Exposições Virtuais

Apresentamos aqui, em formato digital, algumas das exposições mais significativas realizadas no âmbito da actividade cultural e educativa da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Espreite e fique a saber mais sobre alguns acontecimentos e/ou personalidades ligadas à história da imprensa periódica portuguesa ou da cidade de Lisboa.

Bordalo | Almada | Alves Redol | Fernando Pessoa | Saber Alvalade
Outras

Política e Imprensa na Obra Humorística de Rafael Bordalo Pinheiro (1875-1905) – Exposição organizada pela Hemeroteca Municipal de Lisboa no âmbito das comemorações municipais do centenário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro, que esteve patente na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho entre 21 de Março e 29 de Julho de 2005.

Do Presente para o Passado. Do Passado para o Presente. A obra humorística e satírica de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), nas suas mais variadas manifestações artísticas, mas com predominância da sua obra gráfica, é aqui revisitada como palco para uma reflexão sobre as relações, nem sempre pacíficas, caricatas e caricaturadas, da Política com a Imprensa Periódica, entre 1875 e 1905 - numa altura em que a Monarquia Constitucional exerce uma maior vigilância sobre os jornais e a caricatura política como resposta a uma opinião pública cada vez mais hostil e ao declínio do próprio regime.

Visite aqui a exposição “A Rolha… Política e Imprensa na Obra Humorística de Rafael Bordalo Pinheiro (1875-1905)”.

Almada na Colecção da Hemeroteca – Obra Gráfica. Exposição de ilustração organizada pela Hemeroteca Municipal de Lisboa no âmbito do 111.º aniversário do nascimento de Almada Negreiros (1893-1970) e do projecto “El Alma de Almada el impar: obra gráfica (1926-1931)”. Esteve patente na Hemeroteca entre 15 de Abril e 15 de Maio de 2004.

Incursão pela obra gráfica de Almada Negreiros na imprensa, a partir da colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Pretende-se dar a conhecer ao público uma parte importante da obra de Almada, a parte desenhada, existente no acervo documental desta biblioteca. Por outras palavras, mostrar uma faceta menos conhecida, o Almada ilustrador de publicações periódicas, da caricatura às tiras humorísticas, e a relação do artista com o texto e a narrativa.

Visite aqui a exposição “Almada na Colecção da Hemeroteca – Obra Gráfica".

Alves Redol – Centenário do Nascimento (1911-2011). Exposição bio-bibliográfica organizada pelo Museu do Neo-Realismo, a partir de documentos do acervo do Museu e da família do escritor. Esteve patente na Hemeroteca em Dezembro de 2011.

Uma viagem pela vida e obra de Alves Redol, com especial destaque para o carácter multifacetado da sua produção literária: a colaboração na imprensa periódica, os principais romances, os livros infantis, os textos para Teatro e ao Cinema.

Visite aqui a exposição “Alves Redol - Centenário do Nascimento (1911-2011)".

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa