Veja a canção vencedora

Ao contrário das últimas cinco edições, a RTP pediu neste ano a cinco produtores musicais que apresentassem duas canções cada e dois intérpretes: “Demos o enquadramento para os cantores, porque queríamos gente nova, ou com carreiras ainda pouco sólidas” (Correio da Manhã), referia José Poiares, coordenador-geral do evento. Um júri composto por cinco personalidades tinha direito a 50% dos votos e a outra metade cabia ao público, através de televoto. Mais uma edição, mais uma polémica quanto ao resultado final, porque a votação entre convidados e público não coincidiu – “Apesar dos pedidos de silêncio, um grupo de admiradores da canção que ficou em segundo lugar [“Sei Quem Sou (Portugal)”, por Vânia de Oliveira] mostrou-se teimoso. O apresentador Jorge Gabriel teve mesmo de fazer um apelo para que se acalmassem os ânimos, evocando o argumento ‘vivemos numa democracia’.” (Jornal de Notícias). No meio de um certo rebuliço, “Coisas de Nada” e as Non Stop – banda formada na SIC – venceram a competição nacional, mas na Eurovisão tudo seria diferente. “Claro que ainda não foi desta!” – “Nem os cabelos coloridos, nem o visual extravagante nem a postura frenética conseguiram o milagre do apuramento das Non Stop para a gala final do Festival da Eurovisão” (VIP), realizada na Grécia. As nossas “mulheres de Atenas” prometiam arrasar, com “garra e animação” (TV Mais), e provar aos gregos que Portugal não se deixara abater pela derrota no Europeu de Futebol de 2004: “Quando pisámos o palco do Oaka e vimos uma enorme bandeira de Portugal numa das bancadas percebemos que o nosso sonho era também o sonho de um país. Um país [sic] que está para além das nossas fronteiras. Um país [sic] dos que partiram em busca de felicidade e que vive cada momento com o enorme orgulho de ser português” (24 Horas). Mas no final da votação, deu-se a derrota de se não passar à final, pelo terceiro ano consecutivo: “Se Portugal não investe muito no Festival vai ser difícil passar à final” (24 Horas).

VIP, n.º462, 24 a 30 de Maio de 2006, pág. 2
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa