Recursos Informativos | Bibliotecas e Arquivos | Arquivos Portugueses

ARQUIVOS

Arquivo Histórico Ultramarino

Para além de informação institucional e sobre os serviços prestados, disponibiliza notícias e informação sobre eventos. O acervo deste arquivo encontra-se organizado em três fundos principais: o Conselho Ultramarino (séc. XVI a 1833), a Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar (séc. XVI - 1910) e o Ministério do Ultramar (1911-1975). Oferece ainda um conjunto de ligações de interesse, como normalização arquivística, associações e grupos de discussão.

[Informação recolhida a 6 de Dezembro de 2012.]

Arquivo Municipal de Lisboa

Disponibiliza informação sobre o Arquivo Municipal, constituído pelo Arquivo Histórico, pelo Arquivo Intermédio, pelo Arquivo do Arco do Cego e pelo Arquivo Fotográfico. No Arquivo On-line é possível a pesquisa por arquivo, por quadro de classificação (arquivos eclesiásticos; arquivos fotográficos; arquivos da administração local e arquivos pessoais), a pesquisa simples e avançada. Disponibiliza ainda notícias.

Gabinete de Estudos Olisiponenses

Disponibiliza informações sobre o Gabinete de Estudos Olisiponenses, e seus serviços (Serviço de Documentação e Informação, Serviço de Investigação, História Local e Urbana, Toponímia, Demografia Histórica e História Social, Gabinete de Arquitectura, Gabinete de Imagem, Atelier de Restauro) e ainda sobre o Jardim Beau Séjour, o jardim do Palácio Beau Séjour, sede do Arquivo Olisiponense. Permite o acesso a inúmeras bases de dados: acervo do GEO (documentos bibliográficos, arquivísticos, gráficos, cartográficos, audio e video, produtos informáticos); artigos da imprensa sobre Lisboa (RIL); doação Duarte Pacheco (PACH); legislação autárquica e jurisprudência (LEX); material não livro da colecção Vieira da Silva (MC); cartografia e peças desenhadas, incorporação da DMPGU.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Disponibiliza informação institucional, nomeadamente sobre os serviços prestados, os fundos e as colecções, fornecendo para download (Word e PDF) um Guia sumário dos fundos e colecções do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Oferece informação sobre o fundo Arquivos da PIDE/DGS; descrições e imagens do património arquivístico da instituição em TT Online. Na secção Organizar Arquivos é disponibilizada informação sobre como reestruturar serviços de arquivo e/ou intervir em fundos ou colecções de documentos. Permite a requisição de consulta de documentos em linha; o acesso ao Boletim Arquivos Nacionais (ISSN 1645–5460; 1996- ), sendo disponibilizados os números anteriores, em formato PDF. É disponibilizada informação relativa ao Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais, bem como sobre a missão e competências dos Arquivos Distritais e notícias de projectos de natureza transversal. Permite ligação às páginas ou sítios na Internet de cada Arquivo Distrital. Disponibiliza notícias e links.

ASSOCIAÇÕES

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

O sítio desta associação, fundada em 1973, oferece inúmera informação, pertinente e actualizada, organizada nas seguintes secções: Bolsa de emprego, Formação, Eventos e Notícias, Intervenção política e social, Cooperação, Associados, Edições, Delegações Regionais e Grupos de Trabalho. Informação sobre a Biblioteca, acesso ao catálogo em linha, e disponibilização do Boletim em formato PDF. Permite, ainda, a pesquisa no sítio, bem como no Google.

Associação dos Amigos da Torre da Tombo

Disponibiliza informação sobre a associação. Possibilidade de inscrição em linha. A Associação dos Amigos da Torre da Tombo está neste momento a proceder à indexação sistemática dos núcleos que a seguir se indicam. É possivel efectuar uma pesquisa em todos os nomes constantes da base de dados, num total de 47.248 registos nesta data. Disponibiliza índice dos núcleos e ligações a outros arquivos nacionais. Disponibiliza notícias.

DIRECTÓRIO

Portal Português de Arquivos
Funciona como um ponto agregador de acesso aos arquivos portugueses, permitindo ao utilizador realizar pesquisas em todos os repositórios de arquivo que tenham aderido à Rede Portuguesa de Arquivos. Nesta página encontra ainda um directório dos Arquivos Portugueses.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa