Efemérides | I Salão dos Humoristas Portugueses: Centenário (1912-2012)

Cem anos depois, a Hemeroteca Municipal de Lisboa, o Museu Bordalo Pinheiro e a Biblioteca Museu República e Resistência – espaço cidade universitária, assinalam, em conjunto, o centenário do I Salão dos Humoristas Portugueses. Realizado em Lisboa, no Grémio Literário, com inauguração a 9 de Maio de 1912, a 1.ª exposição dos caricaturistas foi um acontecimento de inequívoca importância para a História da Arte Portuguesa e para a vida cultural de Lisboa. Quer porque registou a transição entre a “velha” e a “nova” caricatura, quer porque foi uma das primeiras manifestações do modernismo artístico em Portugal. Mas o salão não esqueceu os “velhos” caricaturistas, como os já falecidos Celso Hermínio e, sobretudo, Rafael Bordalo Pinheiro (o “mestre”), homenageando-os em espaço de destaque, logo no início do roteiro expositivo, para só depois mostrar a criatividade dos “novos”, como Christiano Cruz, Almada Negreiros, Stuart Carvalhaes, Emmérico Nunes, Alfredo Cândido, Jorge Barradas, Rocha Vieira, Sanches de Castro, entre outros. Para conhecer as iniciativas que organizámos para evocar o I Salão dos Humoristas Portugueses veja, aqui, o programa de actividades. Na Hemeroteca Digital reunimos também para si um conjunto de conteúdos digitais que consideramos importantes para o estudo e conhecimento do I Salão dos Humoristas. São eles:

> O Catálogo da Primeira Exposição de Caricaturas em 1912 (Col. Museu Bordalo Pinheiro), acessível aqui [PDF];

> Um verbete sobre o Salão dos Humoristas Portugueses – 1.ª Exposição de Caricaturas, acessível aqui [PDF];

> A recensão feita por Maura Pessoa da conferência "Salão dos Humoristas - Um sorriso com 100 anos", por António Valdemar, apresentada no dia 16 de Maio de 2012 na Biblioteca-Museu República e Resistência, acessível aqui [PDF].

> Alguns recortes de imprensa de jornais e revistas da época, com notícias, relatos ou reportagens jornalísticas acerca do I Salão dos Humoristas Portugueses, designadamente:

> "O Salão dos Humoristas", artigo assinado por Veiga Simões, publicado n'A Águia: orgão da Renascença Portuguesa, N.º 7, de Julho de 1912, pp. 19 a 26, acessível aqui [PDF];

> "O Salão dos Humoristas Portugueses ultrapassa os limites das tentativas auspiciosas", artigo assinado por Silva Passos, publicado n'A Capital do dia 9 de Maio de 1912, p. 2, acessível aqui;

> "A Exposição dos Humoristas", caricatura da autoria de Hypolito Colomb, publicada no suplemento ilustrado d'O Século, N.º 757, de 16 de Maio de 1912, pp. 4-5, acessível aqui [PDF];

> "Exposição dos Humoristas no Gremio Literario", publicado na Ilustração Portuguesa, N.º 326, de 20 de Maio de 1912, pp. 647-648, acessível aqui;

> "Notas da quinzena: Pintores e caricaturistas", publicado na Brasil-Portugal, N.º 320, de 16 de Maio de 1912, pp. 498-499, acessível aqui;

> "Crónica Occidental", subordinada ao tema do Salão de Humoristas na edição d'O Occidente, N.º 1202, de 20 de Maio de 1912, p. 106, acessível aqui.

Estes e outros documentos integram a mostra patente ao público na Hemeroteca Municipal, cujo guião pode consultar aqui.

> Por fim, pode ainda consultar a bibliografia disponível sobre Caricatura, no Catálogo Colectivo das Bibliotecas Municipais de Lisboa, disponível aqui.

Boas leituras digitais…

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa