Veja a canção vencedora

Júlio Isidro foi o anfitrião das eliminatórias que iriam escolher as canções finalistas. O programa "ET – Entretenimento Total" apresentou 15 canções, três por cada semana. Em cada emissão uma ganhava e ia para a final nacional. Para outras cinco canções para a final a RTP convidou cinco compositores para criarem outras tantas canções. Das canções finalistas, venceu  “Amor de Água Fresca”, interpretada por Dina – “Alegria e frescura para o eurofestival” (TV Guia). Para a Eurovisão, o teledisco da canção foi produzido pela RTP e pela UPAV, com uma opção estética interessante, mas que não conseguiu surpreender lá fora, num festival de “qualidade bastante discutível” (Correio da Manhã). A dois dias do evento, escrevia-se: “A ver vamos se nos pegam, trincam, não gostam e nos põem na cesta” (Sete). Rosa Lobato de Faria defendia que a ida ao Eurofestival da Canção devia ser para a comitiva se divertir, pois não acreditava que se passasse das classificações habituais, mas Dina partiu com otimismo e uma pequena diferença no apoio vocal à sua canção, com o reforço de uma voz feminina. A canção recebeu versões em castelhano, francês e inglês; ainda assim, o tema ficou uma vez mais pelas últimas posições da tabela de classificação. A imprensa regista o desabafo de Dina: “este júri é quadrado, ou não sabe ou não quer perceber de música, nem de novas correntes e novos sons musicais” (Nova Gente).

TV7 Dias, 20 a 26 de Maio de 1992, pág. 28-30
(clique nas imagens para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa