Veja a canção vencedora

Uma banda formada há oito meses concorreu ao Festival RTP da Canção para cumprir o sonho de gravar um disco – “Concorremos ao Festival da Canção e fomos lá fazer a festa. Não tínhamos nada a perder, nem sequer um passado a defender. Tudo o que viesse eram ganhos. Agora vamos fazer o mesmo à Eurovisão” (Correio da Manhã), explicava Daniela Varela, vocalista dos Flor-de-Lis. Em Moscovo, com “Todas as Ruas do Amor”, Portugal passou a semifinal e ganhava esperanças – “Com um rodado vestido preto, Daniela Varela acabou por se comprometer com uma nova atuação. (…) Ao contrário dos restantes temas, a maioria deles em inglês ou, em alternativa, com um refrão nessa língua, a canção portuguesa manteve-se orgulhosamente portuguesa até ao fim” (Público). A finalíssima era esperada com expetativa em Portugal: “Pode ser que seja desta: Portugal nunca venceu o Festival da Eurovisão” (Público). Com um look-folk, o grupo ganhava adeptos nas restantes comitivas, que apontavam a canção portuguesa como uma das favoritas. No final, uma vez mais, um lugar a meio da tabela, mas sem que deslustrasse a participação portuguesa. A comitiva saiu satisfeita, “mas é claro que se anseia sempre mais. Passar à final era o nosso objectivo. Fomos além disso. Foi uma boa representação, diferente do que normalmente se faz para a Eurovisão. Fomos muito bem recebidos e o saldo é positivo” (Correio da Manhã), sublinhou José Poiares, chefe de delegação, que também destacaria o novo sistema de votação, “muito mais justo” (Mariana), porque se sentiu menos a tendência de votar por proximidade geográfica.

Público 2, n.º6981, 14 de Maio de 2009, pág. 15
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa