Efemérides | Charles Dickens: no Bicentenário do seu Nascimento (1812-2012)

 
 



 


A pretexto dos 200 anos do nascimento de Charles Dickens, assinala-se na Hemeroteca Municipal de Lisboa e na Biblioteca Museu República e Resistência – espaço cidade universitária, um conjunto de iniciativas culturais que pretendem revisitar a vida e a obra de um dos mais importantes escritores ingleses do século XIX e da literatura mundial (programa geral aqui). O contributo destas bibliotecas municipais tem por objectivo mostrar, a partir das suas colecções de livros, publicações periódicas nacionais e estrangeiras, o impacto e a recepção literária que os escritos de Charles Dickens tiveram em Portugal, nomeadamente na vida cultural e artística da Lisboa e dos meios literários alfacinhas do século XIX. Para o efeito, organizamos uma mostra bibliográfica com os livros de e sobre Charles Dickens existentes na rede de bibliotecas municipais de Lisboa, com destaque para a colecção Memórias de Outras Infâncias, da Biblioteca Municipal de São Lázaro. O guião desta mostra pode ser consultado aqui.
 

Para saber mais sobre a vida e obra deste autor, consulte aqui a biobibliografia que preparámos.
 

Saiba ainda, aqui, quais os livros de Charles Dickens disponíveis no catálogo das bibliotecas municipais de Lisboa e, aqui, os estudos disponíveis sobre o autor e a sua obra.
 

Disponibilizamos também, em formato digital:
 

. "O véu preto", conto de Charles Dickens. Este texto, que já tinha integrado os números de 7 e 11 de Agosto de 1863 do Jornal do Porto, e sido alvo de edição, em 1865, pela Typ. da Rua do Bem Formoso, em Lisboa, integra o Tomo VI, de 1894, d'A Leitura: magazine Literário, revista mantida pela editora Bertrand;
 

. "Carlos Dickens", nota biográfica publicada em 6 de Setembro de 1872 no Diário Ilustrado.
 

Para saber mais sobre a recepção da literatura inglesa na imprensa periódica portuguesa no século XIX, sugerimos a leitura do artigo "A literatura inglesa na imprensa periódica do romantismo", de Maria Zulmira Castanheira, publicado no número 17 (2008) da Revista de estudos anglo-portugueses, disponível para consulta na colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa.
 
 








 



 

 

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa