Numa altura em que o nosso País assume um pico de mediatismo internacional - seja pela redescoberta do seu potencial turístico, seja pelas evidências de sucesso de uma solução governativa pouco usual - assinalamos mais um aniversário do 25 de Abril de 1974 com um revisitar do momento fundador do regime democrático através do olhar da imprensa estrangeira, de todo um mundo que se deixou fascinar pela visão romanesca de uma revolução feita com flores e alegria popular, colocando o nome de Portugal nas suas primeiras páginas.

Propomos para início desta viagem o extenso artigo "Portugal at the Crossroads", publicado em Outubro de 1965 na revista National Geographic. O texto de Howard La Fay, enriquecido com as fotografias de Volkmar Wentzel, fica como testemunho desse Portugal pitoresco e antigo, fechado e estático, enraizado nas suas tradições e na sua história.

Os títulos restantes, que incluem publicações de Espanha, França, Estados Unidos e Brasil provenientes do espólio de José Ernesto de Sousa e da coleção da Hemeroteca Municipal de Lisboa, refletem esse interesse internacional pela revolução portuguesa, pelo primeiro 1 de Maio vivido em Liberdade, pelo evoluir da situação política nos primeiros tempos de vida em Democracia, num "Portugal que já não está sozinho".

Para um panorama mais alargado dos ecos do 25 de Abril na imprensa internacional, sugerimos a leitura das compilações de notícias em O 25 de Abril na Imprensa Estrangeira, Portugal na Imprensa Estrangeira - um ano depois e Portugal na Imprensa Estrangeira. Os 3 títulos estão disponíveis na Hemeroteca Digital, aqui.

Quanto às revistas que divulgamos hoje, clique nas capas para ter acesso aos conteúdos.

FICHA TÉCNICA : O Portugal Democrático na Imprensa Estrangeira | Conceito, seleção de conteúdos e webdesign: João Carlos Oliveira