Efemérides | Norberto de Araújo (1889-1952): nos 60 Anos da sua Morte

Jornalista e escritor português, Norberto Moreira de Araújo nasceu a 21 de Março de 1889, em Lisboa. Cedo mostrou apetência pelas Letras: em 1904, entrou como aprendiz na Imprensa Nacional, frequentando, posteriormente, o Curso Superior de Letras e, em 1916, veio a ingressar na redação de O Mundo, mudando-se, passado um ano, para o jornal A Manhã, de que chegou a ser coproprietário.

A sua intensa atividade jornalística levou-o a ser jornalista do Diário de Notícias, do Século da Noite e do vespertino Diário de Lisboa, mantendo-se neste jornal como redator principal até morrer, a 25 de Novembro de 1952. Aqui, através de um estilo de escrita incisivo e vibrátil, iniciou toda uma etapa de renovação nos processos jornalísticos. Ficou célebre a sua rubrica "Páginas de Quinta-feira", no Diário de Lisboa, onde deambulava pelas mais diversas áreas - fossem sínteses de arte, política, casos de rua, comédia burguesa, cultura, e Lisboa. O conjunto desses textos, publicados entre 1932 e 1939, pode ser lido aqui, numa compilação que preparámos com o apoio do Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares.

A par da atividade como jornalista, Norberto de Araújo manteve, intermitentemente, a sua atividade literária - 31 volumes publicados - que se repartiram pelos mais diversos campos, desde os livros puramente técnicos sobre artes gráficas, tal como Da Iluminura à Tricomia publicado em 1915, até ao teatro e à poesia.

Mas Norberto de Araújo é conhecido hoje especialmente como um olisipógrafo erudito, autor de obras incontornáveis para o conhecimento da cidade, como Inventário de Lisboa (1939), Legendas de Lisboa (1943) e Peregrinações de Lisboa (1939), a obra mais compulsada. É ainda de assinalar o extenso e profundo conhecimento que Norberto de Araújo tinha das fontes e dos estudos esclarecedores do passado de Lisboa, que lhe dá ensejo a descrições extensas das ruas, palácios e monumentos, templos, instituições e os mais diversos episódios da vida citadina lisboeta. Aspetos que podem ser vistos na nota biográfica que Elisabete Gama e Jorge Mangorrinha prepararam, aqui.

Norberto Moreira de Araújo morreu a 25 de Novembro de 1952, em Lisboa, tendo-lhe o “seu “ município concedido a medalha de ouro da cidade. Para assinalar esta data, a Hemeroteca Municipal de Lisboa e o Gabinete de Estudos Olisiponenses prepararam um programa de actividades, a ter lugar nos dois espaços, e que pode consultar aqui.

A mostra bibliográfica patente na Hemeroteca Municipal, cujo guião pode consultar
aqui, incide sobre a actividade jornalística de Norberto de Araújo, fazendo uso de materiais da colecção.

Para saber mais sobre o autor, conheça aqui todos as publicações de Norberto de Araújo disponíveis na colecção das BLX e aqui todas as que abordam a vida e obra do autor.

.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa