Veja a canção vencedora

No Ano Europeu do Turismo, a RTP escolheu o Casino do Estoril para a sua festa anual, mas, em termos do espetáculo, foi mais importante para a organização sublinhar a dupla “Bucha e o Estica”, por ocasião do 100.º aniversário do “Estica” (Stan Laurel). A terminar o desfile das 10 cantigas a concurso, “Deixa Lá (o pior já passou)” (Sara) parecia ser um prenúncio para a história destes festivais, pois a década seguinte traria para Portugal alguns resultados de relativa evidência, mas também mais alguns desaires. Ainda assim, no final desta edição, houve quem escrevesse que fora “o pior festival de sempre… pelo menos, até chegar o próximo” (Diário Popular). “Sempre (há sempre alguém)” levaria Nucha a Zagreb. Ela não queria “construir castelos no ar” (TV 7 Dias), mas estava ali para defender o início de uma carreira. Todos cantaram a Europa unida, numa edição em que a zona Leste começou a interessar-se pela transmissão continuada deste certame (União Soviética, Bulgária, Checoslováquia, Hungria e Roménia). Não faltaria muito para se apresentarem a concurso e mudarem o figurino deste certame. No final, a vitória soube a uma “falsa fraternidade” (Gente). E um desabafo: “Nunca iremos ganhar um eurofestival! Não porque as nossas canções não tenham qualidade suficiente (…) mas sim porque faltam às participações portuguesas investimentos imprescindíveis” (Gente).

Nova Gente, n.º713, 16 a 22 de Maio de 1990, pág. 27
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa