Efemérides | Jorge Barradas (1894-1971) | Recursos na Internet

Almada Negreiros e a "Revista Portuguesa"
"Os anos vinte decorreram sob o signo da euforia, da contradição, da bipolaridade ideológica. O Modernismo torna-se a proposta artística que enforma esses anos, concedendo-lhes alguma irreverência, sentido crítico, e, sobretudo, uma forte consciência anti-decadentista. Reclamando o novo e o diferente, aposta-se na superação da mediania, da mediocridade: num trajecto onde todas as evasões são possíveis, Modernismo e Tradicionalismo não raras vezes coincidiram e se estreitaram nas margens do tópos -outro que se permitiam reinventar."
Leia o texto de Cecília Barreira (UNL) integral em

Arte Portuguesa do século XX
Texto de Sérgio Lira (Professor Auxiliar da Universidade Fernando Pessoa - Porto)
"Nomes como os de Christiano Cruz, Emmérico Nunes, Almada Negreiros, Leal da Câmara e Jorge Barradas surgem de forma notória neste universo primordial de desenhos de humor, logo seguidos de António Soares, Stuart Carvalhais e Bernardo Marques, este último com trabalho que se alonga de forma significativa até aos anos 30." Leia o texto integral em

Os Azulejos de JB

Biblioteca Nacional Digital
Coimbra / Jorge Barradas [S.l. : s.n., ca. 1978?]
As varinas /Jorge Barradas [S.l. : s.n., 1933]

Catálogos

Base Nacional de Dados Bibliográficos [PORBASE]

Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa

Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão — Fundação Calouste Gulbenkian

Texto de Carla Mendes sobre o artista

Índice alfabético por Artista

Centro Virtual Camões - Instituto Camões
The XX Century From Rafael Bordalo Pinheiro to Jorge Barradas.
Texto em Inglês.

Colecções na Hemeroteca Digital

Contemporânea
Número specimen [1915]
N.º 6 [Dezembro de 1922]

Riso d' A Vitória: quinzenário humorístico
[1919-1920]

Desenhos, retratos e caricaturas
"A caricatura e o retrato caricaturado têm, em Portugal, fortes tradições que remontam ao período das lutas entre liberais e absolutistas, surgindo como uma forma de sátira gráfica sobre personalidades da vida social e política ou sobre a própria sociedade. Inicialmente assinadas com pseudónimos (com receio de represálias) e distribuídas em folhas impressas, passam depois a integrar a imprensa periódica, tradição que ainda hoje se mantém, embora o conceito de caricatura tenha sido substituído pelo de cartoon. (...)"
Página do sítio do Museu Nacional do Teatro.

Flickr
Veja uma apresentação de slides de 14 capas de publicações periódicas portuguesas da autoria de Jorge Barradas.

The Poster of the New State
Conferência proferida por Theresa Beco de Lobo (IADE – Instituto Superior de Artes Visuais, Design e Marketing, UNIDCOM / IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Lisboa) na Conferência Internacional que teve lugar no IADE, em 2006. Texto em Inglês.

Visual Communication In Portugal: Professional Training And Skills In Twentieth Century
Conferência proferida por Margarida Ambrósio Fragoso (Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Universidade Técnica de Lisboa) na Conferência Internacional que teve lugar em 2006, no IADE. Refere os trabalhos de Almada Negreiros, Cristiano Cruz, Emmérico Nunes, Jorge Barradas e Stuart de Carvalhais, entre outros. Texto em Inglês.

Wikipedia

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa