Outras Exposições Virtuais

Apresentamos aqui algumas exposições, em formato digital, produzidas por instituições culturais nacionais e estrangeiras.

Cartoon America

Cento e vinte ilustrações políticas, caricaturas, bandas desenhadas, cartoons, tiras cómicas e ilustrações seleccionadas das mais de 36 mil coleccionadas por James Arthur Wood, Jr. integram esta exposição virtual da Biblioteca do Congresso (Estados Unidos da América). Sítio em Inglês.

[Informação recolhida a 10 de Fevereiro de 2010.]

Hans Christian Andersen 1805-1875

Exposição comemorativa do bicentenário do nascimento de Hans Christian Andersen, organizada pela Biblioteca Nacional (BN) e acessível através da Biblioteca Nacional Digital. Esta exposição está dividida nos seguintes núcleos: Cronologia; O Contista; Os Contos; A Viagem a Portugal; Evocar HC Andersen. São ainda disponibilizados recursos em linha e informação sobre esta exposição que esteve patente entre 3 de Março e 14 de Maio de 2005, na BN. Sítio em Português.

Homère

Esta exposição, realizada pela Biblioteca Nacional de França, está dividida em três módulos Homère, sur les traces d’Ulysse, Homère et les Muses e Ulysse à Troie, oferece informação sobre o Poeta e suas obras Ilíada e Odisseia, bem como sobre a língua, o Panteão de Homero, bem como um Glossário, uma Cronologia e Bibliografia. Há conteúdos pensados para os mais novos (Fichas Pedagógicas). Sítio em Francês.

Maria Keil : Ilustradora

Esta exposição, organizada pela Biblioteca Nacional é disponibilizada na Biblioteca Nacional Digital, é dedicada a Maria Keil, uma das referências obrigatórias da criação plástica portuguesa. Esta exposição dá-nos a conhecer a pintora, desenhadora, ilustradora, decoradora de interiores, designer gráfica e de mobiliário, ceramista, cenógrafa e figurinista, autora de cartões para tapeçaria e, sobretudo, para composições azulejares. Na secção “Amigos” Matilde Rosa Araújo, Pedro Morais, Raul Hestnes Ferreira e Teresa Balte falam-nos de Maria Keil. É ainda disponibilizada informação sobre a exposição que esteve patente entre 9 de Setembro e 20 de Novembro de 2004. Sítio em Português.

“A Nova Lusitânia: A Cartografia Setecentista do Brasil nas Colecções da Biblioteca Nacional”

Resultado do projecto “A Cartografia do Brasil nas colecções da Biblioteca Nacional (1700-1822)”, a Biblioteca Nacional realizou há cinco anos esta exposição que pode ser agora (re)visitada em linha na Biblioteca Digital Nacional. Sítio em Português e Inglês.

Sebastião Salgado: territoires et vies

Descubra, ou redescubra, a arte deste fotógrafo de renome, nascido no Brasil, a 8 de Fevereiro de 1944. Descobrirá ainda dois ensaios - Grandes fatigues de la terre de Anne Biroleau e L’essai photographique selon Sebastião Salgado
segundo Dominique Versavel -, e em “Repères” pode conhecer a biografia, bibliografia e inúmeras exposições de Sebastião Salgado. Sítio em Francês.

Women Come to the Front: Journalists, Photographers, and Broadcasters During WWII
Therese Bonney, Toni Frissell, Marvin Breckinridge Patterson, Clare Boothe Luce, Janet Flanner, Esther Bubley, Dorothea Lange, May Craig são as repórteres e fotógrafas homenageadas neste sítio da Biblioteca do Congresso (Estados Unidos da América) pelo seu papel na cobertura da II.ª Guerra Mundial. Sítio em Inglês.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa