Efemérides | Naufrágio do Titanic (1912): impacto na imprensa da época
 
 



 

 

 


No dia 10 de Junho de 1907, num jantar na mansão londrina de James P. Morgan, sócio maioritário dos maiores estaleiros do mundo, Harland & Woolff, em Belfast, Irlanda e com a presença de Bruce Ismay, presidente da “White Star Line”, foi determinada a construção dos três maiores navios do mundo: O Olympic (ficou pronto em 1911), o Titanic (em 1912) e o Gigantic que, após a tragédia do Titanic, alterou o seu nome para Britanic (construção foi concluída em 1914).

A construção do Titanic começou no dia 31 de Março de 1909, foi financiada pelo americano J. P. Morgan e a sua companhia International Mercantile Marine Co. Foi construído nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, na Irlanda do Norte. A 31 de Maio de 1911, o casco do Titanic foi lançado ao mar e a 31 de Março de 1912 a sua equipagem estava concluída. O Titanic tinha 269,10 metros de comprimento, 28 metros de largura, dez andares, a sua tonelagem bruta era 46.328 toneladas. O navio podia transportar um total de 3.547 pessoas, entre passageiros e tripulação - foi um navio transatlântico da classe Olympic operado pela White Star Line.

No dia 10 de Abril de 1912, o navio iniciou a sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, com destino à cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Após a travessia do Canal da Mancha, o Titanic parou em Cherbourg, França, e em Queenstown (hoje conhecida como Cobh), na Irlanda, para receber mais passageiros. O porto em Queenstown não tinha condições para atracar um navio do tamanho do Titanic. Este teve de ancorar ao largo, utilizando pequenos botes para o transporte dos passageiros e bagagens até ao porto. Partiu para Nova Iorque com 2.240 pessoas a bordo. Até o seu lançamento, em 1912, foi o maior navio de passageiros do mundo.

Na noite de 14 de Abril de 1912, embateu num iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de Abril de 1912. O naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas. Cem anos depois revisitamos aqui o impacto desta tragédia na imprensa portuguesa da época, preparando um dossier digital com notícias acerca da construção, naufrágio, e reacções à tragédia:

"Leviatão e a sua gruta". Artigo da revista Serões, n.º72, de Junho de 1911, pp. 447-451, sobre as companhias de construção de navios transatlânticos.

"Navio que se afunda". Breve notícia publicada no jornal A Capital: diario republicano da noite, logo no dia 15 de Abril de 1912.

"O naufrágio do Titanic". Duas notícias saídas nas edições de 16 de Abril e 17 de Abril de 1912, no jornal A Capital: diario republicano da noite. São já apresentados números provisórios das vítimas do acidente.

"Naufrágio do Titanic". Artigo da revista Illustração Portugueza, n.º323, de 29 de Abril de 1912, p. 560.

"O naufrágio do transatlântico Titanic". Artigo da revista O Occidente, n.º1200, de 30 de Abril de 1912, pp. 89-93.

"A catastrophe do Titanic". Artigo da revista Brasil-Portugal, n.º319, de 1 de Maio de 1912, p. 448.

"Titanic: I - A belleza trágica de uma catastrophe horrivel". Artigo da revista Brasil-Portugal, n.º322, de 16 de Junho de 1912, p. 531.

"Titanic: II". Artigo da revista Brasil-Portugal, n.º324, de 16 de Julho de 1912, pp. 563-566.

Diário da Câmara dos Deputados, 92.ª sessão, de 17 de Abril de 1912. Proposta de Simas Machado, de voto de sentimento pelas vítimas do naufrágio.

Diário do Senado, 70.ª sessão, de 17 de Abril de 1912. Proposta de Bernardino Machado, de voto de sentimento pelas vítimas do naufrágio.

"O maior navio do mundo". Artigo da revista O Occidente, n.º 1248, de 30 de Agosto de 1913, pp. 266-267, sobre a construção do navio Imperator, que evoca o acidente do Titanic.

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