DIARIO DO GOVERNO
Num. 1, SEGUNDA FEIRA 1.º DE JANEIRO DE 1821

Publicou-se com este título entre 16 de setembro de 1820 e 10 de fevereiro de 1821

Começou a ser publicado a 16 de outubro de 1820, por iniciativa da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, resultante da junção dos órgãos governativos que se constituíram no Porto e em Lisboa, após a revolução de Agosto. A própria Gazeta deu a notícia no dia do lançamento (N.º 249, de 16 de outubro de 1820, página 4), esclarecendo «que (além das noticias estrangeiras, e objectos oficiais emanados das competentes Secretarias) deve conter outros, onde pela natureza da sua doutrina se instrua o Público sobre agricultura, comercio, navegação, artes, e manufacturas; advertindo que serão inseridos, quando não houver incompatibilidade com os das mencionadas Secretarias. O seu formato será de fólio, e o preço 60 réis. Vende-se na loja da Gazeta, na rua do ouro N.º 141, e na rua direita da Junqueira N.º 9, em cujas lojas lojas não se acceitarão assignaturas até ao fim do presente anno, por cujo motivo se avisará em tempo competente.»

Durante alguns meses, as duas publicações coexistiram e não raras vezes a Gazeta reproduziu extratos de notícias do Diário do Governo. Na edição N.º 313, de 30 dezembro de 1820, a Gazeta anunciou a mudança do título para Diário do Governo e a reformulação da linha editorial, assumindo como seu «principal objecto o que pertencer ao nosso paiz». Nesse sentido, além de fazer eco de «tudo o que em notícias politicas, e mesmo literárias e scientificas, (…) se possa publicar como próprio para illustrar publico», afirmavam-se disponíveis para publicar «quaisquer noticias de ponderação e utilidade» que lhe fosse envidadas de qualquer parte do Reino «por pessoas fidedignas e de conhecimentos», bem como a informação de interesse público enviada pelos tribunais e repartições publicas. Portanto, as duas publicações fundiram-se, adoptando um formato maior que o fólio e reiniciando a contagem dos números. Após a fusão, somou apenas 36 números, que tiveram como principal redator Joaquim José Pedro Lopes, e foram impressos na «Imprensa Nacional». Depois, o título foi outra vez alterado.

FICHA TÉCNICA

Da Gazeta de Lisboa ao Diário da República Eletrónico : 300 anos de imprensa oficial portuguesa | Coordenação do projeto: João Carlos Oliveira | Investigação e Textos: Rita Correia (HML) | Digitalização e tratamento de imagem: Serviço de Digitalização e Imagem da Hemeroteca Municipal de Lisboa | Conceito e webdesign: João Carlos Oliveira