente da República, encontrava-se desde Fevereiro de 1917 no palco de guerra europeu, com funções de comando do Exército português.

É, por isso, na condição de comandante do Exército que, neste livro, editado no Porto em Fevereiro de 1920 pela Renascença Portuguesa, apresenta a sua versão da Batalha de La Lys, em 9 de Abril de 1918, em jeito de relatório que permanece, hoje, como incontornável, pormenorizada e documentada versão dos acontecimentos. Uma versão não isenta, já que tem objetivos claros de auto-justificação: “Seja-me relevado insistir na transcrição destes documentos, mas assim o julgo indispensável para que todos possam ficar com a certeza de que o desaire de 9 de Abril estava previsto pelo Comandante da Divisão havia muito, e que fiz todos os esforços para o evitar”.

Após breves capítulos iniciais em que descreve a organização do C.E.P. e os seus dispositivos, enuncia os episódios prévios à Batalha, se detém sobre o estado moral e material das tropas, e faz uma colorida descrição da “vida nas trincheiras”, é no relato da Batalha de 9 de Abril, feita minuto a minuto, e no apêndice documental com que termina o volume, que que se concentra o principal esforço do autor.

João Carlos Oliveira | Lisboa, HML, abril 2018