Nos 40 Anos que se assinalam sobre o 25 de Abril de 1974, a Hemeroteca Municipal de Lisboa associa-se ao ciclo de comemorações com um dossier digital que evoca os dias quentes da Revolução.

A par da cobertura televisiva (cuja emissão noticiosa do dia 25 de Abril pode ver no separador Televisão), a imprensa portuguesa, em formato Jornal ou Revista, cobriu os acontecimentos de forma entusiástica, como fica expresso nas edições integrais que disponibilizamos. Isenta de censura prévia, a liberdade de imprensa - que viria a ser sancionada pela Lei 85-C/75 (que pode ler aqui ) - promoveu a imprensa deste período à condição de parceira ativa no debate em torno dos destinos do País.

Mas também no estrangeiro a revolução portuguesa fez manchete na imprensa: "Revolução asseada" (The New York Review of Books, 13 de junho), "Cavalheiresco golpe de estado" (Newsweek, 6 de maio), "Perder um império, ganhar respeito" (International Herald Tribune, 27 de Maio), são algumas das notícias que encontrará nos 3 títulos que integram a secção Monografias, que compilam ecos do impacto internacional do 25 de Abril: "Um livro, uma canção e depois uma revolução" (Time, 6 de maio).

O "livro" alude ao Portugal e o Futuro : análise da conjuntura nacional, do general António de Spínola, editado em fevereiro de 1974. Já a "canção" remete para as duas senhas do movimento que, com intervalo de menos de duas horas, foram emitidas na rádio: "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho (canção vencedora do Festival RTP da Canção de 1974) e "Grândola, vila Morena", de Zeca Afonso. Esta circunstância serve de mote para a homenagem que, na secção Música, e com a colaboração do Serviço de Fonototeca da Biblioteca Orlando Ribeiro, prestamos ao canto de intervenção, representado por cinco canções que se impuseram na história da música portuguesa como a arma de combate mas também de celebração da Democracia.

Do ciclo de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa constou ainda uma colaboração com o jornal Expresso, que publicou com a edição de 25 de Abril de 2014 o suplemento preparado pela Hemeroteca Municipal, 25 de Abril : os dias da Revolução na Imprensa Portuguesa, que pode consultar aqui.

FICHA TÉCNICA

25 de Abril, 40 anos : A Revolução na Imprensa da época | Coordenação do projeto: Álvaro Costa de Matos | Investigação e Textos: Isabel Novais, João Carlos Oliveira, Jorge Mangorrinha, Pedro Teixeira Mesquita e Rita Correia | Seleção musical: Isabel Novais | Digitalização e tratamento de imagem: Serviço de Digitalização e Imagem da Hemeroteca Municipal de Lisboa | Conceito e webdesign: João Carlos Oliveira