Efemérides | Raúl Rêgo (1913-2002): nos 100 Anos do seu Nascimento

Recordar Raúl Rêgo como um dos grandes jornalistas do século XX será certamente redutor, mas é nessa dimensão que se centra a contribuição da Hemeroteca Municipal de Lisboa no ciclo de iniciativas promovidas em torno do centenário do seu nascimento e que, no seu conjunto, evocam as várias áreas em que se destacou. O programa geral (HML | BMRR – cidade universitária | Biblioteca Nacional de Portugal | Museu Maçónico Português) pode se consultado aqui.

Com recurso à nossa coleção, organizámos uma mostra bibliográfica que percorre os títulos em que Raúl Rêgo colaborou ou dirigiu: Gente Moça, Sol Nascente, Seara Nova, Jornal do Comércio, Diário de Lisboa, Diário Popular, República, Jornal do Caso República e A Luta. A mostra, inaugurada hoje, estará patente ao público até dia 29 de junho, no átrio e escadaria da Hemeroteca.

Na Sala do Espelho, no dia 23 de maio, pelas 18:00h, terá lugar a conferência O "caso República" na "imprensa de direita". Uma aproximação ao problema a partir do semanário Tempo (1975), por Álvaro Costa de Matos (HML | Centro de Investigação de Media e Jornalismo).

Na Hemeroteca Digital pode a partir de hoje consultar, aqui, o Jornal do Caso República, publicado em Lisboa, de 29 de Maio a 15 de Julho de 1975, na sequência da suspensão do jornal República, dirigido por Raúl Rêgo. Este título, publicado em apenas 10 números, contava no seu corpo redatorial (para além de Raúl Rêgo, seu diretor) com  Alberto Arons de Carvalho, Álvaro Guerra, Álvaro Tavares, Antónia de Sousa, Artur Alpedrinha, Bélard da Fonseca, Carlos Soares, Grego Esteves, Helena Marques, Jaime Gama, Jardim Gonçalves, João Gomes, Jorge Morais, José Man, Manuel Arons de Carvalho, Marcelino Mesquita, Nuno Coutinho, Paz Ferreira, Pedro Foyos, Rocha Vieira, Rui Camacho, Vasco Fernandes e Vítor Direito.

Pode ainda ver a bibliografia ativa (aqui) e passiva (aqui) de Raúl Rêgo disponível no Catálogo Coletivo das Bibliotecas Municipais de Lisboa e a brochura Raúl Rêgo, Jornalista (1913-2002), publicada pela CML quando, a título de homenagem, atribuiu o seu nome a uma rua de Lisboa, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de Maio de 2005 – disponível aqui.

.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa