Ficha bibliográfica


HERCULANO, Alexandre, 1810-1877

Lendas e narrativas / A. Herculano
2.ª ed. - Lisboa : Casa da Viúva Bertrand, 1858. - 2 v. ; 16 cm

BN L. 64002 P.
BN L. 64003 P.

Nota

As Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano foram publicadas em volume em 1851 e conheceram até à morte do Autor, em 1877, mais três edições (1858, 1865 e 1877), o que é desde logo revelador do enorme sucesso que a obra conheceu. A colectânea é constituída, na sua maioria, por textos publicados entre 1839 e 1844 na revista O Panorama, embora o Autor, nesse mesmo período, tenha publicado no mesmo local várias outras narrativas que, no entanto, optou por não incluir na publicação em volume. O conjunto de lendas e narrativas que Herculano seleccionou para editar não sofreu alterações nas três reedições da obra a que ele ainda assistiu, mas veio a ser alterado em algumas publicações posteriores da colectânea. De entre estas edições, que modificaram o conjunto de textos da edição princeps, merece destaque pela sua importância no estudo da obra herculaniana a edição feita em 1970 por Vitorino Nemésio, na qual este investigador acrescenta à selecção de Herculano alguns textos publicados na revista O Panorama e que não tinham feito parte da escolha original do Autor, e suprime outros, publicando-os separadamente. Dado o peso e a importância do romance histórico no conjunto da obra de Herculano, é difícil não ceder à tentação de entender parte significativa destes textos como uma preparação para os grandes romances históricos do Autor, dos quais Eurico, o Presbítero é talvez emblema, uma relação genética que na verdade é sustentada pelo próprio Herculano na "Advertência" à obra, quando faz referência às "primeiras tentativas do romance histórico". De salientar ainda a decisiva contribuição que os estudos históricos de Herculano tiveram para a elaboração da sua obra narrativa: são as reflexões permitidas pelo trabalho científico de análise directa das fontes historiográficas que ele vai utilizar como critérios de base que tornam possível o trabalho criativo patenteado na sua obra literária. Ao apresentarem quadros da História de Portugal que retratam pormenorizadamente contextos sociais passados, alguns textos de Lendas e Narrativas são justamente reveladores do profundo conhecimento histórico de Herculano, constituindo-se claramente como exemplos do aproveitamento aludido.

Bibliografia:

AA. VV. Alexandre Herculano à Luz do Nosso Tempo - Ciclo de Conferências, Academia Portuguesa de História, Lisboa, 1977.

AA. VV. Alexandre Herculano: Ciclo de Conferências Comemorativas do I Centenário da sua Morte, 1877-1977, Biblioteca Pública Municipal, Porto, 1979.

Helena Carvalhão BUESCU, "Apresentação Crítica", in Alexandre HERCULANO, Lendas e Narrativas, Editorial Comunicação, 1987, pp. 11-41 (cf. "Bibliografia").

Ofélia Paiva MONTEIRO, "Lendas e Narrativas", in Biblos - Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, III volume, Lisboa, Verbo, 1999, pp. 26-27.

Bernardette Capelo PEREIRA, "Alexandre Herculano", in Helena C. BUESCU (org.), Dicionário do Romantismo Português, Lisboa, Caminho, 1997, pp. 221-230 (cf. a extensa bibliografia apresentada pela autora).


Abrir

TOMO I: Texto em PDF (2,3 MB)

TOMO I: Texto em ASCII (335 KB)


Abrir

TOMO II: Texto em ASCII (346 KB)