Recursos Informativos | Directório | Comunicação Social | Entidades Nacionais

Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens e Circulação (APCT)
Oferece a possibilidade de obter informação sobre a tiragem e a circulação por segmento (Masculinas; Juvenis; Femininas; Regional, etc.). Divulga notícias. Tem uma área de acesso restrito a associados.

[Informação recolhida a 26 de Agosto de 2008]

Associação Portuguesa de Imprensa
Disponibiliza informação acerca da associação; estatutos e regulamentos; lista de associados (contactos). Divulga notícias e eventos; disponibiliza links e legislação. Há uma área reservada a associados. Permite ligação aos sítios do OberCom, da Confederação da Indústria Portuguesa, da FAEP, do CENJOR, do ICAP, da CPMCS, da European Newspaper Publishers' Association, entre outros.

Autoridade Nacional de Comunicação (ANACOM)
Divulga informação por área temática: O sector das comunicações; Acesso e interligação; Redes e Serviços Móveis; Televisão Digital; Normalização; Banda Larga, Programas Comunitários, entre muitas outras. Secções: Actualidades; Sala de Imprensa; Estatísticas; Publicações (Spectru - Boletim Mensal das Comunicações; Relatórios de Regulação; Relatórios e Contas; Anuários Estatísticos; Estudos e Relatórios; Brochuras; Monografias; Glossários e bases de termos e definições); Legislação (Nacional, Comunitária, Internacional), para além de informação relativa à entidade. Disponibiliza inúmeros links. Novo serviço: Balcão Virtual.

Sítio preparado para utilizadores com necessidades especiais. Disponibiliza uma versão em Inglês.

CENJOR - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas
São divulgadas informações sobre a entidade; calendário sobre Cursos desenvolvidos pelo CENJOR (Imprensa; Rádio; TV; Fotojornalismo; Jornalismo Digital; Design & Multimédia; Formação Geral; Formação para Jornalistas e para não Jornalistas) e sobre Seminários.

Comissão da Carteira Profissional de Jornalista
Disponibiliza informação institucional (orgânica; regulamento; deliberações e pareceres); uma compilação de legislação e o Código Deontológico dos Jornalistas (1993); formulários; FAQs e links. É facultada a consulta das carteiras profissionais revalidadas (por ordem alfabética).

Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social
Divulga notícias e disponibiliza informação nas seguintes secções: Associados, Plano Estratégico, Destaques e Europa.

Entidade Reguladora para a Comunicação Social
No dia 17 de Fevereiro de 2006, a Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) foi extinta, sendo criada a ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Para além de informação institucional, este sítio disponibiliza as seguintes rubricas: Deliberações; Jurisprudência; Legislação; Registos; Monitorização; Perguntas Frequentes; Sala de Imprensa. Divulga notícias e oferece ligações úteis, assim como a possibilidade de pesquisa no sítio. Edita uma Newsletter.

OBERCOM - Observatório da Comunicação
O OBERCOM é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, cujo objectivo é recolher e tratar a informação relativa ao sector. No seu sítio oferece informação nas seguintes secções: Imprensa; Publicidade; Audiovisual; Sociedade da Informação; Regulação e políticas públicas. Disponibiliza informação sobre as suas publicações e permite o acesso à Newsletter da associação (última edição e Arquivo). Fornece ainda links.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa