Efemérides | Bernardo Marques (1889-1962): no Cinquentenário da sua Morte

Assinalamos em Outubro de 2012 o cinquentenário da morte de Bernardo Marques, com um conjunto de iniciativas.

Autor de uma obra multifacetada que lhe confere um lugar de destaque na ilustração portuguesa, iniciou-se como ilustrador, com desenhos humorísticos, actividade que prosseguiu até meados dos anos 30, em jornais e revistas, como a ABC, Ilustração Portuguesa, O Século, Diário de Notícias, Sempre Fixe, A Batalha, Diário de Lisboa e na revista Contemporânea, de José Pacheko, colaborando nestas publicações ao lado de Almada de Negreiros, Jorge Barradas, Ernesto do Canto, Emmerico Nunes, Cristiano Cruz, António Soares, entre outros.

Nos anos 40 a sua actividade desdobrou-se entre a ilustração, as artes gráficas e a decoração, tendo dirigido algumas publicações periódicas: foi director gráfico das revistas Panorama, Litoral e Colóquio, colaborou com várias editoras e aceitou encomendas oficiais do Secretariado Nacional de Informação. Na década de 50 volta ao desenho como atividade autónoma e de carácter íntimo que centrou essencialmente na análise da paisagem urbana e rural.

Pode ler aqui a nota biográfica preparada por Rita Correia. Se quiser aprofundar conhecimentos, conheça aqui todos as publicações de Bernardo Marques disponíveis na colecção das BLX e aqui todas as que abordam a vida e obra do autor. Pode ainda ver, aqui, todas as publicações digitalizadas com colaboração de Bernardo Marques disponíveis na Hemeroteca Digital.

Na mostra bibliográfica que preparámos na Hemeroteca, mostramos algumas das publicações periódicas portuguesas mais importantes que contaram com a colaboração gráfica de Bernardo Marques, desde os primeiros trabalhos na Ilustração Portuguesa, até ao seu contributo final para revistas “conservadoras” como a Panorama, do Secretariado de Propaganda Nacional, ou a Revista Municipal de Lisboa. Pode consultar o guião da mostra aqui.

Realizámos ainda um ciclo de conferências em torno da colaboração do autor no universo das publicações periódicas. Está já disponível, aqui, a recensão da que se realizou no dia 11 de Outubro, "Bernardo Marques na Ilustração Portugueza", por Rita Correia. Pode ainda consultar, aqui, a conferência de Jorge Silva, realizada no dia 25 de Outubro: "Bernardo Marques, director de arte das revistas Panorama, Litoral e Colóquio".

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa