Outras Colecções Digitais
  Nacionais Estrangeiras

NACIONAIS

Alma Mater - Universidade de Coimbra

Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, constituída por um vasto acervo de obras, em geral publicadas antes de 1940, valorizando importantes núcleos que integram o rico património bibliográfico e documental das bibliotecas de diversas faculdades, como é o caso da Faculdade de Direito, da Faculdade de Letras, do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Biblioteca Geral.

[Informação recolhida a 30 de março de 2014.]

Arquivo Audiovisual - Assembleia da República

Registos audiovisuais, desde 1997, das emissões do canal Parlamento.  As gravações das sessões plenárias a partir da X Legislatura encontram-se indexadas e acessíveis através da consulta na base de dados.

Arquivo Electrónico da Democracia Portuguesa - Universidade de Coimbra

O sítio do Centro de Documentação 25 de Abril disponibiliza informação sobre a revolução e a sua preparação e o período seguinte, marcado pela descolonização e a construção da democracia, nomeadamente: biografias de militares e políticos; informação sobre os partidos políticos; documentação diversa relacionada com o MFA; recortes de jornais; monografias; ensaios e teses; ilustrações de artistas plásticos e Cartoons; fotografias, vídeos e sons; e materiais pensados para os mais novos.

Arquivo Municipal de Lisboa

Reúne documentação do Arquivo Histórico, Arquivo Intermédio, Arquivo do Arco do Cego e Arquivo Fotográfico. No Arquivo On-line é possível a pesquisa por arquivo e por quadro de classificação (arquivos eclesiásticos; arquivos fotográficos; arquivos da administração local e arquivos pessoais), com ligação direta a milhares de documentos digitalizados.

Biblioteca- Arquivo do Teatro Nacional D. Maria II

Destacam-se nesta coleção digital dois importantes núcleos documentais: folhetos de teatro de cordel (1659-1864) e fotografias de cena (1934-1974).

Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

A partir de 2000, a Biblioteca tem vindo a disponibilizar, em modo digital, conteúdos das suas coleções de carácter único e/ou de valor patrimonial. Neste momento encontram-se acessíveis três coleções: Textos; Fotografias; e Arquitetura.

Biblioteca Digital do Alentejo

Mantida pela
Fundação Alentejo - Terra Mãe, a Biblioteca Digital do Alentejo (BDA) constitui um fundo documental regional em suporte eletrónico, propondo a conversão a formato digital de obras, quer impressas quer manuscritas, relativas à Região do Alentejo (temáticas ou autores alentejanos).

Biblioteca Digital Ardies - Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Tem como objetivo disponibilizar a edição electrónica da principal literatura jurídica portuguesa do século XIX-primeira metade do século XX. Na seleção das obras têm sido privilegiadas as que foram produzidas no âmbito académico, embora a coleção integre também outros materiais jurídicos: códigos, repertórios, coleções de legislação ou legislação “avulsa”, coleções de decisões dos tribunais, debates parlamentares de matérias jurídicas, algumas obras de divulgação jurídica.

Biblioteca Digital da Biblioteca Pública Municipal do Porto

A sua prioridade consiste na disponibilização de fontes primaciais, manuscritas e impressas, fundos distintivos e coleções especiais mais representativas do seu acervo: manuscritos, incunábulos, impressos raros, cartografia, iconografia, espólios literários, fonogramas, etc.

Biblioteca Digital Camões - Instituto Camões

Disponibiliza um conjunto de textos e documentos de relevância cultural e linguística, colaborando na missão do Instituto, de promoção da língua e cultura portuguesas.

Biblioteca Digital da Casa Fernando Pessoa

Disponibiliza acesso digital à biblioteca particular de Fernando Pessoa, à da Casa Fernando Pessoa. A coleção é especialmente importante pelas notas marginais feitas pelo poeta em vários dos volume.

Biblioteca Digital da Direção Regional de Cultura dos Açores

Disponibiliza documentação das bibliotecas e arquivos da região, com um interessante núcleo de periódicos do arquipélago.

Biblioteca Digital do Exército

Disponibiliza online, para consulta em texto integral, uma coleção de objetos digitais, que constituem parte do património documental da Biblioteca do Exército, designadamente manuscritos, regulamentos militares, cartografia, plantas do património militar edificado e publicações periódicas especializadas.

Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Constituída em torno da digitalização de dois importantes núcleos que integram o vasto e rico património bibliográfico e documental impresso desta Biblioteca - a colecção de incunábulos e impressos raros (séculos XV e XVI) e a colecção de obras de teatro do espólio do professor, crítico, actor e encenador Osório Mateus - cumpre a missão de conservar e tornar acessíveis estes recursos de informação a todos.

Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Tem como objectivo principal a edição, em formato digital, das publicações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Para além das diversas séries da revista da FLUP e de todas as outras publicações periódicas, a Biblioteca Digital disponibiliza, também, as edições monográficas, nomeadamente anexos da Revista, actas de congressos, homenagens e outras colecções.

Biblioteca Digital de Figueiró dos Vinhos

Visa conservar e difundir a memória coletiva local através da localização, recolha e preservação do património documental do concelho. Esta biblioteca é composta por jornais, revistas e um banco de imagens.

Biblioteca Digital da Secretaria Geral do Ministério das Finanças

Deste fundo destacam-se os “Orçamentos de Estado”, as “Contas do Estado” e os “Relatórios e Documentos apresentados às Cortes”, publicados desde 1836 até à atualidade. Além deste conjunto, a opção foi a de incluir ainda a produção editorial do próprio Ministério.

Biblioteca Nacional Digital

Disponibiliza uma coleção digital que contempla documentos de diversa natureza: livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia, mapas, partituras, documentos, entre outros. Possui ferramentas de pesquisa, bem como listagens de obras digitalizadas e digitais, e acessíveis através deste sítio da Internet. Destaca-se a secção “Espólios”, com documentação diversa de e sobre autores de relevo da cultura portuguesa. Neste sítio é ainda possível aceder a inúmeras exposições digitais.

Casa Comum

Projeto de parceria desenvolvido pela Fundação Mário Soares, disponibiliza conteúdos digitais de várias entidades, com documentação histórica de diferentes países da CPLP: d
ocumentos, fotografias, vídeos, sons, materiais de contextualização. Entre as contribuições da Fundação Mário Soares para este projeto, destaque para a disponibilização em linha do Diário de Lisboa (1921-1990) e a II.ª Série do jornal Avante!

Debates parlamentares - Assembleia da República

Disponibiliza os Diários de todas as sessões dos 4 períodos históricos: a Monarquia Constitucional (1821-1910), a 1.ª República (1910-1926), o Estado Novo (1935-1974) e a 3.ª República (1974-).

Digitarq - Arquivo Nacional Torre do Tombo

Este sistema disponibiliza um conjunto de serviços relevantes nomeadamente: pesquisar no catálogo e reservar documentos para leitura presencial; acesso a documentos digitalizados; solicitar reproduções digitais; obter informações, entre outros.

Legislação régia - Assembleia da República

Base de dados de legislação, de 1603 a 1910 incluindo, ainda,  as Ordenações Manuelinas de 1512, contém o texto digitalizado e a possibilidade de pesquisa através da plataforma web. Permite a pesquisa nos índices e em texto livre, na ortografia original, e a pesquisa nos campos da base de dados identificados como “Ato legislativo” e “Entidade”, na ortografia atual.

MatrizNet - Instituto dos Museus e da Conservação

Constitui o catálogo coletivo para publicação na internet das coleções dos Museus, com disponibilização de imagens digitais.

Memórias de África e do Oriente

Mantida pela Universidade de Aveiro e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento, este projeto tem como objetivo principal a criação de uma biblioteca virtual que reúna obras relacionadas com a temática do desenvolvimento e cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). É um instrumento  pioneiro na tentativa de potenciar a memória histórica dos laços que unem Portugal e a Lusofonia.

RNOD - Registo Nacional de Objetos Digitais

Mantido pela Biblioteca Nacional de Portugal, é um agregador de conteúdos digitais e digitalizados disponibilizados em rede por entidades portuguesas que visa a coordenação e difusão desses recursos, a nível nacional e internacional.

ESTRANGEIRAS

American Memory

Disponibiliza documentos do acervo da Biblioteca do Congresso, dos Estados Unidos da América que não estão sujeitos à lei de direitos autorais. Oferece a possibilidade de pesquisa em todas as coleções, por data, local e tipo de documentos e uma listagem completa das Coleções. Temáticas abrangidas: Publicidade; Cultura; Arquitetura; Ambiente; Imigração e Expansão Americana; Religião; Desporto; Mapas; Literatura; Música; História das Mulheres, entre outras.

Sítio em Inglês.

ATHENA

Permite o acesso a textos e sítios dedicados à Literatura francesa, às Artes e à Ciência. Disponibiliza livros eletrónicos de autores suíços e franceses, em formato HTML e RTF, como Descartes, Jean-Jacques Rousseau, Voltaire, Baudelaire, Corneille, Rimbaud e Jarry, entre outros.

Sítio em Francês.

Biblioteca Digital Hispánica

Disponibiliza os fundos digitalizados da Biblioteca Nacional de Espanha: livros modernos desde 1831 e livros antigos até 1830; Manuscritos e Documentos; Revistas e Periódicos; Mapas; Partituras. A secção Coleções digitais espanholas reúne várias fundos ou bibliotecas digitais hispânicas, como Fondos digitalizados de la Universidad de Sevilla, Collecciones Digitales de la Universidad de Barcelona, Biblioteca Virtual Galega, Biblioteca Virtual de Andalucía e Biblioteca Valenciana Digital.

Sítio em Castelhano.

Pesquisa direta de publicações periódicas em

Biblioteca digital de Obras Raras e Especiais

A coleção digital da Universidade de São Paulo oferece o acesso ao conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade. Reúne 1224 títulos (1983 exemplares), sendo disponibilizados integralmente 38 livros em várias áreas do conhecimento. Entre os textos disponibilizados encontra-se Ordenações de D. Manuel (1539). Permite a pesquisa por autor, título e data.

Biblioteca Nacional Digital do Brasil

Catálogo dos objetos digitais da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. Entre as obras disponibilizadas encontra-se a primeira edição d' Os Lusíadas. Acesso aos Anais da Biblioteca Nacional.

Biblioteca Virtual Miguel Cervantes Saavedra

A Biblioteca de las culturas hispánicas permite o acesso integral a uma extensa e diversificada coleção de textos, em diversas línguas. Disponibiliza catálogo de Autores e de Títulos (texto; som); Biografia de Autores; Arquivo Sonoro; Hemeroteca, com edições digitalizadas de revistas científicas e culturais de referência, versando inúmeras áreas temáticas, criadas pelas bibliotecas das culturas hispânicas envolvidas neste projecto. Permite a pesquisa em índices de revistas e a pesquisa avançada no catálogo de publicações periódicas, bem como por palavra e por século.

Sítio em Castelhano.

Pesquisa direta de publicações periódicas em http://www.cervantesvirtual.com/hemeroteca/

Biblioteca Virtual de Prensa Histórica

Sítio que resulta da cooperação entre o Ministério da Cultura, as Regiões Autónomas e outras instituições culturais de Espanha para a criação de documentos digitais. A base de dados inclui cerca de 2000 títulos de 50 bibliotecas, perfazendo mais de 5 000 000 páginas.

Sítio multilingue.

The British Library Online Gallery

Disponibiliza diversas coleções de documentos digitalizadas, num total de mais de 30 000 objectos digitais: em Turning the pages pode folhear Sketches by Leonardo; Masterpieces of the Renaissance; Classical of Botanical Illustration, e o mais antigo livro impresso, Diamond Sutra (China, 868) entre outros grandes tesouros da BL; a Magna Carta (veja o manuscrito e leia a tradução em inglês); Gutenberg's Bible (compare as duas edições); Shakespeare in Quarto (93 edições impressas das peças do Bardo) e Caxton's Chaucer (as duas edições das Canterbury Tales de William Caxton).

Sítio em Inglês.

Cary Collections. Graphic Arts Library & Digital Image Database

A Cary Collection foi uma das primeiras bibliotecas dedicada à história e à utilização da tipografia. Este sítio, desenvolvido pelo Rochester Institute of Technology (RIT), oferece a possibilidade de visualizar imagens de diferentes coleções, entre elas a Bernard C. Middleton Collection of Books on Bookbinding e o New York Times Museum of the Recorded Word.

Sítio em inglês.

Centre virtuel de la connaissance sur l'Europe

O Centre Virtuel de la Connaissance sur l' Europe, instituto público luxemburguês, elaborou este projeto multimédia que dá a conhecer a história da construção europeia através de imagens, sons e textos. Para além destes conteúdos, concebidos com fins educativos e científicos, são disponibilizados um glossário e um tesauro.

Sítio em Francês e Inglês.

Chronicling America: Historic American Newspapers da Biblioteca do Congresso

A hemeroteca digital da Biblioteca do Congresso disponibiliza em acesso livre mais de 150.000 títulos de publicações periódicas, editadas nos Estados Unidos da América, de 1690 até à actualidade. A identificação dos títulos pode ser feita a partir de um índice alfabético, ou através das caixas de pesquisa, que possibilitam restringir os resultados em função da data,  local ou língua de publicação.

Sítio em Inglês.

Digital Collections - National Library of Australia

Disponibiliza imagens, mapas históricos, música impressa, manuscritos, monografias e registos áudio para a história da Austrália. Na secção de  periódicos australianos, encontramos uma seleção de títulos publicados entre 1803 e 1982.

Sítio em Inglês.

Pesquisa direta de publicações periódicas em http://trove.nla.gov.au/newspaper

Digital Gallery

Projeto da Biblioteca Pública de Nova Iorque (New York Public Library), este sítio oferece em livre acesso variadas coleções digitais da coleção própria, incluindo manuscritos, mapas históricos, imagens de publicidade, impressões raras, fotografias, num total de mais de 800 000 imagens.

Sítio em Inglês.

Emeroteca Digitale

A hemeroteca digital da Biblioteca Nazionale Braidenseo disponibiliza alguns periódicos de interesse para a História e Cultura italianas que compõem o acervo da Biblioteca e de outras entidades envolvidas no projecto. Actualmente são disponibilizados 885 textos, prefazendo cerca de um milhão e meio de páginas, divididas nos seguintes núcleos: EPOCA - Emeroteca politica e culturale antifascista; EVA - Emeroteca virtuale aperta e GEA - Giornali & altro.

Sítio em Italiano.

Europeana

Este portal permite a pesquisa das mais importantes coleções das bibliotecas, museus e arquivos digitais europeus a partir de um único catálogo, a partir do qual fornece acesso direto a milhões de objetos digitais, entre livros, pintura, filmes, peças de museu e documentos de arquivo.

Sítio multilingue, incluindo o Português.

Gallica. La Bibliothèque Numérique

A coleção digital da Bibliothèque nationale de France oferece o acesso integral a diversos tipos de documentos, incluindo mais de 1200 periódicos. Destacamos as coleções: Découverte (textos datados da Idade Média ao séc. XIX, sobre História, História do Livro, Poderes e Sociedade, Ciências, Literatura); Dossiers (La France en Amerique [em colaboração com a Biblioteca do Congresso]; Trésors et raretés : une Anthologie virtuelle des collections; e Découvrez l'Afrique à travers les récits des voyageurs; Proust, entre outras coleções).

Göttinger Digitalisierungs-Zentrum (GDZ)

Coleções digitais disponibilizadas: Autobiographica; DigiWunschbuch; History of the Humanities and the Sciences; Maps; Mathematical Literature; North American Literature; Sibirica; Travel Literature; Varia e Zoologica. Permite pesquisa simples e avançada. Disponibiliza 5.907 volumes e 2.242.757 imagens. Ligação a Gutenberg digital, onde poderá ler a Bíblia de Gutenberg.

Sítio em Alemão e Inglês.

Internet Library of Early Journals

Projecto do Electronic Libraries Programme (eLib), desenvolvido pelas Universidades de Birmingham, Leeds, Manchester e Oxford, disponibiliza digitalizações das seguintes publicações: Annual Register (1758), Blackwood's Edinburgh Magazine (1817); Gentleman's Magazine (1731); Notes and Queries (1849); Philosophical Transactions of the Royal Society (1757) e The Builder (1843). Permite a pesquisa textual e em índices de algumas publicações.

Sítio em Inglês.

Marxists Internet Archive

Disponibiliza textos clássicos de autores marxistas, em formato HTML; biografia de Autores; Enciclopédia do Marxismo; Arquivo de Autores (1820-2000) e Arquivo Histórico.

Memoria digital de Canarias - mdC

Através deste sítio, desenvolvido pelo Serviço de Biblioteca e Documentacão da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, acederá a manuscritos; publicações; imagens; registos áudio e vídeos, sendo disponibilizada uma listagem completa de títulos. Permite a pesquisa por autor, assunto e título. Para além da Memoria digital de Canarias, pode aceder aos seguintes fundos: Archivo histórico de la Real Sociedad Económica de Amigos del País de Gran Canaria, Archivo fotográfico Jaime O'Shanahan, Archivo sonoro de literatura oral de Canarias Maximiano Trapero, Voces y Ecos. Recuerdos de Las Palmas de Gran Canaria, Archivo Miguel Martín-Fernández de la Torre

Sítio em Castelhano.

MICHAEL — Multilingual Inventory of Cultural Heritage in Europe

Permite a pesquisar, e desfrutar, a herança cultural digital europeia, localizada em diferentes museus, arquivos, bibliotecas e outras instituições culturais europeias.

Sítio multilingue.

Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação

Sítio da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, disponibiliza documentação de apoio à pesquisa e compreensão da história da Comunicação Social no Brasil, com especial ênfase no Rio Grande do Sul. Destaque para o acervo digital relacionado com o jornalismo colonial de expressão portuguesa.

Project Gutenberg

Através deste sítio, a Project Gutenberg Literary Archive Foundation disponibiliza, em formato HTML e texto simples, 40 mil obras em inúmeras línguas. Pesquisa avançada, por língua; título; tipo de documento. Inclui mais de 500 obras de autores portugueses, entre elas As Farpas de Ramalho Ortigão e Bases da ortografia portuguesa de Guilherme de Vasconcelos Abreu (1842-1907).

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa