"Livro ou panfleto", por Joaquim Maria Alonso.
Novidades, 28 Out. 1971, pp. 1-2

"Fátima desagravada", por Neves de Castro.
A Ordem: semanário católico
, 13 Nov. 1971, p. 8

"Fátima e os seus demolidores", por Mendes de Vasconcelos.
A Ordem: semanário católico, 27 Nov. 1971, p. 8

"Notas e Comentários: Consciências vendáveis".
A Ordem: semanário católico
, 11 Dez. 1971, p. 4

"A máscara da impiedade contra Fátima", por Abel Guerra. Stella: revista católica de cultura feminina, n.º 413, Mai. 1972, p. 6

FÁTIMA DESMASCARADA: A VERDADE HISTÓRICA ACERCA DE FÁTIMA DOCUMENTADA COM PROVAS
João Ilharco

A fazer fé nos catálogos das bibliotecas e nas notícias, em 1971 foram extraídas mais cinco edições de Fátima Desmascarada. Seis edições em seis meses é um indicador inquestionável do “interesse” que suscitou. No entanto, essa procura não foi fomentada por qualquer campanha publicitária, pelo contrário.

Na imprensa, pelo menos, a publicação de Fátima Desmascarada foi inicialmente ignorada. Só em finais de Outubro de 1971 o livro se tornou notícia, sobretudo na imprensa católica, próxima do regime, primeiro no diário Novidades, depois no semanário A Ordem, e mais tarde na revista Stella. Nessa altura, o livro já somava três ou mais reedições. Mais do que uma reação ao livro, este despertar tardio e concertado parece configurar uma mudança da estratégia de comunicação da Igreja, especialmente dos setores católicos mais arreigados ao culto fatimista.