"Sintomas. «Fátima desmascarada»". Correio de Coimbra, 28 Out. 1971, p. 7.

"«Fátima desmascarada»: Resposta de João Ilharco e comentários às suas alegações", por Urbano Duarte. Correio de Coimbra, 11 Nov. 1971, pp. 1, 7-8.

"Alegações de João Ilharco, autor de «Fátima desmascarada», em resposta a um «Sintoma» que o criticou", por Urbano Duarte. Correio de Coimbra, 18 Nov. 1971, pp. 7-8.

"Sintomas. Novas alegações". Correio de Coimbra, 25 Nov. 1971, p. 1.

"«Fátima desmascarada»: Resposta de João Ilharco". Comentários às alegações", por Urbano Duarte. Correio de Coimbra, 2 Dez. 1971, pp. 1-3, 8-9.

"«Fátima desmascarada»: Réu confesso. Terceiras alegações de João Ilharco. Comentários a estas novas Alegações", por Urbano Duarte. Correio de Coimbra, 16 Dez. 1971, pp. 1, 3, 10-11.

"Sintomas. Separata", Correio de Coimbra, 6 Jan. 1972, p. 1.

FÁTIMA DESMASCARADA: A VERDADE HISTÓRICA ACERCA DE FÁTIMA DOCUMENTADA COM PROVAS
João Ilharco

Foi o Correio de Coimbra, semanário da diocese, que assumiu a responsabilidade de sustentar uma longa campanha para desacreditar o autor de Fátima Desmascarada. Durante meses, o diretor do semanário, o cónego Urbano Duarte, e João Ilharco, ao abrigo do direito de resposta, trocaram acusações, alegações, e apresentaram provas e testemunhos, como num tribunal. Deste exercício continuado ficou por legado o registo de uma história insólita sobre a edição de um livro que pôs em causa o Milagre de Fátima.

No final do ano, e para satisfazer os seus leitores não assinantes, o Correio de Coimbra decidiu reunir e publicar em separata toda a contenda, a que deu o título Desmascarado o autor de «Fátima Desmascarada». Discussão entre o Director do Correio de Coimbra, Urbano Duarte, e João Ilharco. A iniciativa foi anunciada na primeira edição de 1972.