Recursos Informativos | Directório | Sociedade do Conhecimento

ENTIDADES NACIONAIS

Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC)
A UMIC é o organismo público português com a missão de planear, coordenar e desenvolver projectos nas áreas da sociedade da informação e governo electrónico.
No seu sítio oferece informação sobre as diversas acções desenvolvidas: Educação e Formação; Sociedade e Cidadania; Inclusão e Acessibilidade; Conteúdos Digitais; Infraestruturas; Empresas; Conhecimento; Serviços Públicos; Observação e Benchmarking; Internacionalização; Forum para a SI. Disponibiliza ainda notícias.

Sítio em Português, com versão em Inglês.

[Informação recolhida a 6 de Dezembro de  2012.]

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Sob tutela do Ministério da Educação e Ciência, esta entidade promove a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico nacionais através do financiamento de bolsas, projectos e instituições de investigação científica. Disponibiliza estatísticas; informação relativa a Bolsas de Formação Avançada, Projectos de Investigação Científica; e Fundo de Apoio à Comunidade Científica. É possível aceder a Bases de Dados, obter Apoio Bibliográfico à Investigação (Web of Knowledge: uma biblioteca de C&T em rede, de acesso restrito).

Fundação para a Computação Científica Nacional
Neste sítio a FCCN presta um conjunto de serviços (CERT; IPv4; Multicast; Webcache; News; Vídeo-difusão; Vídeo-conferência; Rede Estúdios; NTP; Secundário de DNS; Resolução de Nomes DNS), disponibiliza legislação e informação sobre projectos e eventos.

Sítio em Português.

Agência para a Sociedade do Conhecimento
Este sítio da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, dependente do Ministério da  Educação e Ciência, disponibiliza dados estatísticos e relatórios sobre a utilização das tecnologias nas empresas nacionais, e fornece dados sobre telecomunicações, democracia electrónica e competências TIC. Disponibiliza ainda Notícias, um Glossário, Legislação, Bases de Dados e links.

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
O sítio do Pavilhão do Conhecimento, um museu interactivo de ciência e tecnologia, aberto ao público desde 25 de Julho de 1999, disponibiliza notícias e destaques sobre eventos e publicações. Secções: Pavilhão (Historial; Visita Virtual; Projectos; Na imprensa; Press Releases); Exposições (Temporárias; Permanentes; Arquivo); Espaço multimédia (Cib@rcafé e Mediateca); Acção Educativa; Agenda; Pencil (Ludo - Matemática e Projectos escolas). Disponibiliza informação e ligação a outros Centros Ciência Viva, espaços interactivos de divulgação científica e tecnológicos distribuídos pelo território nacional.

ENTIDADES ESTRANGEIRAS

Benton Foundation
Esta entidade, membro da Consumer Advisory Committee da Federal Communications Commission norte-americana, dedica-se ao estudo de questões relacionadas com o acesso à Internet e visa promover o interesse público na era digital. Disponibiliza informação sobre iniciativas, como Legacy Projects, Media Ownership ou Public Service Media, e notícias. Aborda questões como o chamado Digital Divide, o fosso entre info-excluídos e aqueles que tendo acesso à Internet não possuem as capacidades informacionais necessárias para a usar; questões relacionadas com a Saúde, a Educação, as Bibliotecas e a Internet, a regulação e legislação aplicada às Telecomunicações.

Sítio em Inglês.

The Center for Democracy and Technology
O sítio desta entidade norte-americana que promove valores democráticos e liberdades constitucionais na era digital, disponibiliza informação relacionada com a liberdade de expressão; privacidade do consumidor; segurança e liberdade; direitos de autor na era digital; normas e governança, entre outras questões.
Sítio em Inglês.

CORDIS - Community Research & Developement Information Service
Espaço informacional dedicado à investigação e desenvolvimento (R&D) e actividades de inovação europeias. Fornece informação sobre a Política e Financiamento de Investigação, a Política Europeia de Inovação (Programa Quadro CIP 2007-2013; Serviços para Empresas; Estudos; Artigos) e sobre o CORDIS (A-Z; Índice temático; Glossário). Disponibiliza Serviços de Informação (CORDIS Express; CORDIS News; Biblioteca; Acrónimos; Parceiros e Projectos; Programas; Ciência e Sociedade; Mulheres e a Ciência; Semana da Ciência Europeia; Imprensa); Portal de actividades nacionais e regionais (Serviço da Presidência do Conselho; Países Associados; Países Candidatos; Serviços Regionais; Links); Serviços Interactivos (Registo; My Cordis; Recepção de informação e documentos por e-mail; Online Forums). Sítio em Alemão, Castelhano, Francês, Inglês, Italiano e Polaco.

The Dublin Core Metadata Initiative
Trata-se de um fórum aberto que se dedica ao desenvolvimento de normas metadata em linha, interoperacionais, que possibilitam support a broad range of purposes e modelos de comércio. No sítio é disponibilizada informação sobre a iniciativa; eventos (previstos e passados). Na secção Ready Reference encontrará Termos da DCMI Metadata; a Norma ISO 15836; as Linhas de Orientação para a Codificação; Esquemas; Guia do Utilizador. Em Resources (Recursos) acederá a documentos; traduções; projectos; ferramentas e software; glossário e bibliografia (1994 a 2004). Permite a ligação a entidades afiliadas (Finlândia; Reino Unido; Singapura e Nova Zelândia); a Mirrors (Austrália e Reino Unido) e traduções do sítio (Espanha e Japão). Disponibiliza ainda a possibilidade de pesquisa no sítio. Oferece o serviço AskDCMI. Fornece links.

Sítio em várias línguas.

Europe's Information Society Thematic Portal
Este sítio disponibiliza informação detalhada sobre as políticas, as actividades, a indústria e a investigação desenvolvidas na área da sociedade da informação (SI), a nível da União Europeia. Oferece ligações a sítios, páginas ou documentos relacionados com a SI, da responsabilidade de outras instituições europeias. Divulga ainda notícias, informação sobre eventos e candidaturas a financiamentos.
Sítio em Alemão, Castelhano, Francês, Inglês e Italiano.

Observatorio para la Cibersociedad (OCS)
Este espaço pretende criar uma comunidade digital do conhecimento na vertente social e cultural das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Disponibiliza informação sobre o OCS. Em Archivo pode aceder à lista completa dos artigos da OCS, a Comunicações de congressos, artigos do Observatório Digital.net, entre outros. Em Recursos encontrará resenhas, bibliografia e links. Divulga notícias, eventos e actividades (Publicações; Congresso Online; Prémio Ensaio). Publica a Revista TEXTOS de la CiberSociedad [ISSN 1577-3760; 2001- ], disponibilizando resumos, para além do texto integral, bem como o Boletín OCS (1 Fev. 2002- ), publicação mensal que divulga novidades, convocatórias e informações variadas. Oferece links para arquivo de textos, bibliografia, debates online, entre outros itens de interesse para as ciências humanas e sociais.

Sítio em Castelhano; documentos em Castelhano, Catalão e Inglês.

UNESCO Onservatory on the Information Society
Sítio criado por iniciativa da UNESCO, oferece informação sobre o desenvolvimento da Sociedade da Informação. Fornece vários recursos, nomeadamente publicações, produtos audiovisuais, banco de imagens.

World Summit on the Information Society (WSIS)
O WSIS disponibiliza informação sobre a primeira fase (Geneva) e sobre a segunda fase (Tunes, 16 a 18 de Novembro de 2005) notícias e arquivo de notícias; newsroom; links.

Sítio em Castelhano, Francês e Inglês.

World Wide Web Consortium (W3C)
O W3C desenvolve tecnologias interoperacionais (especificações, linhas de orientação, software e ferramentas) visando contribuir para maximizar o desenvolvimento da Internet. Trata-se de um fórum de troca de informação, comércio, comunicação e entendimento colectivo. Este sítio oferece notícias e informação sobre as actividades e iniciativas (como Mobile Web Iniciative) do W3C. Disponibiliza lista de filiais do W3C a nível mundial (Espanha, Reino Unido e Irlanda, Itália, entre outras).

Sítio em Inglês.

DOCUMENTOS

Glossário
Glossário disponibilizado no sítio do
Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Glossário da Sociedade da Informação
Documento da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, elaborado em Outubro de 2005. Inclui lista de correspondências (Inglês-Português) e referências documentais. Faça o download do da 2.ª edição, revista em 2011, aqui.

Ligar Portugal
Aceda aqui ao programa de acção integrado no Plano Tecnológico do XVII.º Governo: Mobilizar a Sociedade de Informação e do Conhecimento, em formato PDF.

Programa Nacional para a Participação dos Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação
Elaborado pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), este programa é parte integrante do Plano de Acção para a Sociedade da Informação, principal instrumento de coordenação estratégica e operacional do Governo em matéria de Sociedade da Informação, tendo sido aprovado em Conselho de Ministros no dia 26 de Junho de 2003. Aceda aqui ao texto.

A Sociedade da Informação em Portugal 2006
Preparada sob coordenação da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e do Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito do Conselho Superior de Estatística, esta publicação apresenta as principais estatísticas na área da Sociedade da Informação produzidas pelas seguintes entidades: UMIC, INE, Autoridade Nacional de Comunicações, Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo, e Observatório da Ciência e do Ensino Superior (OCES). Aceda aqui ao texto.

World Summit on the Information Society
O sítio desta organização
disponibiliza diversos documentos, em variadas línguas e formatos, como Geneva Declaration of Principles, Geneva Plan of Action, Tunis Commitment e Tunis Agenda for the Information Society.

PROGRAMAS E INICIATIVAS NACIONAIS

Ligar Portugal
Esta iniciativa integra-se numa estratégia de ampla mobilização das pessoas e organizações para o crescimento, o emprego, o uso generalizado das tecnologias de informação e comunicação e a valorização do conhecimento, tendo em conta o enquadramento de Portugal no contexto Europeu. Metas: Portugal Digital 2010; Acções; Orientações Estratégicas; Diagnóstico (O acesso à Internet em Portugal no contexto internacional; O contexto nacional da utilização da internet; As iniciativas Europeias para a mobilização da sociedade de informação; Iniciativas nacionais na área da sociedade de informação) são alguns dos conteúdos fornecidos. Pode fazer o download do projecto em formato PDF, aqui.

Sítio em Português.

Unidade Acesso - Acessibilidade electrónica para cidadãos com necessidades especiais
Este programa visa promover e facilitar a utilização da Internet pelas populações com necessidades especiais. Neste sítio é disponibilizada informação detalhada sobre projectos de Inclusão Digital (ID). Oferece publicações para download (relatórios de política estratégica, brochuras, manuais e livros em linha), e Legislação sobre acessibilidade à Informação Digital (Nacional e Estrangeira; Directivas e Planos de Acção da União Europeia). Disponibiliza ainda estudos sobre a acessibilidade aos conteúdos Web. Dossiês: Rádio em LGP; Acessibilidade Software; Ibero-América: eGov Acessível; Acessibilidade Museus; Televisão: Mais acessibilidade. Comunicação Alternativa e Aumentativa (Língua Gestual na Web e Alfabeto Braille).

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa