col. Rede de Bibliotecas de Lisboa

Embora só tenha conhecido edição em 1944, todos os conteúdos de O Bom Humor no C.E.P. reportam-se aos anos de 1917-1918.

É da autoria do major Mário Afonso de Carvalho (1887-1950), que na folha de rosto de apresenta como “Ex-alferes dos Batalhões de Infantaria n.º 23 e 14 do Corpo Expedicionário Portuguez a França”.

O livro não pretende ser mais do que um “amontoado de episódios, piadas e ditos engraçados, que dizem do bom humor dos combatentes portuguezes em França”, numa despretensiosa tentativa de “focar a psicologia humoristica das nossas tropas na campanha da Flandres de 1917-1918” e “analisar uma das facetas mais interessantes do nosso soldado, piadista por natureza e capaz de ter um dito de espirito nas circunstancias mais perigosas ou anormaes”.

Assume-se, por isso, como obra pouco usual no panorama da bibliografia acerca da I Guerra Mundial, como já destacava Eduardo de Faria no prefácio ao livro: “Depois das historias tragicas e das narrações cheias de verdade – porque foram vividas e sentidas, vem agora o Bom humor no C.E.P. preencher um lugar que até hoje ninguem tinha ocupado, e amanhã, quando as novas gerações pretenderem analisar a marcha dos acontecimentos debaixo de todos os aspectos, há que atentar, também, na disposição do nosso soldado, apreciando as suas reacções e suas palavras irreverentes, vendo que o seu espírito não o abandonava mesmo nos momentos mais difíceis.”

João Carlos Oliveira | Lisboa, HML, setembro 2016