col. Hemeroteca Municipal de Lisboa

GAZETA DOS CAMINHOS DE FERRO (Lisboa, 1888-1971). Publicou-se por mais de oitenta anos. Foi uma revista predominantemente técnica, redigida por apaixonados do transporte ferroviário, do excursionismo e do turismo.

Após o início da Grande Guerra, surge uma pequena notícia sobre este conflito, intitulado “Os que aproveitam com a guerra”, com alusão ao benefício dos Estados Unidos da América, com o epicentro na Europa e a destruição de uma parte dos países
: “Serão elles a aproveitar os mercados do velho mundo para a collocação não só da sua enorme producção actual como da que desabrochará em todas as manifestações da sua actividade industrial, para substituir a que faltará na Europa, por falta de braços, pela destruição de fabricas, pela anulação de fontes productivas de matérias primas” (1 de dezembro de 1914). Um outro tema abordado referiu-se ao controlo militar dos transportes comerciais. O Tribunal dos Conflitos acabara de considerar que os conflitos resultantes das decisões da autoridade militar, pelas circunstâncias excepcionais criadas pelo estado de guerra e pelos interesses e necessidades da defesa nacional, e por serem públicas, deviam ser avaliadas pela autoridade administrativa e não judicial (16 de setembro de 1916). No início do ano seguinte, apelava-se para a conclusão do túnel sob a Mancha, que seria um benefício para a Inglaterra e os seus aliados na Grande Guerra (16 de janeiro de 1917). Mas, nem nessa guerra, nem na seguinte. O túnel apenas seria inaugurado em 1994, após
mais de 200 anos de tentativas para viabilizar essa ideia. Para saber mais sobre esta publicação, ler, na íntegra, a respetiva ficha histórica.

Jorge Mangorrinha | Lisboa, HML, julho de 2014