A Hemeroteca Municipal de Lisboa reabriu as suas portas no passado dia 6 de julho, em novas instalações, nas Laranjeiras, Rua Lúcio de Azevedo, 21B, com condições de consulta da coleção que pode conhecer aqui.

João Lúcio de Azevedo (1855-1933), que empresta o seu nome à nossa nova morada, foi um notável historiador luso-brasileiro, e surge bem representado no espólio das Bibliotecas de Lisboa – incluindo na  coleção de publicações periódicas da Hemeroteca, já que publicou na imprensa parte dos seus trabalhos historiográficos.

Este feliz acaso motivou-nos a preparar uma mostra bibliográfica ilustrativa da produção do autor, que ficou associada à inauguração do novo espaço, e da qual resultou o dossier digital que agora se disponibiliza, aqui, com pesquisa e textos da responsabilidade de Rita Correia.

 
 

No passado dia 15 de julho foi inaugurada no MUDE - Museu do Design e da Moda, a exposição TAP Portugal : Imagem de um Povo, que poderá visitar até dia 1 de novembro de 2015. Como se explica no material de divulgação desta iniciativa, a exposição debruça-se sobre o design da companhia aérea nacional, de 1945 à atualidade, evidenciando o contributo para a identidade da TAP e para a consolidação da imagem de uma companhia de aviação moderna, experiente, segura e competitiva, decididamente ao serviço do povo português e das comunidades espalhadas pelo mundo (mais informações aqui).

A Hemeroteca Municipal de Lisboa foi parceira neste projeto, colocando à disposição a sua coleção de publicações periódicas, e cedendo exemplares que podem ser vistos no espaço. Disponibilizou ainda, no Filckr, um dossier de publicidade da TAP, que pode ver aqui.

Como último contributo, disponibilizamos hoje, na Hemeroteca Digital, os números existentes na nossa coleção do título InterTAP : boletim mensal, um boletim interno, "pequeno jornal feito para todos os que labutam dia-a-dia com o pensamento no progresso da Companhia". Começado a publicar em 1962, este boletim traduz-se numa fonte importante para a história dos Transportes Aéreos Portugueses e da sua dinâmica de crescimento e afirmação nacional e internacional. Consulte aqui.