ISSN 2182-3200

27 de março,
dia MUNDIal do teatro

 

 

Em 1961 a UNESCO proclamava o dia 27 de março como Dia Mundial do Teatro. Já nos habituámos, todos os anos, a uma oferta cultural alusiva a esta comemoração.

O Museu Nacional do Teatro brinda-nos neste dia com entrada gratuita nas exposições e duas peças de teatro, também com entrada gratuita. Mais informações aqui.

O Teatro Nacional D. Maria II, monumento nacional, abre as suas portas para visitas guiadas para exploração dos seus espaços e visita às exposições temporárias, para além das duas peças em cena, na sala Garrett e sala Estúdio. Mais informações aqui.

Haverá também visitas especiais aos bastidores do Teatro Municipal Maria Matos, além de preço especial para a representação da noite. Mais informações aqui.

Este ano, a Hemeroteca Municipal quis contribuir para valorizar a oferta cultural deste dia, com a disponibilização em linha de coleções de Imprensa Teatral. Percebendo o lugar de destaque que o Teatro assumia nos gostos e hábitos da sociedade lisboeta, os editores identificaram um nicho de mercado a explorar. A selecção que apresentamos cobre o período de 1839 a 1912, e corresponde à identificação, na nossa coleção, de publicações periódicas especializadas em Teatro. O conjunto foi completado com a monografia Os Theatros de Lisboa, de 1875, da autoria de Júlio César Machado e com ilustrações de Rafael Bordalo Pinheiro, que com o seu traço "fotografa" e satiriza cenas, tipos e usos dos três grandes teatros de Lisboa: o São Carlos, o D. Maria e o Trindade.

Com este valioso conjunto, ficamos com um retrato do meio teatral português do século XIX e início do século XX: textos teatrais, críticas a encenações, biografias de atores, e muito mais informação que esperamos vir a valorizar os estudos sobre Teatro.

Três das coleções são complementadas com a respetiva ficha histórica:

O Elenco, por Jorge Mangorrinha, aqui

Os Theatros: jornal de critica, por Helena Roldão, aqui

Ribaltas e Gambiarras, por Pedro Mesquita, aqui

Use as imagens à esquerda para aceder a cada uma das coleções ou aceda aqui à listagem completa dos títulos.