Efemérides | 25 de Abril de 1974 | Recursos na Internet

Centro de Informação Europeia Jacques Delors
No sítio do CIEJD encontrará informação sobre as comemorações do primeiro cinquentenário da assinatura do Tratado de Roma. Aproveite e navegue por este sítio que disponibiliza inúmeros conteúdos, serviços e ligações úteis. Portugal na UE: 20 anos é um dos dossiês que podem ser aqui consultados. E não deixe de visitar a Biblioteca Digital.

Comemorar a Europa!
Sítio dedicado às celebrações da integração europeia, disponível nas 22 línguas oficiais da União Europeia (UE). Entre os variados conteúdos que oferece, destaque-se o calendário dos eventos, as secções 50 anos em imagens (vídeos, fotografias e registos áudio), e Notícias e Média (artigos, notícias, cobertura especial e serviços destinados aos meios de comunicação social relacionados com as comemorações).

Comissão Europeia
Conheça o sítio da Comissão Europeia, cujo presidente é José Manuel Durão Barroso, desde 2004 e até 2009.

Europa: o Portal da União Europeia
Tudo sobre a UE encontrará aqui: as instituições, os órgãos, os organismos e as agências europeias, a UE dia-a-dia, as actividades, ligações de interesse, conteúdos pedagógicos, serviços; documentos...

European NAvigator
O European NAvigator é um sítio multilingue (Alemão, Castelhano, Francês e Inglês), cujos conteúdos são apresentados em diferentes formatos (áudio, vídeo, mapas, fotografias, diagramas e texto), e que reúne mais de 12 mil documentos sobre o desenvolvimento histórico e institucional da Europa unida, desde 1945 à actualidade.

Eurostat
Sítio do organismo responsável pelo serviço de estatísticas da UE. Versões disponíveis: Alemão, Francês e Inglês.

Glossário
Inclui 233 termos relativos à construção europeia e às instituições e actividades da UE.

A história da União Europeia
Encontrará aqui informação detalhada, complementada com vídeos e fotografias, sobre a história da organização que começou por chamar-se Comunidade Económica Europeia, reunindo seis Estados-Membros, em 1957, hoje conhecida por União Europeia, com 25 Estados-Membros e vários países candidatos à adesão.

Perguntas Mais Frequentes
Esta página do Europa pretende esclarecer os cidadãos de uma forma simples e directa sobre o portal da União Europeia na Internet, criado em Fevereiro de 1995.

Publicações periódicas em linha dedicadas a assuntos europeus
CafeBabel.com (2001- )
Europa Novas Fronteiras (1997- )
Europe's World (2005- )
Eurozine (1998- )

Presidência Alemã
Sítio da Presidência alemã do Conselho da União Europeia, disponibiliza informação em Alemão, Francês e Inglês.

Presidência Portuguesa
No segundo semestre do corrente ano, Portugal assumirá a Presidência do Conselho da União Europeia. Visite esta página do sítio do CIEJD e conheça o enquadramento e o programa da presidência portuguesa.

Tratados
Nestas páginas do Europa, poderá obter informação detalhada sobre os vários tratados, constitutivos e de adesão, sobre o projecto de Tratado que visa estabelecer uma Constituição para a Europa, bem como aceder à versão integral de cada um dos documentos.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa