col. Hemeroteca Municipal de Lisboa

FANTOCHES (Lisboa, 1914). Colecção de panfletos da primeira série, editada em 1914, ao longo de oito números, de 12 de janeiro a 16 de abril, à quinta-feira. Foi editada e dirigida por Francisco José da Rocha Martins (1879-1952), jornalista e, sucessivamente, monárquico liberal, franquista e sidonista. A coleção de panfletos pretendeu ser uma voz crítica contra o regime republicano, ainda Rocha Martins era monárquico.

O período de publicação de Fantoches coincide, também, com os meses que antecederam o início da Grande Guerra e com a acção germânica em África
. Rocha Martins refere a influência da mesma com a conivência do governo republicano português (9 de abril). A Grande Guerra seria declarada a 18 de Agosto e, por esta razão, o governo português entenderia que, pelas circunstâncias pouco normais do momento, seria necessário guarnecer e reforçar diversos postos de fronteira no norte de Moçambique e no sul de Angola, dando ordens para que se organizassem duas colunas expedicionárias. Rocha Martins já não teria Fantoches para se referir a esta incursão, mas o que a publicação refere são as notícias europeias quanto ao interesse da Alemanha em Angola, que se verificaria, de facto, no período de guerra. Foi um prenúncio, de facto. Portugal estava, na época, virado para a exploração e povoamento coloniais. Por apetite estratégico, as unidades militares alemães fizeram alguns raides fronteiriços contra guarnições portuguesas. Em março de 1916, a Alemanha declararia guerra a Portugal, que sofreria um longo pesadelo. Para saber mais sobre esta publicação, ler, na íntegra, a respetiva ficha histórica.

Jorge Mangorrinha | Lisboa, HML, julho de 2014