Efemérides | Regicídio, 1 de Fevereiro de 1908 | Recursos na Internet
 
 

Arquivo Municipal de Lisboa

Veja as fotografias "depois do regicídio", a maior parte delas da autoria de Joshua Benoliel, fotógrafo que acompanhara a família real a Vila Viçosa, mas que "perdeu a reportagem fotográfica do acontecimento" nas palavras de Rui Tavares (O atentado iconográfico. In SAMARA, Maria Alice; TAVARES, Rui - O regicídio. Lisboa : Tinta da China, 2007. ISBN 978-972-8955-46-5.  p. 146).
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/sala/online/ui/searchbasic.aspx?filter=AH;AI;AC;AF

Blogue

http://wordpress.com/tag/dcarlos/

Causa monárquica

Eventos, "O Dia do Regicídio contado pelo olhar de pessoas comuns da época", roteiros e petições são alguns dos conteúdos que pode encontrar em
http://causamonarquica.wordpress.com/category/regicidio/

Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas

"No dia 31 de Janeiro de 1908, o rei, que se encontrava em Vila Viçosa, tinha dado carta branca a um documento que autorizava a expulsão para fora do país ou o degredo nas colónias de todos os criminosos que cometessem crimes contra a segurança do Estado. Se este facto influenciou de algum modo o que se viria a passar no dia seguinte é algo que a História provavelmente nunca virá a dar resposta. Todavia a maior parte dos historiadores pensam que o regicídio foi um acto que era há muito planeado e que esse documento não influenciou de forma decisiva o que viria a acontecer no dia seguinte."
http://www.citi.pt/cultura/historia/personalidades/afonso_costa/regici3.html

O Dia do Regicídio

Ficha técnica da série televisiva de Fernando Vendrell (2008) no sítio Internet Movie Database.
http://www.imdb.com/title/tt1124343/


Governo de João Franco (1906)

Página produzida pelo Centro de Estudos de Pensamento Político do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. "A partir de 19 de Maio de 1906, surgiu novo governo, agora presidido por João Franco, com o apoio dos progressistas. Dentro dos quadros liberais, João Franco anunciou querer governar à inglesa, mas depois do abandono do apoio dos progressistas, foi obrigado a governar à turca. De qualquer maneira, por trás do presidente do conselho está o intervencionismo directo do monarca na governação. E aqui, D. Carlos, foi até menos intervencionista que o regente D. Pedro IV, depois de 1834, ou que D. Maria II, com as actuações governamentais de Saldanha, nomeadamente depois de 1851."
http://www.iscsp.utl.pt/~cepp/governos_portugueses/1900-1910/joao_franco.htm

História Aberta

"A 1 de Fevereiro de 1908, D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados no Terreiro do Paço, em Lisboa. Quase 4 meses após o regicídio, o já então rei D. Manuel II, descreve a forma como viveu este trágico acontecimento, sob o título de "Notas absolutamente íntimas"."
http://historiaaberta.com.sapo.pt/lib/doc012.htm

Homenagem a S.M.F. o Rei Dom Carlos I e a S.A.R o Príncipe Dom Luís Filipe

Petição dirigida ao Ex.º Senhor Presidente da Assembleia da República:
http://www.petitiononline.com/1fev2008/petition.html

Museu dos coches

Fotografia do landau do regicídio. "Esta viatura transportava a Família Real, em Lisboa, com a capota aberta, após o regresso do Paço Ducal de Vila Viçosa, no trajecto Cais do Sodré - Palácio das Necessidades, quando em 1 de Fevereiro de 1908, um atentado matou o Rei D. Carlos I e o herdeiro Príncipe D. Luís Filipe e feriu D. Manuel."
http://www.museudoscoches-ipmuseus.pt/pt/subs/coleccao/vicosa_3.htm

O Portal da História

Imagem da semana
Ilustração de Carlos Alberto, representando o assassinato do rei D. Carlos e do príncipe real D. Luís Filipe, por dois membros da Carbonária, organização revolucionária republicana.
http://www.arqnet.pt/portal/imagemsemanal/fevereiro0201.html

Reis, Rainhas e Presidentes de Portugal
Permite ainda o aceddo a documentos políticos da História de Portugal
(As Constituições e outros documentos políticos, diplomáticos e doutrinários).
http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/index.html

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico

D. Carlos I (1863-1908)
http://www.arqnet.pt/dicionario/carlos1rei.html

Sítio do centenário do Regicídio

Aqui poderá encontrar informação e documentos relativos ao regicídio e à efeméride. Destaquem-se as rubricas "Eventos 2008", "Iniciativas", "Crime", "Rainha mártir", "Depoimentos" e "Foto Show". Sítio patrocinado e produzido pela Aliança Internacional Monárquica Portuguesa.
http://www.regicidio.org/

Wikipedia

"O Regicídio de 1 de Fevereiro de 1908, ocorrido na Praça do Comércio (mais conhecida por Terreiro do Paço), em Lisboa, marcou profundamente a História de Portugal, uma vez que dele resultou a morte do Rei D. Carlos e do seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luís Filipe e uma nova escalada de violência na vida pública do País." Leia o artigo integral em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regic%C3%ADdio_de_1908


© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa