Jornal semanário, começou a editar-se em setembro de 1934, propriedade da Empresa Gráfica Comércio do Funchal e dirigido por Álvaro M. Teixeira. Em 25 de abril de 1974 tinha a redação e administração no Funchal, na rua do Carmo, n.º 23, 2.º. Era composto e impresso na Tipografia Minerva, na rua dos Netos, n.º 20. O seu diretor e proprietário era João Carlos da Veiga Pestana, que o adquirira em 1967. Jornal regional de projeção nacional, político e de esquerda, o “jornal cor-de-rosa”, como era conhecido, atravessava um “período de ouro”, conhecendo tiragens da ordem dos 14 a 15000 exemplares. Em torno de um dos seus principais dinamizadores – Vicente Jorge Silva, que viria a ser diretor interino do jornal a partir de junho de 1974 – constituiu-se um corpo de colaboradores que integrava nomes como António Mega Ferreira, Fernando Dacosta, José António Barreiros, José Manuel Barroso, Júlio Henriques, além de jovens jornalistas do arquipélago, como Luís Maria Angélica, Ricardo França Jardim ou José Maria Amador. Com um histórico consolidado de oposição ao regime, a primeira edição imediata à Revolução com circulação no Continente, em 9 de maio (a edição especial sobre o 25 de Abril, com uma tiragem de 10 mil exemplares, teve circulação exclusiva na Madeira), com a imagem da manifestação do 1.º de Maio no Funchal com honras de capa, apresenta uma continuidade com a linha editorial anterior, com as habituais matérias sociais (condições de vida e de trabalho), mas agora libertas dos condicionalismos da censura prévia, e por isso mais assertivas no ataque ao colonialismo e às estruturas do anterior regime (que adjetiva reiteradamente de “fascista”), no tratamento da questão do movimento operário ou nas interrogações sobre os futuros jogos de coligação partidários. Em editorial, o Comércio do Funchal perspetiva para si mesmo um posicionamento distinto na conjuntura que se inaugurava, menos noticioso e mais de intervenção no debate ideológico já em marcha. Só o faria até 24 de abril de 1976, data em que publicou o seu último número.

João Carlos Oliveira
Hemeroteca Municipal de Lisboa

Números disponibilizados na Hemeroteca Digital: 2247 (25 Abr.-1 Mai. 1974) a 2250 (23-29 Mai. 1974)