"Nelson de Matos. «Versículos Satânicos» soma e segue". JL: jornal de Letras, Artes e Ideias, 24 Outubro 1989, p. 3

OS VERSÍCULOS SATÂNICOS
Salman Rushdie

Entre o anúncio da publicação e o lançamento do livro decorreram cerca de 7 meses. A 19 de Outubro de 1989, apareceu nos escaparates das livrarias portuguesas. Durante algum tempo, o Estado, através do Ministério da Administração Interna, garantiu a segurança quer da editora, quer da tipografia, da distribuidora e das livrarias onde o livro foi posto à venda. Mas não há notícia de ter despoletado quaisquer manifestações de violência islâmica.

Ao Jornal de Letras, Nelson de Matos, editor da Dom Quixote, expressou uma enorme satisfação e confiança na aposta feita pela editora: 10 mil exemplares da 1.ª edição esgotaram-se em 24 horas, e já estava a ser preparada uma 2.ª edição, com a mesma tiragem. Quanto ao “medo” das reações dos muçulmanos, o editor estava tranquilo e explicou porquê: "A comunidade islâmica portuguesa tem características diferentes das outras. Primeiro porque tem nacionalidade portuguesa, depois porque vive cá há largos anos, perfeitamente integrada nos nossos hábitos. Dela fazem parte, inclusivamente, deputados que pertencem ao partido do governo."