Efemérides | O Congresso Municipalista de Lisboa, Cem Anos Depois (1909-2009)

No âmbito das Comemorações Municipais do Centenário da República, a Câmara Municipal de Lisboa (CML), através do seu Pelouro da Cultura, assinala a partir de Abril, e até Julho do corrente ano, o Centenário do Congresso Municipalista de Lisboa (1909-2009). Promovido e organizado pela CML, o congresso, que se realizou nos Paços do Concelho, entre 16 e 21 de Abril de 1909, foi a primeira grande realização política da nova vereação republicana, eleita nas eleições municipais de 1 de Novembro de 1908. Teve como grande objectivo a defesa da autonomia municipal, face à “repressão centralizadora” – uma reivindicação comum a todos os municípios portugueses, monárquicos ou republicanos, o que explicou a elevada adesão ao congresso, com 158 câmaras municipais, que enviaram 236 representantes, bem como a participação de várias juntas de paróquia, escolas, associações e colectividades da capital. Durante o congresso, o primeiro do género a reunir no país, foram apresentadas e discutidas várias teses, com destaque para a Autonomia Municipal e consequentes descentralizações administrativas, de Cunha e Costa, Federação dos Municípios, de Agostinho José Fortes e Municipalização dos serviços públicos, de José Miranda do Vale. Para assinalar a efeméride, a CML organiza um conjunto diversificado de actividades culturais, pensado para vários públicos, presencialmente e à distância, destacando aqui a disponibilização de conteúdos digitais sobre um acontecimento que, como escrevia a imprensa da época, ficou para a “história do municipalismo português”.

> Programa [PDF]

> Actas das Sessões da Câmara Municipal de Lisboa (1908 e 1909)

> Brasil-Portugal: revista quinzenal ilustrada

> O Ocidente: revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro

> Teses apresentadas ao Congresso Municipalista de Lisboa e sinopses biográficas dos relatores

> Bibliografia temática e dossier digital no Fora de Portas

> Congresso Municipalista de Lisboa, “no espaço e no tempo”, no Revelar LX

> Fontes primárias existentes no Arquivo Municipal de Lisboa

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa