Veja a canção vencedora

As ilhas recebem pela primeira vez o festival. Na Madeira, a RTP festeja o 30.º aniversário e concebe um espetáculo europeu, dado que o país já se encontrava, desde o ano passado, na Comunidade Económica Europeia. Alguns convidados estrangeiros e, de novo, uma orquestra foram notados como novidades. Só que o conjunto de canções a concurso foi por muitos considerado pobre, até porque o júri de seleção teve dificuldades em apurar as finalistas, optando por reduzir o número para metade (6), relativamente ao que estava previsto. E até houve quem fosse repescado para esse lote final. E não é que acabou por ganhar Os Nevada, duo formado de propósito para o certame, cujos elementos tinham larga experiência nos bares de Lisboa, idealizando um tema afadistado. “Neste Barco à Vela” acabaria por tornar-se numa outra coisa, e lá seguiu para Bruxelas. Os comentários foram diversos: “Que grande banhada!” (Diário Popular), ou o sentimento de que a RTP podia “concorrer em pé de igualdade com as suas congéneres europeias” (TV Guia). Na Bélgica, o duo português foi apoiado pela atriz Glória de Matos, para melhorar o desempenho de imagem e postura cénica, enquanto, pela primeira vez, uma voz feminina (Maria Margarida) faria a locução do espetáculo para a RTP. Nas vésperas, a esperança mantinha-se nos dois cantores portugueses, nem tanto na restante comitiva que, entretanto, desaparecera. No final, o lugar dececionante fez revelar o clima de tensão no seio da comitiva. Alfredo Azinheira e Jorge Mendes denunciaram a falta de promoção e de ajudas de custo adequadas à estada na capital belga. Ainda assim, não passaram despercebidos nas festas, tanto pela indumentária, como pelo enleio com as representantes islandesas. Salve-se isso!

Nova Gente, 6 a 12 de Maio de 1987, pág. 25
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa