“Almada na Colecção da Hemeroteca – Obra Gráfica”

– Exposição de Ilustração –

APRESENTAÇÃO

Artista da novidade e da provocação, José Sobral de Almada Negreiros (1893-1970) foi uma das figuras marcantes da cultura portuguesa do século XX. A sua obra “representa uma síntese, única na sua geração, das tendências modernistas e futuristas de então”, quer pelo carácter multifacetado do seu trabalho quer pela sua capacidade de fusão e conjugação, nas letras e na pintura, das vertentes plástica, gráfica e poética. Esta exposição ocupa-se apenas da obra gráfica de Almada Negreiros existente no acervo documental da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Ocupa-se, portanto, de uma parte da vasta obra do artista, a parte desenhada para publicações periódicas, talvez menos conhecida, mas não menos importante. Pretende-se divulgar, junto do público, a colaboração plástica de Almada na imprensa periódica portuguesa, como ilustrador de jornais e revistas. Revisitam-se, assim, alguns dos primeiros desenhos do artista, passando depois pela colaboração no Diário de Lisboa, nas revistas modernistas, no semanário humorista Sempre Fixe, entre outros títulos, até aos últimos desenhos, alguns aparecidos postumamente. Os desenhos aqui apresentados, que vão das caricaturas às tiras humorísticas, mostram-nos, por outro lado, a relação muito estreita do artista com o texto e a narrativa. Relação que nos mostra um espírito crítico e um olhar sarcástico para com os poderes instituídos e os costumes mundanos e citadinos. Expresso num humor subtil e espontâneo, atento à realidade política, social e cultural da época…