Efemérides | D. João da Câmara, 100 Anos Depois (1908-2008)

Descendente directo do navegador que descobriu a Madeira, D. João Gonçalves Zarco da Câmara nasceu em 1852 e morreu em 1908. Engenheiro de profissão, foi poeta, dramaturgo, contista e romancista histórico. Destacou-se ainda como jornalista, em prosa e em verso, deixando colaboração valiosíssima na revista O Ocidente, onde substituiu Gervásio Lobato. Mas foi essencialmente como dramaturgo que se notabilizou, tendo escrito cerca de 40 peças, incluindo traduções de Shakespeare ou Dumas Filho e adaptações do Amor de Perdição (1904), de Camilo Castelo Branco. Em 1890 teve um êxito estrondoso, no D. Maria, com D. Afonso VI, drama em 5 actos e em verso. Seguir-se-ão muitas outras peças, como Os Velhos (1893) ou O Pântano (1894), algumas delas resultantes da colaboração com outros escritores, como Gervásio Lobato (O Burro do Sr. Alcaide, 1891), Lopes de Mendonça (Zé Palonso, 1891), Eduardo Schwalbach (O João das Velhas, 1901), Moura Cabral, Batalha Reis e Fernando Caldeira (O Burro em Pancas, 1892). Foi ainda professor de arte dramática no Conservatório de Lisboa, e sócio da Academia Real das Ciências. Para assinalar o centenário da sua morte, a Hemeroteca organizou um conjunto de actividades cujo programa pode ser consultado aqui. Para saber mais sobre D. João da Câmara leia aqui a sua biografia, espreite a Internet e fique a saber que livros poderá encontrar no Catálogo das BLX sobre esta importante figura do teatro oitocentista português.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa