


2 3

40 anos de Abril, 40 páginas dedicadas 
ao aniversário da Revolução dos Cravos. 
Numa parceria entre o Expresso e a 
Câmara Municipal de Lisboa, através da 
sua Hemeroteca Municipal, pretende-se 
com esta publicação revisitar os ecos da 
Revolução de 25 de Abril de 1974 nos 
jornais da época, ainda que num exercício 
circunscrito aos principais títulos nacionais 
e regionais já desaparecidos de circulação. 
Convidamos, portanto, os leitores do 
Expresso a relerem as primeiras páginas 
dos dias 25 e 26 de abril, no caso dos 
matutinos e vespertinos, ou as primeiras 
edições que os semanários, humorísticos 
e noticiosos, dedicaram ao Movimento 
das Forças Armadas – nalguns casos, as 
edições integrais desses mesmos diários 

ou semanários podem ser lidas na Internet, 
uma vez que a Hemeroteca Municipal de 
Lisboa procedeu à sua digitalização, estando 
agora disponíveis em linha na Hemeroteca 
Digital: hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/.
Mas também os convidamos para um 
mergulho mais profundo na história 
do jornalismo em Portugal nos anos 
revolucionários de 74 a 76. Desse salto no 
passado ressaltarão, logo à primeira vista, os 
diferentes olhares jornalísticos, a participação 
ativa da imprensa escrita na luta política 
que marcou decisivamente a Revolução 
de Abril, com repercussões profundas na 
propriedade dos jornais, na sua orientação 
ideológica e, consequentemente, no 
discurso jornalístico oferecido e consumido 
pelo público; finalmente, o aparecimento 
de novos títulos, com um jornalismo mais 
independente, analítico, ou a consolidação 
de projetos jornalísticos que vinham de 
trás, como o Expresso, nascido um ano 

antes, como pronuncio da libertação 
Propondo-se “contribuir para que se 
alcance em Portugal a liberdade de 
informação: liberdade de informar e 
de ser informado”, o Expresso dava o 
mote para o jornalismo escrito que iria 
acompanhar e ajudar à normalização 
institucional e democrática de Portugal.
Esta edição é também uma homenagem 
aos repórteres da escrita e da imagem que 
vieram para a rua nas primeiras horas de 
25 de Abril de 1974 e foram relatando a 
jornada emocionante em que um golpe 
de Estado militar, se foi convertendo 
pelo povo na rua numa Revolução.
Foram as primeiras linhas e as primeiras fotos 
em liberdade e que foram libertando o País. 
Pela primeira vez a Revolução não chegou 
ao País por telégrafo, mas pelas páginas dos 
jornais, as ondas da rádio e as imagens da TV.
Assim chegou a Revolução a todos nós.
Lisboa, 25 de abril de 2014

Na manhã do dia 27 de abril de 1974, 
no Palácio da Cova da Moura, assisti a 
um inolvidável espetáculo de súbita 
e total conversão democrática.
Os diretores dos principais jornais haviam 
sido chamados pelo MFA para uma reunião 
onde se iria falar sobre a recém-adquirida 
liberdade de informação, e como seria 
exercida. Com duas exceções, todos os outros 
presentes fizeram questão de se afirmarem 
partidários de longa data da Imprensa livre, 
invetivaram a Censura e juraram amor eterno 
à Revolução e aos princípios que defendia.
As duas exceções foram Raúl Rego e eu 
próprio. Porquê? Porque eramos os únicos 
que não precisávamos de mudar de posição 
e/ou opinião: sempre nos tínhamos batido 
pela liberdade de informar e ser informado 
(o que, aliás, foi reconhecido pelos militares 
presentes que, logo à chegada, nos pediram 
para ficarmos depois da reunião geral, porque 
queriam pedir-nos ajuda sobre como lidar com a 
maravilhosa novidade do fim da Censura prévia). 
Seria interessante ver como evoluíram 
as primeiras páginas dos principais 
jornais portugueses a partir desse 
dia 27 de abril de 1974…
Em termos gerais, a oportunidade gerada 
pelo levantar da mordaça não foi bem 
aproveitada pela Imprensa escrita.
O PCP e os seus aliados no MFA rapidamente 
tomaram posições nas redações, sancionaram 
quem se lhes opunha, implementaram 
formatos de jornalismo que de jornalismo 
pouco tinham. Os casos paradigmáticos são a 
expulsão de vinte e dois jornalistas do Diário 
de Notícias e a ocupação do República, mas 
a operação foi mais vasta e estendeu-se à 
Televisão e à Rádio (culminando aqui com o 
controlo da Renascença). As Comissões ad 
hoc, constituídas essencialmente por militares 
e a própria 5.ª Divisão (onde eu, por exemplo, 
fui formalmente chamado para defender 
um editorial que não lhes tinha agradado) 
alargaram a sua atuação censória, 
embora exercida em nome dos 

princípios do MFA, aos jornais regionais.
Concluída em setembro de 74, por uma 
Comissão presidida por Sousa Franco e da 
qual fui membro, a nova Lei de Imprensa, 
que criou os Conselhos de Redação (os 
quais, é bom lembrá-lo, já constavam do 
projeto de Lei da Imprensa apresentado por 
Francisco Sá Carneiro e por mim próprio, em 
novembro de 70, à Assembleia Nacional do 
Marcelismo e por esta obviamente chumbado), 
só é publicada em fevereiro de 1975, e aí 
a aceleração histórica já era demasiado 
forte (as nacionalizações dos principais 
títulos ocorrem a seguir ao 11 de Março).
Houve momentos em que o EXPRESSO foi 
o único meio de comunicação social de 
âmbito nacional não submetido ao novo 
esquema de castração dos media. 
Houve fases de pressão tão grande (recorde-se 
o discurso de Almada de Vasco Gonçalves em 
que fomos mimoseados com o tratamento 
de “o pasquim”), que nos vimos obrigados 
a fazer duas edições por semana: a de 
sábado e o EXPRESSO Extra, à quarta-feira.
À descredibilização de muitos dos principais 
títulos, que começou antes do 25 de Abril, por 
excesso de ligação ao Estado Novo, mas da qual 
a maior parte das pessoas não se apercebeu 
(daí, as elevadas circulações, impensáveis, hoje, 
dos três diários do Porto, e de cinco diários de 
Lisboa), seguiu-se, depois do 25 de Abril, o mau 
uso da reconquistada 
liberdade de Imprensa. 
E as consequências 
são conhecidas: 

dos três jornais do Porto, só existe um; dos 
cinco jornais de Lisboa, só sobrevive um.
Claro que, entretanto, apareceram e 
desapareceram novos títulos, alguns 
ainda durante o PREC, que vieram 
modernizar a Imprensa e adequá-la ao 
que dela se pretende em democracia.
Claro que – e isso é o mais importante – o 
jornalismo que hoje se pratica nos jornais é 
incomparavelmente melhor, mais credível, 
mais equilibrado, do que o que existia antes 
do 25 de Abril e do que foi preponderante 
nas fases mais explosivas do período 74/76.
Mas não podemos esquecer que a 
Imprensa escrita enfrenta hoje desafios 
novos suscitados pela revolução digital.
Como não podemos ignorar que o jornalismo 
profissional, competente, de qualidade, é 
essencial para assegurar a reformulação da 
democracia e garantir a liberdade que é uma 
das traves-mestras em que ela assenta.
Por tudo isto – e pelas demais relevantes 
razões elencadas por António Costa no 
depoimento que escreveu para este encarte – é 
importante meditar sobre o que aconteceu 
ao jornalismo português há 40 anos.
É essa reflexão que pretendemos proporcionar 
aos nossos leitores, através desta parceria entre 
o EXPRESSO e a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA.

Lisboa, 25 de abril de 2014.

António Costa
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Francisco Pinto Balsemão
Fundador do Expresso 
e presidente da holding Impresa, SGPS, SA.

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/


5

Com a Revolução de 25 de Abril de 1974, o 
jornalismo escrito em Portugal readquiriu 
uma relevância política que já conhecera 
em outros momentos revolucionários – fora 
assim na Revolução Liberal de 1820 e no 5 
de Outubro de 1910. E isso em muito ficou a 
dever-se à reposição da liberdade de imprensa 
e ao desencadear de uma acesa confrontação 
centrada na definição do regime político a 
instaurar no país. No programa do Movimento 
das Forças Armadas (MFA) ficara definida “a 
convocação, no prazo de um ano, de uma 
Assembleia Nacional Constituinte, eleita por 
sufrágio universal directo e secreto”, pelo que 
a questão da opinião pública reassumiu uma 
enorme importância para as forças políticas que 
se propunham cumprir o jogo democrático.
É o que se descortina nas primeiras páginas 
dos jornais aqui reproduzidas, ainda que 
circunscritas a títulos que já desapareceram 
de circulação. Uns (a maior parte) extintos 
na ressaca da Revolução, como a Época, 
diário oficioso da Acção Nacional Popular (o 
partido único do regime), forçada a cessar a 
publicação a 9 de maio após uma tentativa 
frustrada de aggiornamento; o Novidades, 
órgão do Episcopado Português, desaparecido 
a 3 de maio; o Jornal do Comércio, suspenso 
no final de agosto de 1974 na sequência de 
uma greve dos trabalhadores exigindo o 
afastamento do diretor, Carlos Machado, e 
que voltaria a ser publicado sem nunca mais 
conhecer uma situação estável, extinguindo-se 
de vez a 3 de setembro de 1976; o República, 
vespertino dirigido por Raul Rêgo, que, 
após o “caso República”, sobreviveu com 
muitos sobressaltos até dezembro de 1975; 
o Comércio do Funchal, semanário dirigido 
por Vicente Jorge Silva a partir de junho 
de 1974 que, juntamente com o Notícias 
da Amadora e o Jornal do Fundão, era um 
dos jornais regionais mais lidos, deixando 
de publicar-se em abril de 1976; os jornais 
humorísticos Os Ridículos e Sempre Fixe, 
reaparecidos ainda antes da Revolução, 
mas que não resistiriam ao Verão Quente 
de 1975; ou O Século, um dos históricos da 
imprensa portuguesa, igualmente apanhado 
pela instabilidade política que se seguiu ao 
25 de Abril, e que lhe ditou o fim, a 12 de 
fevereiro de 1977. Outros que soçobraram 
devido a dificuldades económicas, 
embora mais tarde, como o Diário de Lisboa, 
extinto a 30 de novembro de 1990, o Diário 
Popular, no ano seguinte, a 28 de setembro, 
e, uns anos mais tarde, em 2005, A Capital 
e O Comércio do Porto, com os derradeiros 
números datados de 30 de julho – jornais 

que souberam contornar a instabilidade dos 
anos revolucionários de 74 a 76, que chegaram 
mesmo a viver nas décadas seguintes alguns 
momentos de ouro, mas que não ultrapassaram 
os crónicos problemas financeiros e a 
concorrência de novos títulos (como o Público, 
surgido em 1990), mais adaptados (tecnológica 
e profissionalmente) aos desafios colocados por 
um mercado que não lia muitos jornais por dia.
Sem surpresa, a orientação editorial e 
política desses jornais marcou inicialmente 
o tratamento jornalístico que deram à 
Revolução de 25 de Abril de 1974, com 
enfoques diferentes nas suas páginas (que 
podem ser descodificados nos verbetes que 
adiante publicamos sobre cada um deles). 
Em linhas gerais, merece destaque, no dia 25, 
a ausência de notícias sobre o golpe militar 
nos jornais afetos ao regime deposto, como 
a Época, o Jornal do Comércio e o Novidades, 
mas também no matutino O Comércio do 
Porto, “independente e vocacionado para 
a defesa dos comerciantes e industriais 
nortenhos”. O que não deixa de ser 
revelador, pois outros jornais 
saídos de manhã, como O Século, 
cobriram a Revolução, neste 
caso, “fazendo nada mais, 
nada menos de cinco 
edições ao longo do dia 
25 de Abril”; o Diário 
de Notícias optou 
por guardar “um 
cauteloso 

silêncio sobre o movimento militar”, mas 
emendaria a mão com uma 2.ª tiragem 
ainda a 25 de abril com todos os títulos de 
primeira página dedicados ao acontecimento 
revolucionário. Os vespertinos (Diário Popular, 
Diário de Lisboa, A Capital e o República), “com 
a vantagem de saírem para as bancas com o 
movimento em fase muito adiantada, tiveram 
hipóteses de fazer a festa de outra maneira”, 
alinhando num amplo destaque ao “Golpe 
Militar”, “Movimento Militar Triunfante” ou 
“Movimento das Forças Armadas”, consoante 
as diferentes sensibilidades editoriais em 
causa. Única foi a “curiosidade” introduzida 
pelo República, que “residia no facto de, em 
25 de Abril de 1974, o rodapé da sua primeira 
página trazer um misto de anúncio, aviso e 
notícia inédita: «Este jornal não foi visado 
por qualquer comissão de censura»”. (Diário 

de Lisboa, 25.4.1984).

Os semanários, humorísticos e noticiosos, 
beneficiaram amplamente da mesma 
vantagem, não perdendo a oportunidade para, 
nos primeiros números publicados depois 
da Revolução, lhe atribuírem grande ênfase 
nas suas páginas. Como caso paradigmático, 
trazemos para aqui a edição de 27 de abril 
do Sempre Fixe, com chamada de primeira 
página, “Em menos de 24 horas foi liquidado 
um regime de quarenta e oito anos”; mas 
não menos importante é o destaque dado 
à “Selecção de desenhos cortados pela 

Censura em 1969”, 
de João Abel Manta, com 

remissiva para as páginas interiores 
– um dossier que naturalmente exigia 

algum tempo prévio de preparação.
Num contexto de urgência e aprendizagem, 

o jornalismo foi levado a tomar parte 
ativa na luta política e ideológica que 
marcou a Revolução. Ideia que é confirmada 
pelo Relatório do Conselho de Imprensa (RCI), 
quando refere que, após o golpe militar de 
abril, “os jornais passaram a ser carregados 
de ideologia, verificando-se uma explosão 
de tendências abrangendo os leques de 
opções políticas possíveis nas várias fases da 
Revolução”. O inegável entrosamento entre o 
jornalismo escrito e o processo revolucionário 
vivido entre 1974 e 1976 foi tão vasto que 
acarretou transformações significativas ao nível 
da organização das empresas jornalísticas, em 
resultado do “saneamento” ou da mudança de 
muitos dirigentes (administradores, diretores, 
chefes de redação) e da criação de órgãos 
de trabalhadores (conselhos de redação, 
assembleias gerais e plenários); da própria 
maneira de fazer jornalismo, desde logo 
porque passou a ser praticado em liberdade, 
mas também porque a matéria política se 
transformou no elemento caracterizador 
dos órgãos de informação; repercutiu-se 
ainda no plano da propriedade dos órgãos 

de comunicação social, já que por via das 
nacionalizações as maiores empresas passaram 
para a tutela do Estado; e funcionou como 

um forte estímulo para o aparecimento de 
novos títulos e o aumento da procura e 

do consumo de informação jornalística. 
Como ficou registado no referido 

RCI, no Verão Quente de 1975, “foi 
espectacular a subida de tiragens e 

de vendas dos principais jornais, 
com destaque para aqueles que 

se mostraram independentes 
dos órgãos de poder”. Entre os 

“independentes”, o Expresso liderava, 
com tiragens na ordem dos 130.000 

exemplares, mas o Tempo vinha logo atrás, 
com 110.000, seguia-se o Jornal Novo, com 
100.000, O Comércio do Porto, com 95.000, O 
Jornal, com 90.000, A Luta, com 80.000, e O 
Primeiro de Janeiro, com 70.000 exemplares; 
relativamente aos jornais subsidiados pelo 
Estado, com forte influência do PCP ou dos 
partidos de extrema-esquerda, o Diário de 
Notícias era o que tinha tiragens maiores, com 
106.000 exemplares, depois vinha o Diário 
Popular, com 73.000, o Jornal de Notícias, com 
70.000, A Capital, com 60.000, O Século, com 
40.000, muito longe das tiragens conseguidas 
antes do 25 de Abril, o Diário de Lisboa, 
com 38.000, e, em último lugar, o República, 
nesta altura com inúmeras dificuldades para 
sobreviver, com apenas 20.000 exemplares.
Os órgãos de comunicação social foram 
disputados pelas forças políticas, tal como 
aconteceu nos órgãos de poder e nas próprias 
forças militares, pelo que neles se fizeram 
sentir as mesmas tensões, manobras e 
jogos de equilíbrios que marcaram o 
evoluir do processo revolucionário. O 
facto de a Revolução ter sido desencadeada 
através de sinais de rádio foi prenunciador 
desse “despertar” do jornalismo, que o 
regime deposto mantivera como atividade 
profissional desprovida de um sistema de 
ensino e de formação específica; que ainda 
não consensualizara uma ideia sobre o que 
definia e como se devia praticar o jornalismo; 
que era mal remunerada e, de certa forma, 
socialmente desprestigiada. Não incluindo 
nesta caracterização genérica os muitos 
jornalistas que militaram na oposição e que, 
com a sua prosa cifrada, pondo em risco a 
sua própria liberdade e integridade física, 
ajudaram a caldear o ambiente entusiástico 
que acolheu a Revolução de 25 de Abril. O 
retrato-robô que foi possível desenhar a 
partir do perfil dos associados do Sindicato 
dos Jornalistas (SJ) em 1974, não é, de facto, 



6

muito animador: “O jornalista português que 
amanheceu com a Revolução de 25 de Abril 
de 1974 era homem, tinha mais de 45 anos, 
trabalhava predominantemente na imprensa 
escrita em órgãos de comunicação social 
sediados na Área Metropolitana de Lisboa e 
possuía como habilitações literárias o curso 
complementar dos liceus” (FIGUEIRA: 2007). 
A partir dos centros urbanos, a Revolução 
começou por desencadear um movimento 
social muito vivo e transversal, que, no 
quadro da estrutura institucional existente 
(administrativa, empresarial e sindical), 
começou por eleger os seus representantes e 
apresentar as suas reivindicações. Nenhuma 
força partidária, com aspirações a ganhar peso 
eleitoral, procurou contrariar ou demarcar-se 
desta dinâmica, que começou a ganhar corpo e 
voz no próprio dia da Revolução. As empresas 
de comunicação social não ficaram alheias a 
este movimento: os seus trabalhadores 
desenvolveram as suas 

próprias lutas e deram visibilidade à 
descompressão social que a Revolução 
desencadeou. No caderno reivindicativo dos 
trabalhadores das empresas jornalísticas de 
maior dimensão conjugaram-se questões de 
natureza especificamente laboral (horários 
de trabalho, salários, penalizações e direitos 
sindicais) com a exigência do saneamento dos 
dirigentes (administradores, diretores e chefes 
de redação) comprometidos com a ditadura; o 
reconhecimento da autonomia da redação em 
relação à administração; e o direito de participar 
na orientação editorial, através da eleição do 
chefe de redação e da definição (ideológica) 
dos próprios conteúdos informativos. 
Na maioria dos casos, os trabalhadores 
conseguiram ver satisfeitos os seus objetivos. 
Quando as negociações atingiram o impasse 
(O Século e Jornal do Comércio), a forma de 
luta mais corrente foi a greve, mas nalguns 

casos atingiu expressões 
mais radicais como a 

manifestação e 
a ocupação 

de instalações, obrigando à intervenção do 
“poder revolucionário” (Junta de Salvação 
Nacional e Governo Provisório). 
Numa primeira fase (até ao 11 de Março de 
1975), verificaram-se mudanças – quer por 
via da eleição, quer por via da nomeação 
− na direção de vários jornais: A Capital, 
O Comércio do Porto, Diário de Notícias, 
Diário Popular, Jornal do Comércio, Jornal de 
Notícias e O Século. Mas mais importante foi 
a “institucionalização” dos conselhos de 
redação, autónomos da administração. Será 
neles e sobre eles que as tensões e manobras 
vão assumir maior expressão. Estavam, pois, 
criadas as condições para que as práticas 
de jornalismo se alterassem em função 
de critérios políticos e ideológicos e para 
a eclosão de uma conflitualidade interna 
cada vez maior: “Os órgãos de informação 
assemelhavam-se, na fase inicial, a um puzzle 
de mensagens contraditórias, misturadas ao 
sabor da força das células partidárias e dos 
grupos de pressão. A capacidade de análise e 
seleção era diminuta. Confundia-se o essencial 
com o acessório. A informação era servida 
em bruto, mal digerida, tal como saía dos 
palácios governamentais, das sedes partidárias 
ou dos quartéis mais influenciados pelas 

doutrinas partidárias” (MESQUITA: 1993).

No programa do MFA ficaram definidas 
algumas medidas para a comunicação social, 
o que não só traduz o “poder” de persuasão 
e mobilização que lhe era reconhecido, 
como indicia também uma certa expectativa 
quanto ao seu provável “ativismo”. Só 
assim se explica que tenha ficado acautelada 
a questão do seu controlo até à promulgação 
de nova legislação, que, aliás, se pretendia 
célere. Entre as “Medidas Imediatas”, previa-
-se, além da “abolição da censura e exame 
prévio”, a constituição de uma “comissão 
ad-hoc para controlo da imprensa, rádio, 
televisão, teatro e cinema, de carácter 
transitório, directamente dependente da 
Junta de Salvação Nacional”, que era justificada 
pela “necessidade de salvaguardar segredos 
dos aspectos militares e evitar perturbações 
na opinião pública, causadas por agressões 
ideológicas dos meios mais reaccionários”. 
Entre as “Medidas a Curto Prazo”, a concretizar 
durante o Governo Provisório, o programa 
estabelecia a “Promulgação de uma nova Lei de 
Imprensa, Rádio, Televisão, Teatro e Cinema”. 
Quando, em junho de 1974, a nomeação da 
comissão ad-hoc se concretizou, despoletou 

imediatamente 
uma vaga de protestos 

protagonizada pelo SJ, 
jornalistas e a generalidade 
das forças partidárias. O 
desempenho desta comissão 
refletiu, de certa forma, as 
“correntes” político-militares 
preponderantes nos centros 
de poder. No primeiro mês (I 

Governo Provisório, dirigido 
por Adelino Palma Carlos) a 

atuação da comissão fez-se 
sentir sobre a imprensa de âmbito 

nacional conotada com “a esquerda” e 
assumiu particular dureza: em junho, foi 
detido e colocado sob custódia militar o 

diretor interino do semanário Luta Popular, 
José Luís Saldanha Sanches. Mais tarde, em 
agosto, o jornal acabaria por ser suspenso, 
“por agressão ideológica ao MFA” (RCI: 1979). 
No fim de julho, os diários República, A 
Capital e Diário de Lisboa foram suspensos, 
por determinação do então Presidente da 
República, General Spínola. O motivo foi a 
projeção dada a manifestações de militares 
contra o prosseguimento de ações militares 
nas colónias. Este “caso” acabou por redundar 
na demissão dos militares que compunham a 
comissão ad-hoc, por discordarem da decisão 
do presidente, e numa onda de protestos por 
parte de vários jornais, que chegou a afetar 
a oferta de diários. Como o movimento de 
solidariedade prometia generalizar-se “a todos 
os órgãos de informação, incluindo a rádio e a 
televisão, as suspensões foram levantadas. No 
dia 3 de agosto todos os jornais se publicaram” 
(RCI: 1979). A atuação da nova comissão, que 
entrou em funções em setembro de 1974 e 
se manteve até setembro de 1975 (II, III, IV e V 
Governos Provisórios, dirigidos pelo General 
Vasco Gonçalves), fez-se sentir sobretudo 
sobre a imprensa de província. O motivo 
invocado centrava-se em questões de recorte 
ideológico e político, que levaram à aplicação 
de sanções que originaram a suspensão 
de algumas folhas locais e regionais. 
Foi ainda durante este período (13 de setembro 
de 1974) que ficou concluído o projeto da 
nova Lei de Imprensa, que foi submetido a 

debate público. Nela se consagrava a 
existência do “Conselho de Redacção”, 

que seria eleito “por todos os jornalistas 
profissionais que trabalham no periódico”, 

sendo-lhe reconhecidas vastas competências: 
“dar voto favorável ao director, ao director-
-adjunto ou subdirector designados pela 
empresa proprietária, (…) e ao chefe de 
redacção escolhido pelo director”, bem 
como “na definição das linhas de orientação 
do periódico”; “pronunciar-se, com voto 
deliberativo, sobre todos os sectores da vida 
e da orgânica do jornal” relacionados com 
o exercício da actividade dos jornalistas; e 
sobre as “admissões, sanções disciplinares e 
despedimentos”. De referir ainda que, quando a 
Lei de Imprensa foi publicada, a 26 de fevereiro 
de 1975, revelou alguns acrescentos em 
relação ao projeto inicial (art.º 66.º e 67.º) que 
eram limitadores da liberdade de expressão, 
na medida em que previam duras sanções 
para uma série de atos de recorte muito vago, 
como “ultraje, ofensa ou outro ataque” às 
instituições democráticas ou ao MFA, “boato 
ou informação total ou parcialmente errada 
ou deturpada de natureza alarmista”. Mas 
também é possível interpretá-los como “efeito 
colateral” da crise política provocada pela “ala 
spinolista”, com a convocação da Manifestação 
da Maioria Silenciosa, que culminou com 
a demissão de Spínola. Inequivocamente 
são sinais da permeabilidade e interação 
entre a política e o jornalismo escrito que 
caracterizou este período, sendo visível 
uma crescente polarização de posições 
entre o Partido Socialista (apoiado pelas 
forças partidárias à sua direita) e o Partido 
Comunista Português e a constelação de 
pequenos partidos da extrema-esquerda 
(FSP, UDP, MRPP, LCI, FEC-ML, entre outros). 
Foi na sequência do fracassado golpe 
“spinolista” de 11 de Março de 1975, e da 
preponderância que as forças políticas “da 
esquerda” alcançaram, que a comunicação 
social viveu as maiores transformações. 
Sob pressão dos acontecimentos, procedeu-se 
à nacionalização da banca e dos seguros, “o 
que acarretou a estatização dos títulos da 
imprensa diária pertencentes, até então, 
aos grupos económicos mais poderosos”. 
Os diários O Século, Diário Popular, Jornal do 
Comércio, O Comércio do Porto e A Capital 
passaram para o controlo estatal. O Diário de 
Lisboa, embora com capital privado por via do 
Banco Nacional Ultramarino, também ficou 
sob domínio do Estado. O Diário de Notícias e o 
Jornal de Notícias já dependiam dele, antes do 
25 de Abril, através da Caixa Geral de Depósitos. 



8 9

Mantiveram-se no sector privado apenas o 
Primeiro de Janeiro, no Porto, e o República, 
em Lisboa, aos quais se juntava o Expresso – 
fundado a 6 de janeiro de 1973, por Francisco 
Pinto Balsemão, este semanário ganhou grande 
projeção junto do público, revolucionando por 
completo o panorama da imprensa portuguesa. 
Na imprensa estatizada fez-se 
imediatamente refletir a influência das 
forças políticas que dominavam os órgãos de 
poder transitório e o MFA, isto é, o PCP, que 

tinha como aliado Vasco Gonçalves, chefe 
do Governo Provisório, e os pequenos 
partidos da chamada “esquerda radical”, 

com representação entre os 
militares. A confrontação 

político-partidária 

recrudesceu dentro das empresas 
jornalísticas, fazendo estalar novos diferendos 
entre as direções e as redações e entre os 
próprios jornalistas. Foi neste período que 
“se acentuou a influência e a manipulação 
partidária na imprensa, designadamente por 
elementos afectos ao PCP e a organizações 
de extrema-esquerda”, sobretudo através das 
organizações de trabalhadores (RCI: 1979). 
Assistiu-se, então, a uma nova vaga de 
saneamentos e mudanças nas direções dos 
jornais: no Diário de Notícias, com a nomeação 
dos jornalistas Luís de Barros e José Saramago; 
no Diário Popular, onde os trabalhadores 
elegeram Jacinto Baptista; n’A Capital, 
Rudolfo Iriarte substituiu provisoriamente 
David Mourão Ferreira, que se demitiu em 
protesto pela não publicação de um artigo. 
Acentuou-se na “informação estatizada” 

o “tom monolítico e, em muitos casos, 
propagandístico” (RCI: 1979). 
Essa tendência revelou-se numa 
espécie de “proletarização” do 

discurso jornalístico, com um 
enfoque permanente nas questões 
relacionadas com o trabalho, mas 
numa lógica de confrontação 

de “classes”. Um discurso cerzido 
numa linguagem maniqueísta, onde 

abundavam os adjetivos e os chavões 
doutrinários, e que alimentava uma 

permanente crispação social e política. Por 
arrastamento ou “efeito secundário”, projetava-

se a imagem de um poder espartilhado e em 
conflito, incapaz de uma postura concertante 
e construtiva e, de facto, eficaz na resolução 

de problemas concretos e reais. A informação 
e a opinião misturavam-se. Recorria-se ao 

silenciamento de factos relevantes, ao 
empolamento das posições dos líderes 

políticos preferidos. A “sobreexposição 
pública dos adversários políticos 

de cada jornal era notória, 
assim como a utilização de 
fontes (anónimas) sempre 
concordantes com a linha 

editorial do respectivo 
jornal, e a concessão do direito 

à palavra era um exclusivo dos 
autores identificados com o 
pensamento do jornal que os 
citava” (FIGUEIRA: 2007). Essas 
práticas jornalísticas tiveram 
por consequência uma certa 

descredibilização que ficou 
registada no RCI, ainda que a sua 

avaliação final seja positiva: “Se alguns 
jornais − muitos mais do que seria para 

desejar − foram perdendo credibilidade, mercê 
da desorientação que causaram entre o público 
leitor, a verdade, porém, é que a maioria 
deles constitui, especialmente durante 
os períodos mais agudos do processo 
revolucionário, um serviço imprescindível 
para uma massa de leitores verdadeiramente 
inabitual.” (sublinhado nosso)
A vitória alcançada pelo PS (38%) nas 
eleições constituintes de 25 de abril de 
1975, expressão do fracasso da estratégia 
seguida pela “esquerda gonçalvista”, pode 
também ser interpretada como resultado da 
descredibilização da imprensa estatizada, pois 
“apesar da sua esmagadora preponderância 
na informação, o PCP e seus aliados foram 
nitidamente derrotados” (MESQUITA: 1993). 
Mas o que de mais relevante nelas se 
assinalou foi a deflação da expressão 
social do “bloco” das forças partidárias 
da esquerda (PCP e extrema-esquerda) 
e dos respetivos projetos políticos. As 
eleições foram politicamente clarificadoras, 
pondo a nu o distanciamento ou mesmo 
rejeição da maioria da população em relação 
ao rumo que a Revolução tomara. Quando 
se tornou evidente que as forças partidárias 
que dominavam o MFA não tinham intenção 
de fazer refletir na composição do Governo 
o resultado das eleições constituintes, as 
posições políticas radicalizaram-se e o “povo” 
desceu à rua para manifestar que dispensava 
os serviços dos “iluminados” vanguardistas. 
A 11 de maio, eclodiu o “caso República”, jornal 
então dirigido por Raul Rêgo, que ganhou uma 
projeção internacional, suscitando a indignação 
da opinião pública, além de uma crise política 
de monta: o “caso República” culminou mesmo 
com a demissão dos ministros socialistas do 
IV Governo Provisório, a 10 de julho, no dia 
em que o República reapareceu nas bancas, 
produzido por uma equipa «recrutada nos 
meios da extrema-esquerda», sob a direção 
de um militar. Poucos dias depois, o Partido 
Popular Democrático decidiu também demitir-
-se do Governo. Outros “casos” de grande 
impacto na opinião pública eclodiram na Rádio 
Renascença, que foi ocupada pela extrema-
-esquerda (18 de junho), despoletando uma 
manifestação de protesto dos católicos; e 
no Diário de Notícias (18 de agosto), do qual 
foram saneados 22 jornalistas, por decisão 
do plenário de trabalhadores, e pela razão 
de se terem manifestado contra a orientação 
ideológica que estava a ser seguida. 
Ainda no plano da imprensa, configurando um 
esforço para romper com o “monopolismo” e 
hostilidade que reinava na imprensa estatizada, 

e dar visibilidade aos projetos políticos 
assentes no modelo democrático-parlamentar 
pluralista, assistiu-se ao aparecimento 
de alguns projetos editorais inovadores. 
Assumindo uma oposição ao binómio PCP- 
-Vasco Gonçalves, praticavam um jornalismo 
mais independente, analítico, orientado 
pela vontade de informar os leitores, 
oferecendo-lhes uma confrontação com 
as opções políticas que estavam em jogo: 
o Jornal Novo (abril de 75, dirigido por Artur 
Portela), A Luta (agosto de 75, de Raul Rêgo), 
os semanários O Tempo (maio de 75, dirigido 
por Nuno Rocha) e O Jornal (maio de 75, de 
Joaquim Letria), embora alguns destes jornais 
estivessem conotados com as forças políticas 
que combatiam a influência do PCP e da 
extrema-esquerda, desde logo o PS e o PPD.
No seio do MFA começa também a destacar-
-se uma corrente “moderada”, sintonizada 
com o PS, o PPD e o CDS, e que vem a 
ganhar visibilidade através do Documento 
dos Nove, em referência ao grupo de nove 
oficiais que o apoia, constituindo-se como 
ponto aglutinador de todas as forças políticas 
que pretendiam fazer infletir o processo 
revolucionário. Propósito que foi atingido 
com as movimentações militares de 25 de 
Novembro de 1975. O período subsequente 
ficou marcado pela neutralização das 
forças do PCP e da extrema-esquerda 
na imprensa nacionalizada, que se 
consubstanciou na demissão dos dirigentes 
administrativos, na dissolução dos corpos 
sociais e na suspensão de algumas 
publicações até que fossem nomeadas 
novas administrações. Imediatamente 
se fizeram ouvir vozes a denunciar uma 
partidarização dos jornais entre o PS e 
o PCP. Não obstante a acalmia política 
e social, por contraste com o período 
anterior, continuaram a eclodir “casos” 
de natureza conflituosa entre o poder 
revolucionário e os órgãos de informação 
(O Diabo e o SOL), as administrações 
e os trabalhadores (República) ou as 
administrações e as direções (o Jornal 
Novo e O Século Hoje). Desenharam-se 
também alguns projetos governativos 
para reestruturar a imprensa 
nacionalizada e encontrar solução para 
a situação de insolvência financeira, 
generalizada, em que se encontrava.
Lisboa, 25 de abril de 2014

SABER MAIS 
BAPTISTA, Carla, e CORREIA, Fernando 
– Jornalistas. Do Ofício à Profissão. 
Mudanças no Jornalismo Português 
(1956-1968). Lisboa: Caminho, 2007.
BAPTISTA, Carla – Apogeu, morte e 
ressurreição da política nos jornais 
portugueses. Do século XIX ao Marcelismo. 
Lisboa: Escritório Editora, 2012.
FIGUEIRA, João – Os Jornais Como Actores 
Políticos. O Diário de Notícias, Expresso 
e Jornal Novo no Verão quente de 1975. 
Coimbra: Minerva Coimbra, 2007. 
FRANCO, Graça – A Censura à Imprensa 
(1820-1974). Lisboa: Imprensa 
Nacional-Casa da Moeda, 1993.
GOMES, Pedro Marques – “A Imprensa na 
Revolução Portuguesa: o caso do Diário de 
Notícias (1974-1975)”, in Estudos em Jornalismo 
e Media, Vol. 9 (2), 2012, pp. 368-382. 
IDEM – Os Saneamentos Políticos no Diário 
de Notícias. Lisboa: Alêtheia, 2014. 
LEMOS, Mário Matos e – Jornais Diários 
Portugueses do Século XX. Um Dicionário. 
Coimbra: Ariadne Editora/CEIS20, 2006.
MACEDO, Jorge Borges de – "A opinião pública 
na História e a História na opinião pública”, in 
Estratégia. Revista de Estudos Internacionais, 
Lisboa, N.º 1 (1986), pp. 47-59.
MATOS, Álvaro Costa de – “Bairro 
Alto, Capital da Imprensa 

Portuguesa”, in Bairro Alto. Mutações e 
Convivências Pacíficas. Lisboa: Arquivo 
Municipal de Lisboa, 2012, pp. 111-134.
MESQUITA, Mário – “Os Meios de 
Comunicação Social”, in Portugal. 20 Anos 
de Democracia (Coord. António Reis).  Lisboa: 
Círculo de Leitores, 1993, pp. 360-405.
PALLA, Maria Antónia – “A renovação da 
imprensa apesar da censura”, in Portugal 
Contemporâneo (Dir. António Reis), Vol. 5. 
Lisboa: Publicações Alfa, 1989, pp. 207-220.
ROCHA, Nuno – “Os meios de comunicação após 
a Revolução dos Cravos (1974-1996)”, in História 
da Imprensa (Coord. Alejandro Pizarroso Quintero). 
Lisboa: Planeta Editora, 1996, pp. 369-396.
TENGARINHA, José – História da Imprensa 
Periódica Portuguesa. 2.ª ed. revista e 
aumentada. Lisboa: Caminho, 1989.
IDEM – Imprensa e Opinião Pública em 
Portugal. Coimbra: Minerva, 2006.
Relatório do Conselho de Imprensa. A 
Imprensa Escrita em Portugal (Abril de 
1974 a Julho de 1975). Lisboa: Edição 
do Conselho de Imprensa, 1979. 



10 11



12 13



14 15



16 17



18 19



20 21



22 23



24 25



26 27



28 29



30 31



32 33



34 35

Apareceu na tarde de 21 de fevereiro 
de 1968, por iniciativa de um grupo 
de 10 jornalistas, que criou a empre-
sa Sociedade Gráfica de A Capital, 
SARL. Começou por ser dirigida por 
Norberto Lopes e Mário Neves, que 
evocaram o legado do saudoso “diá-
rio republicano da noite”, e afirmaram 
a sua independência política e finan-
ceira. Extinguiu-se em 30 de julho 
de 2005. Em Abril de 1974, estava 
sedeada na rua Joaquim António de 
Aguiar. Parte do seu capital pertencia 
agora à banca. A nova direção, con-
fiada dois meses antes a Henrique 
Martins de Carvalho, coadjuvado por 
José Júlio Gonçalves, fora mandatada 
para alinhar (politicamente) o discur-
so produzido por alguns redatores. A 
julgar pelos carateres desmesurados 
que enchem por completo a primei-
ra página da edição de 25, alguma 
tensão se acumulara. Num grito apre-
goavam: “Golpe militar: Movimento 
das Forças Armadas desencadeia ac-
ção de madrugada”. Embora aquele 
padrão gráfico, definido pela escala 
inusitada, fosse típico deste jornal, 
naquele dia parecia ampliado pela 
força do que comunicava. Na página 
seguinte, um imenso “Apelo à calma e 
ao civismo” dá o tom à narrativa cro-
nológica dos acontecimentos, que 
se desenvolve pelas outras. As fotos, 
grandes também, mostram uma ci-
dade povoada de tropas, tudo gente 
comum, em movimento ou conversa 
descontraída. Os comunicados emi-

tidos pela rádio e algumas “breves” 
sobre o curso da Revolução pelo país 
completaram esta primeira aborda-
gem. Faziam parte da redação mais 
de três dezenas de jornalistas, entre 
os quais: Rodolfo Iriarte, Cáceres Mon-
teiro, Apio Sottomayor, Maria Teresa 
Horta, Pedro Vieira, Silva Marta, etc. 
No dia seguinte, o maior destaque foi 
concedido ao programa da Junta de 
Salvação Nacional, apresentado num 
encontro com a imprensa. Mas o que 
podia marcar a diferença eram as his-
tórias vividas pelos repórteres na ci-
dade, por isso ninguém lhes regateou 
o espaço para que partilhassem os 
seus testemunhos, que transpiram a 
mesma emoção que se vivia nas ruas. 
Distanciamento e isenção parecem 
impossíveis de cumprir. Os jornalistas 
d’A Capital viveram a Revolução e de-
fenderam-na sem reservas, ao ponto 
de lançarem sentenças contra os po-
pulares que não tinham respeitado 
os apelos do MFA: “Come hoje pão 
seco quem o açambarcou ontem”. 
As fotos revelavam agora o rosto dos 
líderes emergentes, sobretudo o do 
general Spínola e outros membros da 
Junta de Salvação, e o povo nas ruas 
em festa. Mas a imagem do jornalista 
Mário Ventura Henriques, no pátio da 
prisão de Caxias, de mãos no rosto 
a tentar suster a comoção, reproduz 
como nenhuma outra a descompres-
são que modelou aqueles dias.
Rita Correia

Jornal semanário, começou a editar- 
-se em setembro de 1934, proprieda-
de da Empresa Gráfica Comércio do 
Funchal e dirigido por Álvaro M. Tei-
xeira. Em 25 de abril de 1974 tinha a 
redação e administração no Funchal, 
na rua do Carmo, n.º 23, 2.º. Era com-
posto e impresso na Tipografia Mi-
nerva, na rua dos Netos, n.º 20. O seu 
diretor e proprietário era João Carlos 
da Veiga Pestana, que o adquirira em 
1967. Jornal regional de projeção na-
cional, político e de esquerda, o “jor-
nal cor-de-rosa”, como era conhecido, 
atravessava um “período de ouro”, 
conhecendo tiragens da ordem dos 
14 a 15 mil exemplares. Em torno de 
um dos seus principais dinamizado-
res – Vicente Jorge Silva, que viria a 
ser diretor interino do jornal a partir 
de junho de 1974 – constituiu-se um 
corpo de colaboradores que integra-
va nomes como António Mega Ferrei-
ra, Fernando Dacosta, José António 
Barreiros, José Manuel Barroso, Júlio 
Henriques, além de jovens jornalistas 
do arquipélago, como Luís Maria An-
gélica, Ricardo França Jardim ou José 
Maria Amador. Com um histórico 
consolidado de oposição ao regime, 

a primeira edição imediata à Revo-
lução com circulação no Continente, 
em 9 de maio (a edição especial sobre 
o 25 de Abril, com uma tiragem de 
10.000 exemplares, teve circulação 
exclusiva na Madeira), com a imagem 
da manifestação do 1.º de Maio no 
Funchal com honras de capa, apre-
senta uma continuidade com a linha 
editorial anterior, com as habituais 
matérias sociais (condições de vida e 
de trabalho), mas agora libertas dos 
condicionalismos da censura prévia, 
e por isso mais assertivas no ataque 
ao colonialismo e às estruturas do an-
terior regime (que adjetiva reiterada-
mente de “fascista”), no tratamento 
da questão do movimento operário 
ou nas interrogações sobre os futuros 
jogos de coligação partidários. Em 
editorial, o Comércio do Funchal pers-
petiva para si mesmo um posiciona-
mento distinto na conjuntura que se 
inaugurava, menos noticioso e mais 
de intervenção no debate ideológi-
co já em marcha. Só o faria até 24 de 
abril de 1976, data em que publicou o 
seu último número. 
João Carlos Oliveira

Há 40 anos, O Comércio do Porto já era 
um clássico da imprensa portuguesa. 
Originário de O Commercio (1854), foi 
a mais antiga escola de jornalismo e 
pioneiro em ações filantrópicas, ul-
trapassando ditaduras e censuras, 
extinguindo-se (2005) quando era 
o mais antigo jornal do continente 
português. Segundo o cabeçalho da 
época, teve como fundadores Henri-
que Carlos de Miranda e Manuel de 
Sousa Carqueja, Francisco de Sousa 
Carqueja e Bento Carqueja. Em 1974, 
era dirigido pelo economista Alí-
pio Dias, desde dezembro passado, 
mantendo-se nessa função até 15 de 
maio. A empresa era, desde setembro 
de 1973, propriedade do Grupo Qui-
na (70%) e da família Seara Cardoso. 
Na madrugada da mudança de regi-
me, desde as 4h30 que a redação da 
Avenida dos Aliados acompanhava a 
evolução dos acontecimentos, mas 
não consegue noticiá-los na edição 
da manhã. Na primeira página desta 
edição, dá conta de que, nesse pre-
ciso dia, passavam 100 anos sobre o 
nascimento do inventor italiano Mar-
coni, o “Pai da Rádio”, precisamente 
a 25 de abril de 1874. Esse artigo de 
O Comércio do Porto fora escrito na 
véspera, mal se supondo que a Rá-

dio viria a ser fundamental na eclo-
são revolucionária deste 25 de Abril, 
em Portugal. Uma coincidência do 
tamanho da própria importância da 
transmissão radiotelegráfica inven-
tada pelo aniversariante póstumo. E, 
no dia em que a imprensa não parou 
(em Lisboa e no Porto), este diário 
portuense publicaria, por volta das 
18h30, uma segunda edição, agora 
com o relato pormenorizado e muito 
ilustrado do golpe militar. A do dia 
seguinte, 26 de abril, destaca na sua 
primeira página uma foto captada 
em Lisboa e outra no Porto, acompa-
nhadas das fotos de cinco elementos 
da Junta de Salvação Nacional pre-
sentes na RTP. Nas páginas interiores, 
as notícias sobre o acontecimento 
ocupam as cinco destinadas à secção 
“Nacional”. Imediatamente após o 25 
de Abril, O Comércio do Porto assu-
miu-se contra a anarquia e defendeu 
a ordem e o respeito pelo Estado de 
direito, o que fez subir as tiragens 
para mais de 100.000 exemplares 
por dia, face aos 30.000 que regista-
va anteriormente, vivendo, nos anos 
ulteriores, alguns períodos de forte 
interesse por parte dos leitores. 
Jorge Mangorrinha

O COMÉRCIO DO PORTO

A CAPITAL

Apregoado pela primeira vez a 7 de 
abril de 1921, manteve-se até 30 
de novembro de 1990. A iniciativa 
coube ao banqueiro António Viei-
ra Pinto, mas uns meses depois o 
jornal passou a ser propriedade da 
Renascença Gráfica, Lda. Joaquim 
Manso, um dos acionistas, assumiu 
a direção e manteve-a até 1956. Este 
título nasceu sob o signo das liber-
dades ameaçadas e pouco depois 
estranguladas pelo regime ditatorial 
do Estado Novo. Nunca lhe mereceu 
simpatia, pelo contrário. O Diário de 
Lisboa manteve sempre uma postu-
ra vigilante e tão crítica quanto era 
possível ser naquele tempo. Em abril 
de 74, estava instalado na rua Luz 
Soriano, no Bairro Alto. Era dirigido 
por António Pedro Ruela Ramos, e 
contava com uma equipa de mais 
de 30 redatores: Armando Pereira da 
Silva, Fernanda Mestrinho, José Freire 
Antunes, Luis Sttau Monteiro, Maria 
Judite Carvalho, Mário Castrim, Nuno 
Rocha, Urbano Tavares Rodrigues… 
Como outros vespertinos, quando 
saiu para as bancas já a Revolução 
ia adiantada, dedicando-lhe 7 das 
28 páginas do caderno principal. Fez 
manchete com os comunicados do 
MFA, a rendição de Marcelo Caetano 
no quartel do Carmo, e a assunção do 

poder pelo general Spínola. Os seus 
repórteres fizeram a história dos prin-
cipais acontecimentos em Lisboa, 
reproduzindo o entusiasmo que se 
vivia nas ruas. Noticiou o desenrolar 
da Revolução no país, as primeiras 
reações nas colónias e, em nota iróni-
ca, fez título da “Falta de quórum na 
Assembleia Nacional” naquele dia. A 
edição esgotou-se, obrigando a ati-
var as rotativas uma segunda vez. A 
edição do dia seguinte, 26 de abril, 
foi quase toda dedicada à Revolução, 
16 das 20 páginas. O relato dos prin-
cipais acontecimentos da manhã de 
Lisboa – apresentação do programa 
do MFA e da Junta de Salvação Nacio-
nal, no quartel da Pontinha (8h); ocu-
pação de Caxias e a libertação dos 
presos políticos (8h30); rendição da 
PIDE-DGS, na rua António Maria Car-
doso (9h30) – fizeram a primeira pá-
gina, desenvolvendo-se por outras. A 
foto do “minuto zero” remetia ainda 
para o Largo do Carmo. Alguns epi-
sódios de resistência registados pelo 
país; o balanço dos mortos e feridos; 
a reação dos movimentos de liberta-
ção africanos; o impacto na imprensa 
estrangeira e nas instituições interna-
cionais também mereceram atenção. 
Como na véspera, extraiu 2.ª edição. 
Rita Correia

DIÁRIO DE LISBOA



36 37

Matutino oficial do Episcopado Por-
tuguês, publicou-se entre 1923 e 
1974, tendo por redatores nomes 
como Monsenhor Moreira das Neves, 
o Pe. Miguel de Oliveira, Sebastião da 
Silva Dias ou Rogério Martins. Aco-
lheu nas suas páginas alguns artigos 
de Salazar antes de este sobraçar a 
pasta das Finanças. Em abril de 1974 
era dirigido (desde 1948) pelo Pe. 
António Avelino Gonçalves (havia 
sido secretário-geral da Acção Ca-
tólica Portuguesa), que era também 
seu redator principal, e estava sedia-
do na rua de Santa Marta, n.º 48. Era 
propriedade da União Gráfica, SARL, 
empresa editorial do Patriarcado. A 
edição deste jornal de 25 de abril de 
1974 não contém referências à Revo-
lução desse dia, por incompatibilida-
de entre a hora de fecho de um matu-
tino e o decurso dos acontecimentos 
— incompatibilidade que os diários 
alinhados com o regime deposto não 
procuraram suprir em edições poste-
riores, como outros títulos fizeram. Só 
a 26, numa edição reduzida a quatro 
páginas (metade das habituais oito), 

o Novidades dará conta da Revolu-
ção, dedicando-lhe a primeira e últi-
ma páginas. À manchete da primeira 
página, “Após amplo Movimento das 
Forças Armadas uma Junta de Salva-
ção Nacional tomou conta do Gover-
no” (matéria continuada na última), 
seguem-se as transcrições da pro-
clamação distribuída em Santarém e 
dos comunicados do MFA aos micro-
fones do Rádio Clube Português, e 
dá-se conta da sessão legislativa que 
não se cumpriu — tudo acompanha-
do de três fotografias das operações 
militares em vários pontos da cidade; 
na última página continuam-se estas 
matérias e descreve-se o movimento 
militar no Porto. O exemplar do Novi-
dades de dia 27, regressando ao for-
mato de oito páginas, dará mais am-
pla cobertura à sequência da Revolu-
ção. Mas o jornal torna-se intermiten-
te: não se publica no dia 29, retoma a 
30, interrompe publicação após o 1.º 
de Maio e volta, finalmente, no dia 3 
de maio para um último número. 
Pedro Teixeira Mesquita

Começou a publicar-se a 22 de se-
tembro de 1942 e extinguiu-se a 28 
de setembro de 1991. Propriedade 
da Sociedade Industrial de Imprensa, 
o vespertino ficou sob a direção de 
António Tinoco. Nascido nos anos áu-
reos do Estado Novo, o jornal revelou 
sempre uma lealdade militante ao re-
gime. À data da Revolução, tinha sede 
na rua Luz Soriano, no Bairro Alto. 
Martinho Nobre de Melo assegura-
va a direção, e do corpo da redação 
faziam parte: Fernando Teixeira, Acá-
cio Barradas, Jacinto Batista, Manuel 
Magro, Rego Chaves, entre outros. 
Dada a sua orientação, não se estra-
nha o tom contrafeito das primeiras 
notícias da edição de 25 de abril. 
Destacou os episódios que testemu-
nhavam a resistência oferecida pelas 
forças militares fiéis ao regime, como 
aquele que foi reportado na foto da 
primeira página e que a legenda es-
clarece: “A meio da manhã, na rua do 
Arsenal, frente a frente forças fieis ao 
Governo e forças revolucionárias”. No 
interior, fotos, títulos e prosa recriam 
um ambiente de tensão, confronto 
militar: “Alarme numa cidade com 
ruas desertas”; “No Cais do Sodré: 
tropas fiéis ao governo”. Através de 
um discurso vago e confuso procura-
va persuadir-se o leitor de que nada 

estava resolvido. Noticiaram a deslo-
cação de tropas, de vários quartéis, 
para Lisboa ou com “destino desco-
nhecido”; e referenciaram o MFA com 
diversas designações, como “forças 
militares”, “movimento militar”, “for-
ças sublevadas”, “dissidentes”, “revolu-
cionárias”, etc., que se cruzavam sem 
critério: “A Emissora Nacional ocupa-
da pelos militares difunde os comuni-
cados das forças sublevadas”. No dia 
seguinte, o Diário Popular usou um 
discurso mais festivo e fotos também. 
O tema que mereceu mais atenção 
foi o da apresentação da Junta de 
Salvação Nacional, que chamou logo 
à primeira página, ilustrando-a com 
uma foto do general Spínola. Mas 
silenciaram os disparos feitos sobre 
a multidão a partir da sede da DGS, 
anunciando uma rendição “Sem tiros 
nem violência”. Noticiaram as cinco 
edições extraídas no dia anterior e 
vangloriaram-se de terem sido os 
primeiros a reproduzir a proclamação 
do MFA. O regresso à “normalidade” 
do quotidiano na capital e no país, o 
ambiente no ultramar, as reações de 
instâncias internacionais e o impacto 
na imprensa estrangeira mereceram 
ainda a sua atenção. 
 Rita Correia

DIÁRIO POPULAR

Matutino oficioso da Acção Nacional 
Popular, tinha iniciado publicação a 
1 de fevereiro de 1972, substituindo 
dois órgãos ligados ao regime e en-
tretanto extintos: A Voz (1927-1971, 
a qual, por sua vez, substituíra outra 
Época) e o Diário da Manhã (1931-
1971). Propriedade da Companhia 
Nacional Editora era seu diretor Bar-
radas de Oliveira e estava sediado 
em Lisboa, na rua da Misericórdia, n.º 
95. A edição de 25 de abril de 1974 é 
omissa em relação aos acontecimen-
tos dessa madrugada, devido à hora 
de fecho prematura do jornal. Ironi-
camente, o editorial desse dia (não 
assinado) menoriza as movimenta-
ções oposicionistas contra o regime, 
considerando que “todos os anos, 
por esta altura, o aparelho de propa-
ganda e agitação do Partido Comu-
nista [adiante referirá Mário Soares] 
funciona a todo o vapor para uma 
larga campanha de ataque ao Gover-
no Português. […] Costuma passar 
com os pós de Maio”. Nesse ano não 
passou… O jornal de dia 26 já faz 
referência — sem entusiasmo nem 
reprovação — ao movimento militar, 
sendo praticamente a única matéria 
noticiosa desta edição reduzida (con-
ta só um caderno de oito páginas, 
metade das edições normais). Na pri-

meira página, à manchete de que “um 
movimento militar depõe o governo” 
segue-se o resumo da proclamação 
da Junta de Salvação Nacional (des-
tacando-se as garantias de manuten-
ção da pluricontinentalidade do país) 
e a descrição das operações militares 
executadas, partilhando a mancha 
com duas fotografias tiradas no Largo 
do Carmo, uma da multidão, outra de 
Spínola; nas terceira e oitava páginas 
contam-se um editorial louvando a 
serenidade com que se desenrolou a 
Revolução, notícias sobre a colabora-
ção popular no Porto com as Forças 
Armadas e a ausência de incidentes 
em Santarém, e dá-se o rol de feri-
dos na jornada; noticia-se ainda que 
a sessão legislativa de dia 25 não se 
realizou por falta de quórum (página 
8) e publica-se fotografia do hemi-
ciclo com os deputados presentes 
(página 3). O jornal interrompe a pu-
blicação neste mesmo dia 26, sendo 
retomada a 28 seguinte com outro 
diretor (José Manuel Pintasilgo), um 
título modificado (A Época e, depois, 
A Época Livre) e nova orientação. A 3 
de maio o diretor é substituído por 
uma Comissão de Redação, mas o 
jornal só durará até dia nove. 
Pedro Teixeira Mesquita

ÉPOCA
NOVIDADES

Matutino lisboeta, começou a pu-
blicar-se em 17 de outubro de 1853, 
propriedade de João Pereira da Silva 
e Mateus Pereira de Almeida e Silva, 
com redação, administração e tipo-
grafia na Rua de Belver, ao Bairro Alto, 
mais tarde renomeada rua Dr. Luís 
de Almeida Albuquerque, no n.º 5. 
O enfoque nos assuntos comerciais 
permite defini-lo, nas primeiras dé-
cadas, como órgão de classe, empe-
nhado na prosperidade económica 
do país. O ano de 1971 traz uma mu-
dança de paradigma na história des-
te jornal que, de diário económico e 
financeiro, passa a jornal de grande 
informação. Tendencialmente apolí-
tico, condição reiterada em múltiplos 
editoriais, adaptou-se à sucessão de 
regimes que marcaram o século XX 
português. Motivo pelo qual, no con-
texto da ditadura, é conotado com 
o regime. Em 25 de abril de 1974, a 
direção do jornal cabia a Carlos Ro-
drigues Machado, que ocupara o 
cargo em 12 de março desse ano (era 
diretor-interino desde 16 de agos-
to de 1972) e o manteria apenas até 
22 de agosto de 1974, por exigência 
dos trabalhadores, que entraram em 
greve e ocuparam o jornal, exigindo 
o seu afastamento, sob acusação de 
simpatia para com o regime deposto 
e de imposição de uma linha editorial 
de extrema-direita. A fase revolucio-
nária do jornal, após uma interrup-

ção de mais de 5 meses, chegaria ao 
fim em 3 de setembro de 1976, com 
o seu encerramento definitivo. Era 
então, com 123 anos, "o diário mais 
antigo do País", divisa que ostentava 
há décadas sobre o seu cabeçalho. A 
edição de dia 25 não contempla qual-
quer informação sobre o movimento, 
mas no dia 26 de abril a “rendição in-
condicional do Governo”, a proclama-
ção da Junta de Salvação Nacional, 
as manifestações de apoio popular 
ao Movimento e o exílio de Améri-
co Tomás e Marcelo Caetano fazem 
manchete, assuntos desenvolvidos 
nas 11 páginas seguintes, com re-
portagens de Afonso Rato, Amâncio 
Resende, Costa Garcez, David Lopes, 
Gomes Barbosa, Grego Esteves, Gus-
tavo Rosa, João Rosa, José Carneiro, 
Manuel Alpedrinha, Manuel Giraldes, 
Manuel Neto, Rocha Vieira e Vítor 
Serra, cobrindo os acontecimentos 
em Lisboa e no país, dando conta do 
“estado de espírito” nas colónias e 
das reações no estrangeiro. Notícias 
dispersas sobre o encerramento de 
organismos bancários, perturbações 
na circulação de transportes, inter-
rupção na distribuição dos CTT, difi-
culdades nas ligações telefónicas ou 
a “firmeza do escudo” no mercado 
cambial deixam revelar a justificada 
importância que as matérias econó-
micas assumiam neste jornal. 
João Carlos Oliveira

JORNAL DO COMÉRCIO



38 39

Título fundado por António José de 
Almeida em 1911, iniciou uma 2.ª sé-
rie em 1930, sob a direção sucessiva 
de Joaquim Ribeiro de Carvalho e de 
Jaime Carvalhão Duarte. Era, desde 
agosto de 1972, dirigido por Raul 
Rêgo e tinha por chefe de redação 
Vítor Direito, liderando uma equipa 
onde se contavam, entre outros, Má-
rio Mesquita, Fernando Assis Pacheco, 
Jaime Gama, Alberto Arons de Carva-
lho, Pedro Foyos, José Jorge Letria, 
José Martins Garcia e Álvaro Guerra 
— e que vinha consistentemente 
aumentando tiragens e convertera 
o República no mais influente diário 
oposicionista nacional não clandesti-
no. Estava instalado na rua da Miseri-
córdia, n.º 116, e era propriedade da 
Editorial República, maioritariamente 
detida por dirigentes da oposição so-
cialista. O República constituiu-se, nos 
dias anteriores à Revolução, como 
centro de apoio civil às operações 
militares, particularmente pela ação 
de Álvaro Guerra: na edição de 24 de 
abril, uma discreta nota chamava a 
atenção para o programa radiofónico 
“Limite”, que emitiria a senha Grândo-
la, vila morena. No dia 25, depois de 
o seu diretor se recusar de viva voz 
a enviar provas ao Exame Prévio, o 
República saiu à rua com uma tarja 
em rodapé de primeira página anun-
ciando que “Este jornal não foi visado 
por qualquer comissão de censura”. 
A manchete categórica — “As Forças 

Armadas tomaram o poder” — não 
era ainda, à hora de publicação do 
vespertino, factual, relevando mais 
do desejo e da necessidade de mo-
bilizar os meios populares: a rendição 
do Carmo só ocorreria horas mais 
tarde. Estes elementos, tarja e man-
chete, bem como a maior parte do 
conteúdo da edição — mais reduzida 
em páginas do que o habitual, mas 
inteiramente dedicada à Revolução 
—, manter-se-iam ao longo das (pelo 
menos) três edições do República pu-
blicadas nesse dia, sucessivamente 
atualizadas entre si mas idênticas nos 
seus elementos essenciais. Os cami-
nhos da Revolução continuaram a ser 
copiosamente noticiados e comenta-
dos em múltiplas edições diárias dos 
números subsequentes do República. 
Em maio de 1975, a deflagração do 
“caso República”, com a ocupação do 
jornal por um setor radical e a expul-
são dos seus corpos dirigentes e reda-
toriais, levou à queda do IV Governo 
Provisório, em julho seguinte. O Re-
pública, já descaracterizado, cessaria 
publicação a 22 de dezembro desse 
ano. Entretanto, as direção e redação 
saneadas lançaram o Jornal do Caso 
República (maio-julho de 1975) e A 
Luta (agosto de 1975-1979). Em 1976, 
Raul Rêgo seria internacionalmente 
distinguido com a Pena de Ouro da 
Liberdade, pela sua atividade em prol 
da liberdade de expressão. 
Pedro Teixeira Mesquita

Nas vésperas do 25 de Abril, as difi-
culdades financeiras do povo por-
tuguês, o futebol e os festivais da 
canção (da RTP e o eurovisivo) eram 
temas propalados nas páginas de Os 
Ridículos, na série editada em 1974 
e 1975 e dirigida por Silva Nobre, na 
rua do Conde Redondo (n.º 12), em 
Lisboa. A edição de 27 de abril abre 
com uma frase premonitória: “Já es-
tão fartos de me aconselhar a ir para 
a política… mas eu gostava mais de 
um emprego decente e honesto!” (Zé 
Povinho). Foi escrita e editada antes 
do pronunciamento militar, pois o 
“mais antigo semanário humorístico 
português” esperaria mais de uma 
semana após os acontecimentos do 
25 de Abril para a eles se referir (4 de 
maio). A capa é elucidativa: sob um 
fundo vermelho e o perfil de uma 
fábrica, um operário exalta o seu 
contentamento, de punhos cerrados, 
exclamando: “Que limpeza só numa 
semana!!..”. O desenho é de Ferra, 
caricaturista de serviço deste sema-
nário. Aliás, é dele a maior parte das 
referências à mudança de regime. 
Nas páginas interiores, desenha as 
caricaturas imaginadas de cinco figu-
ras em redor de um Zé Povinho que 

parte as grades da prisão. A eles, per-
gunta-se: “Ora conte-nos que pensa 
do 25 de Abril”. – “Eu julgava que sa-
bia o que era porrada!” (ex-P.I.D.E./D.
G.S.), “O que é que eu hei-de cortar 
agora? Mas só tenho tesoura… não 
tenho serrote!...” (ex-Censor), “Agora 
é que eu quero ver para que serve o 
desemprego” (ex-Tachista), “Estou de-
sempregado só porque aquele tipo 
se esqueceu dos canhões em casa!... 
(ex-Legionário), “Deixa passar esta 
linda brincadeira… do bailinho da 
Madeira! Olha se não me abaixo!...” 
(Marcelo [Caetano]) e “Mais vale tarde 
do que nunca” (Zé Povinho). Os textos 
que à mudança se referem ironizam, 
por exemplo, aqueles que, afinal, se 
diziam nunca ter sido alinhados com 
o regime deposto, ou uma entrevista 
televisiva a um alfaiate do povo que 
se alegra pela quantidade de casa-
cas para virar e, ainda, a passagem à 
primeira divisão do clube de todos 
nós… Portugal. O tema da mudança 
de regime ainda se sentiria, com na-
tural destaque, em edições seguintes 
deste semanário, que não ultrapassa-
ria o Verão Quente (1975). 
Jorge Mangorrinha

Apresentado ao público em 15 de 
dezembro de 1880 num número-
-programa redigido pelo seu diretor-
fundador, Magalhães Lima, O Século 
iniciou a publicação regular em 4 de 
janeiro de 1881, como diário político 
matutino, de propaganda republi-
cana. Ainda em finais do século XIX, 
mudanças na estrutura diretiva impu-
seram-lhe um novo perfil, assumindo 
a orientação informativa que o viria a 
firmar como "o jornal de maior circu-
lação em Portugal", divisa que a partir 
do início da década de 1920 passa a 
constar do seu cabeçalho. Nacionali-
zado em 23 de julho de 1976, viria a 
ser extinto, por decisão do Conselho 
de Ministros, em 7 de dezembro de 
1979. Em 25 de abril de 1974, era pro-
priedade da Sociedade Nacional de 
Tipografia (ligada ao grupo Jorge de 
Brito), com administração, redação, 
composição e impressão estabeleci-
das no Bairro Alto, nos n.ºs 41 a 63 da 
rua a que dera o nome, por edital de 
18 de novembro de 1910. Mantinha 
o seu prestígio como referencial de 
qualidade informativa e autêntica 
escola de jornalistas. O seu diretor 
de então, Manuel Figueira (definido 
por alguns como “apoiante do Mar-
celismo, mas não acrítico”), ocuparia 
o lugar até ser afastado, em 13 de fe-
vereiro de 1975, e substituído por um 
diretor-interino eleito em plenário de 
trabalhadores. Entre os seus colabo-

radores, encontramos nomes como 
Mário Zambujal, João Carreira Bom, 
Augusto Abelaira, Urbano Tavares Ro-
drigues, Adelino Tavares da Silva, Al-
fredo Barroso, Afonso Cautela, Roby 
Amorim ou Eduardo Guerra Carneiro. 
Surpreendida pelos primeiros ecos 
da Revolução perto das três da ma-
nhã de dia 25, e com a edição do dia 
já fechada, a redação reagiu com um 
número record de quatro reedições 
(às 5h30, 11h00, 16h30 e 22h30), nas 
quais foi atualizando, com honras de 
primeira página, a informação sobre 
a vertiginosa progressão do movi-
mento. Num tom sóbrio e rigoroso, as 
reportagens, não assinadas e ampla-
mente ilustradas, cobrem os aconte-
cimentos nos pontos-chave da cida-
de, citam responsáveis em discurso 
direto, traçam perfis biográficos dos 
protagonistas, dão conta das réplicas 
no país, da expetativa nas colónias, e 
das reações no estrangeiro. Num “pri-
meiro e apressado balanço” feito no 
editorial de dia 26 de abril, registam-
se o “comportamento exemplar dos 
militares” e as “manifestações entu-
siásticas da população”, mas também 
a apreensão face à evolução futura do 
processo revolucionário, apelando-se 
para que “as paixões se não instalem 
no lugar da meditação da gravidade 
deste momento histórico”. 
João Carlos Oliveira

Na madrugada do 25 de Abril de 
1974, o frenesim apodera-se da re-
dação do semanário Sempre Fixe 
(rua Luz Soriano, 44), à frente da qual 
Ruella Ramos prepara as notícias dos 
acontecimentos, mas apenas divul-
gadas três dias depois. A primeira 
página tem, sobre o sucedido, duas 
fotos, dois artigos e uma chamada 
para as páginas centrais onde se pu-
blica uma seleção de desenhos de 
João Abel Manta cortados pela cen-
sura e que supostamente esperavam 
melhores dias de edição. O exclusivo 
em parceria com o Sunday Times, 
intitulado “O árbitro que não se ven-
deu”, é de um outro “campeonato”! 
Esta primeira página realça que, já 
em 1926, no ano do seu surgimen-
to (13 de maio) e dirigido por Pedro 
Bordallo Pinheiro, o Sempre Fixe es-
tivera ligado à mudança verificada 
a 28 de Maio, mas que as intenções 
anunciadas pelos revoltosos, em não 
beliscarem os ideais republicanos, 
acabaram por não se consubstanciar. 
A ambição do Sempre Fixe seria que, 
em 1974, se concretizassem as pro-
messas revolucionárias de liberdade 
e progresso. Apresenta, numa única 
página, uma detalhada cronologia 
dos acontecimentos, a descrição das 
manifestações de apoio ocorridas no 
Porto, a falta de identificação de três 
dos mortos verificados em Lisboa, 
bem como um artigo da jornalista 

Ângela Caires, que sublinha uma 
frase da “voz que milhões de portu-
gueses ouviam, a anunciar ao País a 
queda do Governo” (Luís Filipe Cos-
ta): “Por uma coisa destas vale a pena 
morrer se necessário”. A última pági-
na tem mais fotos do sucedido, de 
Hernando Domingues, e transcreve 
para português a análise (censurada) 
do Sunday Telegraph (17 de março) 
sobre a situação política no nosso 
país, num artigo intitulado “Como 
uma pena poderosa dividiu Portugal”, 
a propósito da recente divisão entre 
Américo Thomaz, António de Spínola 
e Francisco da Costa Gomes. Concluía 
o periódico inglês, premeditando: 
“Aconteça porém o que acontecer no 
tenso período imediato, a política em 
Portugal nunca voltará a ser o que 
era”. Isto, um dia depois do “Golpe 
das Caldas”, que não terá influído no 
artigo. O Sempre Fixe continuará a dar 
conta dos desenvolvimentos do país, 
desde logo apresentando uma notá-
vel primeira página na edição seguin-
te (4 de maio), da autoria de Manta e 
intitulada “Sem mãos a medir”, com a 
frase na boca do alfaiate de serviço: 
“Não me chateie! Já disse que só lhe 
posso virar a casaca lá para Setem-
bro”. Publicou-se até 23 de agosto 
de 1975, reunindo, além de Manta, 
colaboração gráfica notável de Vasco, 
SAM, Duarte e de Siné. 
Jorge Mangorrinha

OS RIDÍCULOS

REPÚBLICA O SÉCULO SEMPRE FIXE



40

Edição Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro 
da Cultura – Hemeroteca Municipal
Coordenação editorial Álvaro Costa de Matos
Apresentação António Costa e Francisco Pinto Balsemão
Investigação e textos Álvaro Costa de Matos, João Carlos Oliveira, 
Jorge Mangorrinha, Pedro Teixeira Mesquita e Rita Correia
Grafismo João Rodrigues (Gabinete de Estudos Olisiponenses)
Digitalização e Tratamento de Imagens João Carlos Oliveira
Créditos Fotográficos Arquivo Nacional da Torre do 
Tombo e Hemeroteca Municipal de Lisboa
Impressão Lisgráfica
Agradecimentos Anabela Ribeiro, Carla Baptista, 
Catarina Santos, Ema Favila Vieira, Gabriel Marques, 
Gisela Miravent, Luís Sá e Silvestre Lacerda
Lisboa, 25 de abril de 2014


