"Vitorino Nemésio: conflito com a redacção de «O Dia»" ; "Imprensa: Livro sobre Delgado na base de uma crise no matutino «O Dia»". Diário de Popular, 25 de Outubro de 1976, pp. 1, 15.

"Bom dia Vitorino Nemésio". Diário de Lisboa, 26 de Outubro de 1976, p. 2.

"Vitorino Nemésio demitiu-se. «O Dia» vive de balões de oxigénio". Diário de Lisboa, 26 de Outubro de 1976, p. 5.

"Perturbação em doi matutinos: Vitorino Nemésio demitiu-se da direcção de «O Dia». Incidente (sanado) com a direcção de «O Século». Diário Popular, 26 de Outubro de 1976, pp. 1 e 21.

"Livro polémico causa perturbações na Imprensa. O Prof. Vitorino Nemésio demitiu-se de Director de »O Dia». Assume interinamente a diecção do nosso jornal o subdirector Carlos Pina". O Dia, 26 de Outubro de 1976, pp. 1 e 24.

"Registo degradante" ; "«O Século». Director demitido". O Diário, 26 de Outubro de 1976, p. 1.

"A semana: O livro «Acuso»...". A Rua, 28 de Outubro de 1976, p. 5.

ACUSO! SOARES, CUNHAL, EMÍDIO GUERREIRO, LOPES CARDOSO NA MORTE DE HUMBERTO DELGADO
Henrique Cerqueira

As primeiras e talvez únicas vítimas do escândalo registaram-se entre os “mensageiros”, ou seja, entre os jornais que anteciparam a notícia do lançamento do livro: Manuel Magro, diretor-adjunto d’O Século, foi convidado a demitir-se pela Administração, mas o caso acabou por sanar-se por pressão da Redação que se solidarizou com ele; o mesmo apoio não encontrou Vitorino Nemésio, diretor de O Dia, que se demitiu depois de uma polémica com o subdiretor, Carlos Pina, que à sua revelia mandara publicar a notícia.