GAZETA DE  LISBOA
Num. 36, Quinta feyra, 7 de Setembro de 1741

 

SUPPLEMENTO À GAZETA DE  LISBOA NUMERO 37
Num. 1, Quinta feyra, 13 de Setembro de 1742

 


Publicou-se com este título entre 7 de setembro de 1741 e 1 de fevereiro de 1760

Em setembro de 1741, retomou-se o título original, Gazeta de Lisboa, e no ano seguinte, para corresponder ao interesse dos leitores pelos «sucessos do mundo», deu-se início à publicação mais ou menos regular de suplementos, com uma média de 8 páginas. Na prática a Gazeta passou a ser bi-semanal: a edição principal saía à 3.ª feira e o suplemento à 5.ª feira. A natureza das notícias não registou alterações que justifiquem referência, ou seja, a matéria legislativa continuou a rarear. Os artigos são agora mais desenvolvidos e começam a publicar-se textos de cariz literário. Neste período a impressão da Gazeta foi assegurada pela Officina de Luiz José Correa Lemos.

Aparentemente, o falecimento do redator, Monterroyo Mascarenhas, no fim de janeiro de 1760, causou alguma perturbação, pois a publicação esteve suspensa alguns meses (fevereiro a junho de 1760).

 
     
 

 

 
     
     
 

FICHA TÉCNICA

Da Gazeta de Lisboa ao Diário da República Eletrónico : 300 anos de imprensa oficial portuguesa | Coordenação do projeto: João Carlos Oliveira | Investigação e Textos: Rita Correia (HML) | Digitalização e tratamento de imagem: Serviço de Digitalização e Imagem da Hemeroteca Municipal de Lisboa | Conceito e webdesign: João Carlos Oliveira