A Hemeroteca Municipal de Lisboa no Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial
De 22 a 25 de Maio, Lisboa acolheu o Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial. As sessões, que decorreram na Reitoria e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, no ISCTE e na Faculdade de Letras, reuniriam participantes nacionais e dos antigos espaços coloniais portugueses.

Em paralelo, na Biblioteca Nacional de Portugal, foi promovido um Encontro de Profissionais de Bibliotecas e Arquivos (com presenças de Portugal, Angola, Timor, Moçambique e Brasil), com o intuito de partilhar experiências e debater o presente e as perspetivas de futuro deste importante património comum, marcado pela dispersão geográfica e por coleções frequentemente truncadas.

Este encontro, cujo mote foi a importância (e necessidade) da partilha de recursos para reconstituição desse património, serviu ainda para apresentar a Exposição Virtual Internacional “Jornais e Revistas Coloniais” (disponível em http://expocomum.org/home), primeiro ensaio do trabalho cooperativo que se pretende desenvolver.

Na Hemeroteca Municipal de Lisboa preparámos a nossa presença no encontro estabilizando a coleção de periódicos coloniais e atualizando sumários de existências, tendo apurado um universo de 750 títulos publicados nas ex-colónias. Em termos de contributo digital, para além dos itens com que colaborámos para a Exposição Virtual, completámos coleções e aumentámos para 20 o número de títulos ("metropolitanos" e "ultramarinos") enquadráveis neste domínio na Hemeroteca Digital. Em alguns casos, disponibilizamos títulos completos; noutros, apenas alguns números, por serem os que existem na coleção; noutros ainda, fica o compromisso de completarmos a breve trecho com os números em falta. Neste conjunto, encontram-se ainda alguns números especiais ou comemorativos.

Clique nas capas para aceder aos exemplares digitalizados.