Veja a canção vencedora

Voz jovem, imagem elegante e balada agradável ao ouvido chegaram para vencer em Portugal, mas não contentaram o júri internacional. Com Célia Lawson e “Antes do Adeus”, passou-se da melhor classificação, no ano anterior, para a pior: “Inglaterra, 226 – Portugal, 0. Fora da Europa!” (TV 7 Dias). Houve críticas em relação à cenografia e imagem dos backing vocals. A comitiva beneficiou dos atrativos irlandeses, como os pubs e as paisagens, ou as entrevistas às rádios locais e receções oficiais, mas sempre vigiados pela segurança da organização, por causa da situação vivida na Irlanda do Norte e pelas ameaças de bomba. Os autores da canção desdobraram-se em entrevistas aos diferentes jornalistas acreditados, e a intérprete portuguesa, só no próprio dia do espetáculo, concederia 16 entrevistas a rádios e televisões acreditadas em Dublin. Muitos jornalistas presentes questionavam a comitiva portuguesa sobre os gastos de mais de 400 milhões de contos na Expo’98, frente ao facto de não se candidatar a organizar o Eurofestival da Canção. No final da sua reportagem em Dublin, os jornalistas dão conta de que a chefe da delegação portuguesa, Maria Eugénia Baptista, dissera: “Vamos rever processos, manter o Festival da Canção e organizar uma outra produção para escolher o representante ao Eurofestival. Temos de preparar condignamente o nosso regresso para o ano. Apesar de tudo isto, não foi dramático.” (TV Mais).

TV7 Dias, n.º528, 8 a 14 de Maio de 1997, capa
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa