Veja a canção vencedora

Num voo entre Lisboa e Montreal, José Calvário registou os traços essenciais da melodia de “E Depois do Adeus”, já a pensar em Paulo de Carvalho. Dias depois, junta-se a letra de José Niza e uma orquestração primorosa do próprio Calvário. Estava feita a obra que venceria a edição deste ano do Festival RTP da Canção. Claramente, mas houve quem preferisse os Green Windows, em “No Dia em Que o Rei Fez Anos”, o que provocaria protestos veementes dentro e fora da sala do Teatro Maria Matos. A imprensa aproveitou a confusão para relatar esta disputa, a tal ponto que se pediu a substituição do júri de seleção (Diário Popular). Uma curiosidade: Amália Rodrigues fora convidada para cantar “A Rosa Que Te Dei”, de José Cid, mas rejeitou. Todos, porém, iam impecavelmente vestidos – “Parada de elegância em noite de cantigas” (Gente) –. Sendo que o vencedor era o mais discreto, com “um vulgar fato azul escuro, camisa azul clara, gravata no tom do fato com pintas brancas: chamemos-lhe uma gravata à ‘Bécaud’” (Gente). Para Brighton, viajaram muitos jornalistas, pois a expetativa era grande e uma viagem à estância inglesa era sempre um passeio agradável. Noticiaram a presença discreta de Paulo de Carvalho, nos ensaios, nas festas, nas compras. A canção portuguesa crescia de entusiasmo junto de outras delegações e dos próprios músicos da orquestra mas, uma mudança súbita nas regras de votação, acabaria por condená-la na classificação final, remetendo-a para o último lugar – “uma vez mais se verificou que há países donos a senhores” (Rádio & Televisão) ou “E depois de ‘Waterloo’ o adeus a um festival decadente” (Diário Popular). Poucos dias depois, foi o adeus ao antigo regime político português, para o que contribuiu “E Depois do Adeus” como primeira senha radiofónica para o avanço do pronunciamento militar, que daria origem à Revolução do 25 de Abril.

Gente, n.º17, 5 de Março de 1974, pág. 26-27
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa