GAZETA DE LISBOA
Num. 1, Terça feira 4 de Agosto de 1778

Publicou-se com este título entre 4 de agosto de 1778 e 30 de dezembro de 1820

Depois de uma longa interrupção de 16 anos, no reinado de D. Maria I, a folha reapareceu com o título original. O privilégio fora novamente concedido aos oficiais da referida Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. No essencial, a Gazeta continuou focada nas mesmas matérias e manteve as suas características materiais.

A publicação de suplementos, em dia diferenciado foi retomada e até intensificada, a partir de janeiro de 1779, com a publicação de um 2.º suplemento. A Gazeta propunha-se realizar três edições por semana: à 3ª feira, a principal; à 6.ª feira, o 1.º suplemento; ao sábado, o 2.º suplemento. A necessidade da nova edição resultava, por um lado, do aumento da matéria noticiosa resultante da «fermentação politica que agita os diferentes Estados, na conjuntura em que vivemos» e, por outro lado, da vontade de corresponder a diferentes públicos: «esperamos evitar deste modo o fastio que causa a algumas pessoas a leitura destes longos Artigos, em que não achão interesse; e ao mesmo tempo satisfazer a curiosidade de outras, que conhecendo a importância destas matérias, se queixavam de lhes ser retardada a noticia dellas.» (Cf. 1.º suplemento ao n.º 1, 8 de janeiro de 1779, pág. 8)

Neste período, foram redatores da Gazeta: Félix Antonio Castrioto (?-1798), a quem terá sucedido José Agostinho de Macedo (1761-1831); e também há estudos que invocam a colaboração de Félix Avelar Brotero (1744-1828). Começou por ser impressa na «Regia Officina Typographica, mas a partir de janeiro de 1805 passou para a Officina de Antonio Rodrigues Galhardo.

Durante o domínio dos franceses (1808) e, mais tarde, no contexto da revolução liberal e das lutas políticas subsequentes, registaram-se mudanças que importa assinalar. Desde logo no ritmo de edição: a partir de julho de 1809 a Gazeta de Lisboa tornou-se diária.

FICHA TÉCNICA

Da Gazeta de Lisboa ao Diário da República Eletrónico : 300 anos de imprensa oficial portuguesa | Coordenação do projeto: João Carlos Oliveira | Investigação e Textos: Rita Correia (HML) | Digitalização e tratamento de imagem: Serviço de Digitalização e Imagem da Hemeroteca Municipal de Lisboa | Conceito e webdesign: João Carlos Oliveira