Efemérides | Trindade Coelho (1861-1908) | Recursos na Internet

Biblioteca Digital [Biblioteca Nacional de Portugal]
Os meus amores : contos e balladas
2.ª ed. (Lisboa : António Maria Pereira, 1894. - [8], 206, XL p.)

O Brasil que Portugal escreveu: pedagogia e política sem comemorações
Texto da autoria de Carlota Boto, da Universidade Estadual Paulista, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Set/Out/Nov/Dez 2000) que refere Trindade Coelho.

Catálogos

Obras de Trindade Coelho

Base Nacional de Dados Bibliográficos (PORBASE)

Fundação Calouste Gulbenkian

Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa

Documentos sobre Trindade Coelho

Fundação Calouste Gulbenkian

Culturatura.com.br
Página deste sítio brasileiro dedicada a Trindade Coelho.
Possibilidade de aceder à galeria de outros autores portugueses.

A diferenciada construção da personagem em Eça de Queiroz & Trindade Coelho: singularidades de uma rapariga Loura e Manuel Maçores
Dissertação de Flavia Regina Oliveira Leão (Pontífica Universidade Católica - São Paulo, 2007)

Ficções: revista de contos
A Biblioteca on-line do conto inclui Os meus amores, Manhã bendita e Manuel Maçores.
E aproveite e folheie contos de outros autores portugueses.

Grémio Literário Vila_Realense
Dia das Letras Trasmontanas e Alto-Durienses em 2008

Portal do Distrito de Bragança
Inclui notícias sobre as várias iniciativas inseridas nas comemorações do centenário da morte do escritor mogadourense.

Project Gutenberg
Os meus amores. Contos e baladas
2.ª edição de 1894; produzida por Carla Martins Ramos e por Ricardo Diogo
(Versão texto e HTML).

Um plesbicito literário em 1884
Trabalho elaborado em 1993 por João Ferreira.
"Trindade Coelho, íntimo amigo de Camilo Castelo Branco, estava ligado a O Imparcial de Coimbra. A verdade é que o resultado deixou Camilo muito satisfeito. Em carta datada de 24 de julho de 1884, fazia o seguinte comentário: «Vejo que já não lavra em Coimbra, contra mim, um ódio idiota que lá implantaram os inimigos de Castilho. Contaram-me isso uns meus sobrinhos: que eu, por mim, vivendo em Coimbra algum tempo com os meus filhos, não cuidei em averiguar se era cantado, se mordido»."

Universidade de Coimbra

Viajar com... os caminhos da literatura
Conteúdos: Retrato (por João de Araújo Correia) | Bibliografia | Cronologia(Vida e Obra) | Lugares (Porto, Mogadouro, Largo da Misericórdia, Largo trindade Coelho, etc.) | Temas (liberdade de imprensa, Educação cívica, Educação do povo, Animais domésticos, etc.)

Wikipedia

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa