Efemérides | António Rodrigues Sampaio (1806-1882) | Recursos na Internet

Breve Historial da Maçonaria em Portugal
Texto da autoria do Irmão A. M. Gonçalves Mestre Maçom, disponível em Português e em Inglês, que faz referência a António Rodrigues Sampaio.

Catálogo BLX
Consulte o Catálogo das
bibliotecas municipais de Lisboa e fique a conhecer as obras de e sobre António Rodrigues Sampaio.

Centro de Estudos do Pensamento Político
Cronologia do setembrismo, elaborada pelo CEPP do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica
de Lisboa.
Disponibiliza ainda cronologias de outros sistemas políticos portugueses.

O Portal da História - Portugal Liberal
Consulte a Cronologia do Liberalismo (1777 a 1926).

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e ArtísticoHistórico

A revolta da Maria da Fonte: bibliografia
Recorrendo às bibliografias e outras fontes de informação conhecidas, a Biblioteca Pública de Braga disponibiliza um conjunto significativo de referências que inclui as obras mais importantes sobre a "Maria da Fonte" e outros acontecimentos ocorridos
em 1846, relacionados com a revolta popular.

Um tempo sob outros tempos : o processo de escolarização no Concelho de Mafra: anos de 1772 a 1896
Tese de Mestrado de Maria do Céu Alves (2003) que procura reconstruir o processo de escolarização no Concelho de Mafra no século XIX, fazendo referência às  Reformas de 1844 de Costa Cabral e à de António Rodrigues Sampaio, implementada em 1881.

Wikipédia
Nesta “enciclopédia livre”, em Português do Brasil, encontrará uma entrada sobre a Regeneração, uma entrada provisória sobre António Rodrigues Sampaio, bem como entradas dedicadas a António Bernardo da Costa Cabral, à Revolução do Minho, ou Maria da Fonte, e inúmeras outras referências e ligações externas relacionadas com este período da História de Portugal.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa