Recortes de imprensa:

"História dum Rebelusito"
, por Vera Lagoa.
O
País, 6 de Agosto de 1976, pp. 1 e 10.

"Fernando Luso Soares ou «Flic story»", por Vera Lagoa.
O País
,
13 de Agosto de 1976, pp. 1 e 6.

"Brevíssima história de um oportunista com talento", por Vera Lagoa.
O País, 20 de Agosto de 1976, pp. 1 e 7.

"A triste violeta ou saudação ao homem das dedicatórias", por Vera Lagoa. O País,
27 de Agosto de 1976, pp. 1 e 6.

"Luí
s de Sttau Monteiro, o adorável mentiroso", por Vera Lagoa. O País, 24 de Setembro de 1976, pp. 1 e 12.

"João de Freitas Banco ou um «revolucionário» em «Dó»", por Vera Lagoa. O País,
1 de Outubro de 1976, pp. 1 e 10.

"Teixeira Ribeiro ou a instrumentalização de um lente de Póvoa de Lanhoso", por Vera Lagoa. O País,
8 de Outubro de 1976, pp. 1 e 10.

"Miguel Urbano Rodrigues ou sob o signo da traição", por Vera Lagoa.
O País, 5 de Novembro de 1976, pp. 1, 20 e 24.

"Os sofrimentos do camarada Artur", por Vera Lagoa.
O País
,
17 de Dezembro de 1976, pp. 1, 20 e 24.

"Luís de Sttau Monteiro responde aos «Revolucionários» que eu conheci"
, seguido de Nota de Vera Lagoa
O País
,
8 de Outubro de 1976, pp. 10, 20 e 22.

REVOLUCIONÁRIOS QUE EU CONHECI
Vera Lagoa

Entre Agosto e Dezembro de 1976, foram publicadas nove crónicas, com a seguinte nota explicativa da autora: "Era minha intenção escrever um livro sobre os «Revolucionários» que tive a oportunidade de conhecer, durante a chamada «longa noite fascista». Noite fascista que não me beneficiou mas beneficiou - e muito - os «revolucionários» a que me refiro. Fá-lo-ei. Sim. Com estas crónicas agora começadas a publicar, pois, como o livro poderia demorar um certo tempo a aparecer, achei que poderia perder a oportunidade. A oportunidade de revelar quem era e o que é determinado punhado de homens que bajularam, se adaptaram, serviram o antigo regime e hoje são os mais ferozes adeptos do «processo revolucionário em curso». Não me move o simples desejo de coscuvilhar a vida de cada um destes homens (que às vezes até podem ser mulheres), mas sim a vontade firme de ajudar a revolução mostrando esses «revolucionários» de pacotilha na sua verdadeira dimensão. Começarei ao acaso."

Os brindados pela verve de Vera Lagoa foram (por esta ordem) o advogado e dramaturgo Luiz-Francisco Rebello, o advogado e escritor Fernando Luso Soares, o poeta e declamador Ary dos Santos, o escritor e jornalista Urbano Tavares Rodrigues, o escritor e dramaturgo Luís de Sttau Monteiro, o musicólogo João de Freitas Branco, o professor catedrático Teixeira Ribeiro, e os jornalistas e escritores Miguel Urbano Rodrigues e Artur Portela. Ao livro, como já referimos, foram acrescentadas mais 3 crónicas, sobre os também jornalistas e escritores Mário Castrim e Baptista Bastos, e o encenador e cineasta Artur Ramos.

Apenas um dos visados - Luís de Sttau Monteiro - quis exercer o direito de resposta nas páginas do jornal. Tanto quanto foi possível escrutinar, o exercício ofensivo de Vera Lagoa não teve repercussões na imprensa. Mas não ficou sem resposta!

5/7

© 2018 | Hemeroteca Municipal de Lisboa