A COMÉDIA PORTUGUESA [1888-1889; 1902]
 

Por iniciativa de Marcelino Mesquita, surgiu em Outubro de 1888 uma nova publicação humorística, A Comédia Portugueza. Prometia constituir-se numa "crítica moralizadora e fecunda" da sociedade portuguesa, fazendo uma chronica semanal de costumes, casos, política, artes e letras. E foi isso que fez até Dezembro de 1889, retomando a produção (após uma pausa de 13 anos) em Janeiro de 1902, para finalmente se fundir, em Janeiro de 1903, com A Parodia de Rafael Bordalo Pinheiro. Na Comedia colaboraram nomes proeminentes da cultura portuguesa, de que são exemplo Fialho de Almeida, Osório de Castro, João de Deus ou Teófilo Braga. Profusamente ilustrada, sob direcção artística de Julião Machado, contou com a colaboração de artistas plásticos como Roque Gameiro e, a partir de 1902, Celso Hermínio, Francisco Teixeira e Francisco Valença. Aspectos que podem ser aprofundados na ficha histórica que preparámos e que pode consultar aqui.

Com esta colecção, que pode consultar aqui, enriquecemos o leque de títulos de imprensa humorística de finais do século XIX disponível na HD, que já contava com títulos como Pontos nos ii, O António Maria, A Corja ou O Micróbio.

Agradecemos ao Museu Bordalo Pinheiro a disponibilização da folha publicitária que complementa esta colecção digital.

 

Mostra documental e patrimonial

hEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA: HISTÓRIA E PATRIMÓNIO

Mostra que reúne objectos e documentos relacionados com a história, funcionamento e actividade profissional da Hemeroteca Municipal de Lisboa, desde a sua instalação no Bairro Alto, no Palácio dos Condes de Tomar, em Outubro de 1973, até à actualidade.

Data: até 24 de Setembro
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

efeméride

centenário da promulgação da constituição de 1911 (21 de agosto)


Data: até 28 de Setembro
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visita guiada

Ao encontro da hemeroteca municipal

A visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos que poderão encontrar na Hemeroteca Municipal. Visita gratuita.

Data: 2.ªs feiras, 11.00 h
Público alvo: Escolas, colectividades e público em geral.
Duração da visita: 1h30
 

Mais informações aqui.